A palavra comunicação origina-se do latim communicare , que significa partilhar, dividir, tornar comum, associar, trocar opiniões. A partir da etimologia, fica clara a diferença entre comunicar e simplesmente informar . Vivemos na sociedade da informação, mas quanto dela, efetivamente, é comunicação? Informação é um dado neutro unilateral e que, portanto, não pressupõe troca. Informação é apenas um dos elementos – mensagem – do modelo clássico do processo de comunicação ...
O processo de comunicação pressupõe o diálogo entre o emissor e o receptor , entre os quais se dá uma troca – feedback . Por essa diferença básica entre comunicação e informação, fica fácil perceber que a informação apresenta um nível de credibilidade menor, pois não é possível, de imediato, por meio dela, apurar, discordar ou aprofundar . Resta-nos, unicamente, aceitar o que está sendo informado
Comunicação interpessoal 1. Comunicação escrita Relatórios, memorandos, e-mails ou cartas Tangível e verificável Consumo de tempo e ausência de feedback
E-mail Adequado para: Formalizar, registrar e socializar informações; Solicitar informações que requerem tempo para levantamento / preparo . Use com moderação em: Situações que requerem resposta imediata; Situações que provocam impacto emocional; Estabelecimento de laços de confiança;
Comunicação interpessoal 2 . Comunicação verbal 3 . Comunicação não-verbal Rapidez e feedback Distorções da mensagem Tom de voz – ênfase dada à palavra ou a frase Complementa a comunicação verbal com expressões e sentimentos Erro de interpretação da linguagem corporal e no tom de voz Linguagem corporal – Expressões faciais e gestos corporais
Impacto da comunicação Fonte: Kenneth Corrêa, 2011.
Impacto da Comunicação Exercício de entonação da voz 1. Por que eu não levo você para jantar hoje? Você tem algum problema em relação a mim? (motivo) 2. Por que eu não levo você para jantar hoje? No lugar daquele sujeito? 3. Por que eu não levo você para jantar hoje? Procurando motivo para não fazê-lo. 4. Por que eu não levo você para jantar hoje ? Ao invés de ir sozinho? 5. Por que eu não levo você para jantar hoje ? Pensava em levar outra pessoa. 6. Por que eu não levo você para jantar hoje ? Ao invés de almoçar? 7. Por que eu não levo você para jantar hoje ? Ao invés de amanhã? Fonte: Huczynski e Buchanan (2001)
“A coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito.” Peter Drucker
Como evitar ruídos à comunicação Emissor Receptor Evite a linguagem excessivamente formal; Evite a linguagem excessivamente informal; Controle emoções; Valorize a comunicação sem tensão. Ouça atentamente; Desenvolva empatia com o emissor; Aceite, ouvindo sem julgar.
Comunicação eficaz Ouvir e compreender o que escutamos. A audição ativa exige que se entenda a comunicação a partir do ponto de vista do emissor, ou seja, lidar e responder à realidade do outro e não a nossa própria realidade .
O processo de comunicação pressupõe o diálogo entre o emissor e o receptor , entre os quais se dá uma troca – feedback . Forma direta de comunicar expectativas de desempenho
Feedback É toda a informação específica referente a um determinado comportamento ou desempenho, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforça-lo ou desenvolvê-lo. Retorno construtivo sobre desempenho . Feedback é diálogo, não palestra!
A importância do feedback Define o que as pessoas devem fazer para atingir os objetivos determinados; Demonstra transparência no relacionamento com as pessoas, onde todas sabem como estão se saindo e onde devem chegar.
Quando dar Feedback? Posições de liderança, podem e devem , a qualquer momento , dar feedbacks indicando oportunidades de melhoria para aquele comportamento que desejam ver mudado.
Por que é difícil dar feedback? Tememos as reações dos outros; A nossa cultura percebe o feedback como crítica; Medo de comprometer amizade, relações sociais, competência e status.
Por que é difícil receber feedback? É difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para os outros publicamente. Podemos reagir defensivamente: Parando de ouvir ; Negando a validade do feedback; Agredindo o comunicador e apontando seus erros; Não reconhecendo as características da nossa personalidade.
