Concordância Nominal Concordância entre um nome ( substantivo , pronome ou numeral substantivo ) e os termos ligados a ele ( adjetivo , artigos , pronomes / numerais adjetivos , particípios ) ; Feita em gênero ( masculino / feminino ) e número (singular/plural) . As mães aflitas devem ser consoladas . O centro velho de São Paulo carece de reformas substanciais . Inconformado com os últimos acontecimentos, um grupo de moradores exigiu providências do governo. Inconformadas com a falta de segurança, várias mães exigiram providências do governo. Para gêneros diferentes , a concordância , se feita com o conjunto, ficará sempre no masculino . Indignados , promotor e juíza deixaram o tribunal.
1 adjetivo, 2 ou + substantivos: pode concordar com o conjunto ou com o termo mais próximo: Trabalhamos numa ótima instituição e curso . Nesta universidade, temos excelentes direção , professores e coordenação . Plural prevalecerá se o adjetivo: For predicativo do objeto. O juiz considerou culpados o chefe e o subchefe da quadrilha. Caracterizar nomes próprios. Os preguiçosos Alex e Gumercindo não concluíram o trabalho a eles confiado. Os amigos Carla e Mauro estavam dispostos a colaborar. Também com pronomes de tratamento: Os senhores Manuel e José devem permanecer calados.
1 substantivo, 2 ou + adjetivos: admite as concordâncias: Os setores público e privado devem ser parceiros nas causas. O setor público e o privado devem ser parceiros nas causas. As polícias civil e militar contiveram os manifestantes. A polícia civil e a militar contiveram os manifestantes. Evite ambiguidade! Todas as construções abaixo são aceitas por diversos gramáticos , mas podem gerar confusão . Parceria nas causas sócias é fundamental para o setor público e privado : é um único setor, público e privado ao mesmo tempo? Naquele antiquário, encontramos uma escultura , um vaso e uma tela valiosa : todos os itens são valiosos ou apenas a tela? Comi feijão e mamão maduro : maduro, só o mamão. Analisemos os mapas e a área cultivada : cultivada, só a área.
Numerais ordinais São aceitas as concordâncias: Primeiro e segundo graus . Preferencialmente O primeiro e o segundo grau . Preferencialmente O primeiro e o segundo graus. O primeiro e segundo graus . O primeiro e segundo grau . Preferencialmente Adjetivos compostos Só há variação no último elemento, que concorda com o substantivo a que se refere. Acordos luso- brasileiros / Condições socio econômicas / Publicações infanto- juvenis / Discussões histórico- filosóficas / Acordo franco- brasileiro . Exceto surdo-mudo (os dois variam). Ela é surda - muda / Paulo e Priscila são surdos - mudos .
Cores Concordam com o substantivo. Compramos calças verdes e camisas amarelas . Invariável quando um substantivo indica a cor. Sobre a cama havia anáguas (cor de) manga , sutiãs rosa , lençóis creme e travesseiros turquesa . Compramos dois carros vinho e três motos cinza . Adjetivo+Adjetivo: apenas o último elemento varia. Teus olhos azul- escuro s me seduzem. Você fica bem de camisa verde- amarela . Os adjetivos azul-celeste, azul-marinho e furta-cor são invariáveis. Adjetivo+Substantivo / Cor+de+substantivo: invariável. Os militares usam calças verde-oliva e medalhas amarelo-canário . Nossas vidas são cor-de-rosa .
Casos especiais BASTANTE: Invariável (advérbio) Estes exercícios são bastante fáceis. (Estes exercícios são muito fáceis). Variável (adjetivo) Comemos bastantes frutas . (Comemos muitas frutas) MESMO e PRÓPRIO: Concordam com o termo ao qual se referem. Eu mesma (própria) comprei o barco, disse Esmeralda. A ré mesma desistiu de enfrentar o júri. Invariável como advérbio e conjunção subordinativa. Eles vão mesmo (de fato, realmente) à praia? Mesmo que (embora) faça sol, ficarei em casa. Lembrete ! “ Mesmo ” não exerce função de pronome . Expressões como “ os mesmos fizeram o trabalho ” ou “ a mesma decidiu enfrentar o júri ” não são aceitas pela norma padrão .
SÓ. Variável quando indica sozinho ou equivalente a “mesmo”. Eles vivem sós (sozinhos). As imagens não falam por si sós (mesmas). Invariável quando é advérbio. Só (somente, apenas) ele votou no deputado. O juiz só (somente, apenas) deferiu o processo após ouvir as alegações das partes. ALERTA. Invariável. Os rapazes estão sempre alerta . ANEXO É adjetivo e sempre concorda com o substantivo. Seguem anexas as cartas . Seguem anexos os documentos . MEIO E MEIA. Invariável se for advérbio (mais ou menos, um pouco etc ). Ando meio desligada. Variável quando significa METADE. É meio dia e meia (hora).
