JoyceMaradeOliveira1
22 views
19 slides
Aug 28, 2025
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Clarice Lispector e outros autores da 3a fase do modernismo
Size: 261.32 MB
Language: pt
Added: Aug 28, 2025
Slides: 19 pages
Slide Content
CLARICE LISPECTOR 3ª fase do Modernismo Geração de 45
O MUNDO Fim da II Guerra Início da Era Atômica Criação da ONU Publicação da Declaração dos Direitos do Humanos Início da Guerra Fria Descolonização da Ásia e da África Corrida espacial Revolução chinesa Revolução cubana
O BRASIL Deposição de Getúlio Vargas Início da redemocratização Volta de Vargas (1951) eleito pelo povo Perseguições políticas Criação da Petrobrás (1953) Suicídio de Vargas (1954) JK (1956/61) Indústria automobilística no Brasil Construção de Brasília
VIDA Ucraniana, veio para o Brasil ainda bebê. Formou-se em Direito mas viveu muito fora do Brasil pela carreira diplomática do marido, dedicando-se assim aos filhos e à literatura. Voltou ao Brasil separada e lançou vários livros.
Clarice Lispector “Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra é o meu meio de comunicação. Eu só poderia amá-la. Eu jogo com elas como se lançam dados: acaso e fatalidade. A palavra é tão forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra é uma ideia. Cada palavra materializa o espírito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento. Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos.”
Características da sua obra Prosa intimista e introspectiva; Presença do monólogo interior; Fluxo da consciência (Linguagem que imita o pensamento) ; Ausência de ação exterior; Linguagem metafórica; Epifania (momento de revelação, de profunda reflexão da personagem); Temas essencialmente humanos e universais relação entre o eu e o outro, a condição da mulher.
EPIFANIAS P resença da epifania (“revelação”): aparentemente equilibradas e bem ajustadas, subitamente as personagens sentem um estranhamento frente a um fato banal da realidade. Nesse momento, mergulham num fluxo de consciência, do qual emergem sentindo-se diferentes em relação a si mesmas e ao mundo que as rodeia; esse desequilíbrio momentâneo por certo mudará sua vida definitivamente ou não...
“Os meus livros não se preocupam com os fatos em si, porque para mim, o importante é a repercussão dos fatos no indivíduo.” (Clarice Lispector)
Personagens S uas principais personagens são mulheres, mas não se limitam ao espaço do ambiente familiar, a autora visa atingir valores essenciais humanos e universais tais como a falsidade das relações humanas, o jogo das aparências, o esvaziamento do mundo familiar, as carências afetivas e as inseguranças decorrentes, a alienação, a condição da mulher, a s ambiguidades, as contradições do ser; muitas personagens nem nome apresentam.
Prosa e poesia - Fusão de prosa e poesia, com emprego de figuras de linguagem: metáforas, antíteses (eu X não-eu, ser X não ser), paradoxos, símbolos e alegorias, aliterações e sinestesias . - Uso de metalinguagem em associação com os processos intimistas e psicológicos, político-sociais, filosóficos e existenciais. (A Hora da Estrela, 1977)
Terceira geração (1945 - 1960) CLARICE LISPECTOR Principais Obras: Perto do coraçao selvagem Laços de familia A maçã no escuro A legião estrangeira A paixão segundo G. H. Felicidade clandestina A hora da estrela Infanto Juvenil: O mistério do coelhinho pensante A mulher que matou os peixes
“A HORA DA ESTRELA” Protagonista: Macabéa – nordestina que vai morar no Rio de Janeiro e trabalhar como datilógrafa. Não tem consciência da falta de sentido de sua vida. É insegura, submissa, tem dificuldade de se expressar, autoestima baixa. Não tem identidade. Meta-ficção: o texto revela propositadamente os mecanismos de produção de uma obra literária. Induz o leitor a perceber que está diante de uma obra fictícia. Narrador: Rodrigo S.M. – 1ª pessoa e 3ª pessoa Cartaz do filme “A hora da estrela” (1985), dirigido por Suzana Amaral, com Marcélia Cartaxo como Macabéa .