Ausência de feedback Impacta na produtividade, auto-estima e motivação; Compromete a lealdade do colaborador em relação ao líder e a organização; Aumenta o risco de perda de funcionários; Pode gerar comportamentos inadequados .
Indicadores de ausência de feedback Baixo desempenho; Dificuldade de relacionamento; Pouca iniciativa.
Tipos de feedback Auto feedback Processo de auto-desenvolvimento Feedback formal Processo pontual e agendado Feedback informal Processo contínuo, no dia-a-dia
Tipos de feedback 4. Feedback positivo Quando se deseja repetição do comportamento 5. Feedback negativo Quando se deseja mudança de comportamento https:// www.youtube.com/watch?v=5o0onVYjBXs
Tipos de feedback 6. Feedback insignificante
Tipos de feedback 7. Feedback ofensivo
Como você dá feedback?
Como superar as barreiras Estabelecendo as regras claramente antes de começar; Estabelecendo uma relação de confiança recíproca para diminuir barreiras entre o comunicador e o receptor; Reconhecendo que o feedback é um processo de exame conjunto ; Aprendendo a ouvir e dar feedback sem reações emocionais (defensivas) intensas
Modelos de Feedback
1. Escada de Feedback Exemplos de questionamentos: "Quando você disse ... você queria dizer ... ou ...?", "Pelo que pude compreender, você explicitou que ..., não foi? Corrija-me se estiver enganado...". Expresse o seu apreço pelas ideias da outra pessoa para que este sinta sua opinião valorizada . Essa valorização cria uma cultura de confiança e compreensão , dando abertura ao que irá ser dito posteriormente e ajudando a pessoa a identificar suas próprias potencialidades que, por vezes, ela mesma não reconhece. Além disso, enfatizar os pontos positivos , apontar as potencialidades e oferecer um elogio honesto (sem exageros) mostra o quanto você está atento ao processo de aprendizagem. M omento apropriado para levantar questões , sem acusações ou com críticas, e sim com pensamentos honestos e preocupações a respeito do assunto. Exemplos de frases interacionais: "Você já considerou...?" , "Pensei sobre isto e percebi que..." , "Talvez você tenha pensado sobre isto, mas..." , "Te convido a refletir sobre..." . Faça as suas sugestões de melhoria ou de solução ao problema identificado no trabalho, estimulando a pessoa a ir além do proposto. Abreu-e-Lima, & Alves, 2011.
Realce algo positivo, que eleve a autoestima do colaborador e reconheça suas boas atitudes. Sugira as melhorias, focando nos comportamentos a melhorar e suas consequências. Ouça a outra parte, estudem juntos a solução e troquem idéias , combinem ações a serem realizadas, coloque-se a disposição. Aponte algo de muito bom e demonstre que acredita no potencial da outra pessoa. Zeferino et al., 2007 . 2. Feedback Sanduíche
3. Método EEC E = Evidence , exemplo sobre o comportamento ou ação da pessoa ( não se sua personalidade ); E = Effect , do comportamento onde você descreve em termos não emocionais os efeitos especificos da ação da pessoa em você , grupo ou situação . C = Change , mudança - onde você ajuda a pessoa a decidir as mudanças requeridas . Quando a causa do feedback negativo é um comportamento inapropriado , a pessoa precisa querer e aprender como mudar . Neste estágio você pode encorajá -la a criar suas próprias soluções . Guie e discuta as opções , mas não imponha suas idéias .
3. Método EEC - Exemplos Corretivo : EXAMPLE : “ João , nas duas últimas manhãs você chegou 15 minutos atrasado para o trabalho ”. EFFECT : “ Isto levou a mim e ao resto da equipe ter que adiar nossa reunião de manhã cedo e foi jogado para fora o nosso calendário para o resto do dia. O que sobrecarregará a todos”. CHANGE : “ Precisamos acordar as maneiras que você vai garantir que você chegar ao trabalho a tempo no futuro. O que você sugere para que isso aconteça?”. Positivo EXAMPLE : “ João , desde que falei com você sobre seus atrasos você tem sempre chegado cedo para o trabalho ”. EFFECT : “ Isso fez com que sejamos capazes de iniciar nossas reuniões a tempo. Estou muito satisfeito com isso. Muito bom, vamos manter assim ". CHANGE : nenhuma mudança necessária .