É BOM, É PRECISO, É NECESSÁRIO, É PROIBIDO etc. Quando se referem a um substantivo (sujeito) genérico, ficam invariáveis. Água é bom para evitar doenças. É proibido entrada. Calma ao volante é necessário . São variáveis quando o substantivo é determinado . Esta água é boa para consumo. É proibida a entrada. A calma ao volante é necessária . UM E OUTRO, UM OU OUTRO, NEM UM NEM OUTRO. Se houver substantivo posposto, ficará no singular. Um e outro deputado / Um ou outro caso / Nem um nem outro ato . Atenção para a concordância verbal nesses casos . POSSÍVEL. Acompanhada de mais / menos / melhor / pior / quanto , a palavra é invariável . Vi paisagens locais o mais belas possível . Os trabalhos foram adequados quanto possível .
Concordância Verbal Concordância do verbo com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) ; Esquema básico: Sujeito simples singular, verbo singular: Márcia conversa muito bem. Sujeito simples plural / Sujeito composto, verbo plural: O amor e a virtude (eles) são essenciais para as boas relações humanas. As escritoras (nós) concordam com a dica. A concordância é feita, preferencialmente, com o núcleo do sujeito. Há casos, no entanto, em que ela será facultativa.
Concordância facultativa A concordância poderá ser com o conjunto ou com o termo mais próximo nas seguintes situações: Sujeito composto e posposto ao verbo (pode concordar com o núcleo mais próximo): Faltou (faltaram) para aquele rapaz coragem, perseverança e competência . Sujeito composto formado por núcleos sinônimos ou quase: Descaso e desprezo marcou (marcaram) o seu comportamento . Sujeito composto formado por núcleos em gradação (pode concordar com o núcleo mais próximo: Com você, uma hora, um minuto, um segundo me satisfaz (satisfazem) . Coletivos e expressões partitivas com adjunto adnominal no plural: A maioria dos acadêmicos deixou (deixaram) o recinto. Grande parte das pessoas compareceu (compareceram) ao debate. Metade dos deputados absteve-se (abstiveram-se) de votar. O cardume de piranhas tem (têm) provocado prejuízos .
Um dos que : facultativa: Carlos é um dos que defendem / defende a ética nas empresas. Se houver substantivo, ficará no singular caso a ideia expressa seja atribuída apenas a ele: A Lua é um dos corpos celestes que desperta o suspiro dos namorados . (Apenas a Lua tem essa característica) / A Lua é um dos corpos celestes que circundam a Terra . (Não apenas a lua circunda a Terra) Um e outro : facultativa, mas dê preferência para o plural: Um e outro merecem / merece nossa consideração. Um ou outro: verbo sempre no singular (ideia de exclusão): Meu caro amigo, um ou outro advogado defenderá nossa causa. Nem um nem outro : preferência para o plural (atenção para o contexto). Nem um nem outro contribuíram / contribuiu para a concretização do plano. Nem seu pai nem seu irmão irão / irá ao congresso. Importante! Nem um nem outro será considerado vencedor da maratona. (Singular, pois existe apenas um vencedor). Casos especiais
Mais de um : sempre no singular, a menos que indique reciprocidade: Mais de um concorrente abandonou a prova. Mais de um concorrente se cumprimentaram antes da competição. (Reciprocidade) Menos de, cerca de, perto de etc.: concorda com o numeral. Menos de dez profissionais compareceram à cerimônia. Pronomes de tratamento: sempre 3ª pessoa. Vossa Senhoria deve acompanhar-me. Vossas Senhorias devem acompanhar-me. Pronome interrogativo/indefinido + “de nós”, “de vós”, “de vocês” : concorda com o pronome “qual”, quando singular, e pode concordar com o pronome ou com a expressão, quando plural. Qual de nós será eleito presidente? Quais de nós permanecerão na sala? Quais de nós permaneceremos na sala?
Que : concorda com o antecedente. Fomos nós que pagamos a conta. São eles que se entregam a tais propósitos. Sou eu que preciso de férias. A expressão “ é que ” é invariável, a concordância é mantida entre os termos relacionados: “ Nós é que pagamos a conta ”, “ Eles é que se entregam ” etc. Quem : concorda com o antecedente ou, preferencialmente, com a 3ª p.s . (equivale à expressão “aquele que”). Sou eu quem aprecia os bons momentos. (3ªp.s.) Sou eu quem aprecio os bons momentos. (Antecedente) Como, inclusive, exceto, menos, bem como, assim como etc : entre o sujeito e o verbo, concorda com o primeiro elemento. A primeira dama , assim como seus assistentes , deixou a reunião. Vocês , como eu , precisam de paz. Os policiais , bem como nós , ficaram indignados.
