CLARICE LISPECTOR_e outros autoresModernismo.pptx

JoyceMaradeOliveira1 22 views 19 slides Aug 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Clarice Lispector e outros autores da 3a fase do modernismo


Slide Content

CLARICE LISPECTOR 3ª fase do Modernismo Geração de 45

O MUNDO Fim da II Guerra Início da Era Atômica Criação da ONU Publicação da Declaração dos Direitos do Humanos Início da Guerra Fria Descolonização da Ásia e da África Corrida espacial Revolução chinesa Revolução cubana

O BRASIL Deposição de Getúlio Vargas Início da redemocratização Volta de Vargas (1951) eleito pelo povo Perseguições políticas Criação da Petrobrás (1953) Suicídio de Vargas (1954) JK (1956/61) Indústria automobilística no Brasil Construção de Brasília

VIDA Ucraniana, veio para o Brasil ainda bebê. Formou-se em Direito mas viveu muito fora do Brasil pela carreira diplomática do marido, dedicando-se assim aos filhos e à literatura. Voltou ao Brasil separada e lançou vários livros.

Clarice Lispector “Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra é o meu meio de comunicação. Eu só poderia amá-la. Eu jogo com elas como se lançam dados: acaso e fatalidade. A palavra é tão forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra é uma ideia. Cada palavra materializa o espírito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento. Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos.”

Características da sua obra Prosa intimista e introspectiva; Presença do monólogo interior; Fluxo da consciência (Linguagem que imita o pensamento) ; Ausência de ação exterior; Linguagem metafórica; Epifania (momento de revelação, de profunda reflexão da personagem); Temas essencialmente humanos e universais relação entre o eu e o outro, a condição da mulher.

EPIFANIAS P resença da epifania (“revelação”): aparentemente equilibradas e bem ajustadas, subitamente as personagens sentem um estranhamento frente a um fato banal da realidade. Nesse momento, mergulham num fluxo de consciência, do qual emergem sentindo-se diferentes em relação a si mesmas e ao mundo que as rodeia; esse desequilíbrio momentâneo por certo mudará sua vida definitivamente ou não...

“Os meus livros não se preocupam com os fatos em si, porque para mim, o importante é a repercussão dos fatos no indivíduo.” (Clarice Lispector)

Personagens S uas principais personagens são mulheres, mas não se limitam ao espaço do ambiente familiar, a autora visa atingir valores essenciais humanos e universais tais como a falsidade das relações humanas, o jogo das aparências, o esvaziamento do mundo familiar, as carências afetivas e as inseguranças decorrentes, a alienação, a condição da mulher, a s ambiguidades, as contradições do ser; muitas personagens nem nome apresentam.

Prosa e poesia - Fusão de prosa e poesia, com emprego de figuras de linguagem: metáforas, antíteses (eu X não-eu, ser X não ser), paradoxos, símbolos e alegorias, aliterações e sinestesias . - Uso de metalinguagem em associação com os processos intimistas e psicológicos, político-sociais, filosóficos e existenciais. (A Hora da Estrela, 1977)

Terceira geração (1945 - 1960) CLARICE LISPECTOR Principais Obras: Perto do coraçao selvagem Laços de familia A maçã no escuro A legião estrangeira A paixão segundo G. H. Felicidade clandestina A hora da estrela Infanto Juvenil: O mistério do coelhinho pensante A mulher que matou os peixes

“A HORA DA ESTRELA” Protagonista: Macabéa – nordestina que vai morar no Rio de Janeiro e trabalhar como datilógrafa. Não tem consciência da falta de sentido de sua vida. É insegura, submissa, tem dificuldade de se expressar, autoestima baixa. Não tem identidade. Meta-ficção: o texto revela propositadamente os mecanismos de produção de uma obra literária. Induz o leitor a perceber que está diante de uma obra fictícia. Narrador: Rodrigo S.M. – 1ª pessoa e 3ª pessoa Cartaz do filme “A hora da estrela” (1985), dirigido por Suzana Amaral, com Marcélia Cartaxo como Macabéa .

“A HORA DA ESTRELA”