Princípios básicos do Feeback Segundo Williams (2005) poderemos melhorar os nossos feedbacks se nos conscientizarmos de cinco princípios básicos:
Como dar feedback Antes de dar feedback reflita sobre a sua intenção, pois o feedback deverá ser um presente que irá dar à outra pessoa e se não for este o caso, é melhor não o dar ; Prepare antecipadamente o que irá falar e como deseja conduzir a conversa ; Forneça feedback apenas quando tiver algo a dizer, corrigir ou elogiar . O excesso irá fazer com que se crie mecanismos de defesa e que se passe a não dar o devido valor;
Como dar feedback (cont.) Explique a sua percepção da situação e importância da ação para o todo ; Seja empático e respeitador ao transmitir o feedback . O carinho com que é dado diminui as resistências de quem o recebe ; O melhor momento para se dar feedback é quando a pessoa o solicita e dê tempo à pessoa para pensar, refletir e analisar ; Esteja aberto ao diálogo . Dê bons exemplos .
Em feedbacks corretivos Apresente fatos e não faça inferências sobre os sentimentos, atitudes, carácter ou motivos da outra pessoa ; Diga claramente qual a mudança necessária; Aplique a disciplina necessária; Estabeleça um limite.
Dicas para finalizar E para colocar em prática
Seja específico, não generalista “O relatório que você entregou ontem foi bem escrito, compreensível , e seus pontos sobre o orçamento do projeto foram feitos de forma muito eficaz.”
Comportamentos, e não pessoas “Quanto você tem rápidas conversas paralelas durante a reunião, ou seu celular toda, isso distrai as pessoas presentes e seus comentários perdem força”
Faça perguntas (e seja paciente e bom ouvinte das respostas) “O que você achou do resultado do seu trabalho neste semestre? O que pode melhorar?”
Indique ações que o colaborador pode fazer para melhorar “Sua apresentação ainda não está boa, você pode refazê-la por favor?” Pode ficar melhor se: “Reduzir a quantidade de frases utilizadas a cada slide facilita com que a pessoa entenda a mensagem.”
Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve ...
Importante Não dê feedback positivo APENAS quando precisar dar o feedback corretivo; Não dê feedback sem criar ESPAÇO para ocorrerem as melhorias; Não espere muito tempo depois de um evento para dar feedback sobre ele.
Como receber feedback
Como receber feedback Demonstre interesse no que é dito, pois o feedback é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Seja receptivo mesmo que no momento não seja agradável e posteriormente reflita e tire conclusões; Quando tiver dúvidas, pergunte e não faça suposições. Pergunte para que fique claro o que é esperado para o futuro ; É com exemplos concretos que poderá melhorar. Solicite exemplos concretos, pois quantos mais detalhes tiver, melhor poderá compreender a situação.
Como receber feedback (cont.) Discordar é permitido, mas mantenha a mente aberta , procurando entender as razões da pessoa que fala. O feedback gera mecanismos de defesa: é natural procurarmos desculpas, culpados ou motivos para os fatos , mas assim não ouviremos o feedback da forma como deve ser ouvido . Não hesite em pedir desculpas , em caso de erros, como sinal de respeito ; Assumir compromissos ajuda o auto-desenvolvimento . Estabeleça metas , prazos , compromissos e foque em resultados práticos e concretos. Solicite feedbacks para verificar se está a ir caminho certo .
Como receber feedback Método PAC P = demonstre patience ( paciência ) , pausa A = ask – pergunte ao menos uma questão para esclarecer a situação C = confirm que você entendeu o recado corretamente Isso lhe dará tempo para entender o que é o problema, para refletir sobre o feedback e para pensar em sua resposta . … então responda .
Sucesso!
Referências Alvez , J. Comunicação e feedback. 2014. Boud , D. (1991). Implementing Student Self Assessment. HERDSA Green Guide. No. 5. Second Edition . Sydney : HERDSA. Revised October 1994 Correa, K. Feedback: arte de ouvir e falar. 2011 FGV. Processo de Comunicação e Comunicação Institucional. s.d.