Bater, dar, soar: quando indica horas, concordam com o sujeito: Bateram três horas no relógio da catedral. O relógio bateu 23 horas. Ser: para horas, distâncias e datas, concorda com a expressão numérica. São dez horas. / É uma hora. De São Paulo ao Rio de Janeiro são 420 km . Hoje são 27 de novembro de 2013. Verbo no singular se houver a palavra “dia”: Hoje é dia 27 de novembro de 2013. Pronome “o” como predicativo: singular. Amores é o que tem de sobra. Mais empregos é o que o povo mais deseja em 2010. Títulos de obras: quando houver determinante, pode concordar no singular ou no plural (prefira o singular): Os Lusíadas é uma das obras mais importantes da literatura. Os ratos é de Dionélio Machado. Os ratos são de Dionélio Machado. (Pode soar estranho)
Haja vista: é invariável (equivale a “veja”). Haja vista os meus amores de infância. Sujeito singular + predicativo plural: concorda com o predicativo: O que me seduziu foram os gestos de afeição daqueles seres. A maior alegria dos pais são os filhos bem criados. Tudo são delícias em nossa vida. Se o sujeito for pessoa (humano), a concordância será com o sujeito. Cláudia é as delícias de sua família. O garoto é só travessuras. A concordância poderá ser no singular quando o sujeito prevalecer sobre o predicativo. Minha vida é as alegrias infantis.
Sujeito composto resumido por pronome indefinido: verbo no singular, concorda com o aposto. Verduras, legumes e frutas, tudo contribui para a saúde do homem. Jogadores, técnico e preparador físico , ninguém seguiu a determinação do juiz. Sujeitos precedidos por “cada” e “nenhum”: verbo no singular. Cada senador, cada deputado, cada vereador, no exercício do cargo, deveria cuidar da coisa pública honestamente. Sujeitos ligados por “não só... mas também”, “tanto... como” etc : verbo no plural (sujeito composto). Não só eu, mas também você participaremos das comemorações. Tanto a teoria como a prática são essenciais ao conhecimento. Sujeito oracional ou com verbo no infinitivo: singular, a menos que sejam substantivados ou indiquem contraste. Beber e comer nos satisfaz . O viver e o sonhar bastam a uma vida feliz. (Verbo substantivado) Subir e descer fazem parte da caminhada. (Contraste)
Sujeito composto por diferentes pessoas do discurso: verbo ficará no plural e concordará com a pessoa conforme a sequência 1ª > 2ª > 3ª. Se não houver 1ª pessoa, poderá ficar na 2ª ou 3ª: Ela e eu passamos as férias no Rio. (1ª p.p. – “nós”); Tu e eu estamos equivocados. (1ª p.p. – “nós”) Tu e ele estais equivocados. (2ª p.p. – “vós”); Tu e ele estão equivocados. (3ª p.p. – “vocês”). Verbos acompanhados de “se”: quando sujeito indeterminado, verbo sempre no singular, quando partícula apassivadora/pronome reflexivo, verbo concorda com o sujeito. Vendem -se casas . (sujeito paciente: casas) Precisa -se de vendedores. (sujeito indeterminado)
Concorda com o número ou com o elemento que a segue. 35% dos recursos se destinam a projetos sociais. 30% do povo rejeitou / rejeitaram a proposta do governo. 1% dos acadêmicos compareceu / compareceram à conferência. Concordância feita sempre com o número da porcentagem quando: Possui determinante: “ Os 20% da dívida serão pagos no dia 15 de janeiro. ”; O nome é anteposto a ele: “ Dos candidatos , apenas 1% foi aprovado . ”. “ Da população , 30% rejeitaram a proposta. ”; O verbo é anteposto a ele: “ Foram destruídos 35% da plantação de café ”. “ Foi beneficiado 1% dos municípios .”; Porcentagem
Verbos impessoais: 3ª pessoa do singular, pois não se referem a um sujeito: Chove torrencialmente em São Paulo. No sentido figurado, concorda com o sujeito: Amanheci cansada hoje. (sujeito: “eu”) Houve grandes conflitos no Irã. (= Aconteceram, ocorreram) Havia muitas pessoas no desfile. (= Existiam) Há anos não a vejo . (Tempo decorrido) Os verbos “ter” e “fazer” também podem ser usados como impessoais: Não os vejo faz anos, Não os vejo tem anos. Verbo “ser” no infinitivo: quando acompanhado da preposição “a”, pode ser usado tanto o plural quanto o singular. O caixa separou os produtos a ser (a serem) substituídos. Os filmes a ser (a serem) exibidos foram retirados da programação. Levou as obras a ser (a serem) utilizadas no exame da OAB.
Impessoal (sem flexão): Devemos apreciar um bom vinho . (Locução verbal); Viver é ter a oportunidade de amar. (Predicativo); “Não roubar .” (Imperativo); Exercício difícil de fazer. (Com preposição, complementa nome); Os brasileiros foram forçados a deixar o Suriname. (Posposto ao verbo na voz passiva); As crianças estão a encantar o público. (Encantando = Gerúndio); Estes fatos são de desanimar. (Desanimadores = Adjetivo); Pessoal (flexionado): Não é conveniente contestarem a decisão do juiz. (Sujeito diferente da oração principal – sujeito indeterminado “eles”) Para conseguirem bons resultados, os atletas treinaram intensamente. (Oração com verbo no infinitivo aparece antes da principal) Os atletas, para conseguirem bons resultados, treinaram intensamente. (Oração com infinitivo é intercalada e possui mesmo sujeito que a oração principal, podendo concordar ou não). Infinitivo