Cones

woonker 4,868 views 17 slides May 31, 2014
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Trabalho feito por alunos da Escola de Aplicação Professor Chaves - UPE - PE


Slide Content

GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL CONE

Conceito Considere uma região plana limitada por uma curva suave (sem quinas), fechada e um ponto P fora desse plano. Denominamos cone ao sólido formado pela reunião de todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto P (vértice) e a outra num ponto qualquer da região.

Elementos do cone Em um cone, podem ser identificados vários elementos: Vértice  de um cone é o ponto P, onde concorrem todos os segmentos de reta. Base  de um cone é a região plana contida no interior da curva, inclusive a própria curva. Eixo  do cone é quando a base do cone é uma região que possui centro, o eixo é o segmento de reta que passa pelo vértice P e pelo centro da base. Geratriz  é qualquer segmento que tenha uma extremidade no vértice do cone e a outra na curva que envolve a base.

Elementos do cone Altura  é a distância do vértice do cone ao plano da base. Superfície lateral  de um cone é a reunião de todos os segmentos de reta que tem uma extremidade em P e a outra na curva que envolve a base. Superfície do cone  é a reunião da superfície lateral com a base do cone que é o círculo. Seção meridiana  de um cone é uma região triangular obtida pela interseção do cone com um plano que contem o eixo do mesmo.

Classificação do cone Ao observar a posição relativa do eixo em relação à base, os cones podem ser classificados como retos ou oblíquos. Um cone é dito reto quando o eixo é perpendicular ao plano da base e é oblíquo quando não é um cone reto. Ao lado apresentamos um cone oblíquo. Observação : Para efeito de aplicações, os cones mais importantes são os cones retos. Em função das bases, os cones recebem nomes especiais. Por exemplo: um cone é dito circular se a base é um círculo e é dito elíptico se a base é uma região elíptica.

Observações sobre um cone circular reto Um cone circular reto é denominado cone de revolução por ser obtido pela rotação (revolução) de um triângulo retângulo em torno de um de seus catetos A seção meridiana do cone circular reto é a interseção do cone com um plano que contem o eixo do cone. Na figura ao lado, a seção meridiana é a região triangular limitada pelo triângulo isósceles VAB.

Cones Em um cone circular reto, todas as geratrizes são congruentes entre si. Se g é a medida da geratriz então, pelo Teorema de Pitágoras, temos uma relação notável no cone: g²=h²+r², que pode ser "vista" na figura abaixo:

Áreas A Área Lateral de um cone circular reto pode ser obtida em função de g (medida da geratriz) e r (raio da base do cone):  Área total de um cone circular reto pode ser obtida em função de g (medida da geratriz) e r (raio da base do cone): A(lateral) = π .r. g A(total) = π .r. g + π .r² = π .r. (g+r)

Cones Equiláteros Um cone circular reto é um cone equilátero se a sua seção meridiana é uma região triangular equilátera e neste caso a medida da geratriz é igual à medida do diâmetro da base. A área da base do cone é dada por: A(base) = π r²

Cones Equiláteros Pelo Teorema de Pitágoras temos que (2r)²=h²+r², logo h²=4r²-r²=3r², assim Como o volume do cone é obtido por 1/3 do produto da área da base pela altura, então: Como a área lateral pode ser obtida por: Então a área total será dada por: h = r V = (1/3) π    r 3 A(lateral) = π .r. g = π .r. 2r = 2. π .r² A(total) = 3 π r²

ANEXOS

ANEXOS

Exercícios Resolvidos Um cone possui diâmetro da base medindo 24 cm, geratriz 20 cm e altura igual a 16 cm. Determine sua área total e seu volume. Área total Volume A = π * r * (g + r) A = 3,14 * 12 * (20 + 12) A = 3,14 * 12 * 32 A = 1 205,76 cm²

Exercícios Resolvidos Um cone possui raio da base medindo 4 cm e altura igual a 10 cm. Determine a altura de um líquido que ocupa nesse cone o volume de 100 cm³.

Exercícios Resolvidos No cone reto a seguir, a geratriz (g) mede 20 cm e a altura mede 16 cm. Determine seu volume.     Resposta Precisamos calcular a medida do raio da base, e para isso utilizaremos o teorema de Pitágoras. Observe

Exercícios Resolvidos ( Fuvest – SP) Um cone circular reto está Resposta inscrito em um paralelepípedo reto retângulo, de base quadrada, como mostra a figura. A razão b a entre as dimensões do paralelepípedo é 3/2 e o volume do cone é π. Determine o comprimento g da geratriz do cone.

EQUIPE ANTONIO TÁLYSON DO NASCIMENTO BÁRBARA JAMYLLE MARTINS PIRES DE OLIVEIRA DOUGLAS ROGERIO FREITAS DE SOUZA MAURÍLIO FERNANDO CORREIA DA SILVA Prof°: Edinaldo EAPC – 2 ° ano EM - 2013