1904 Roberto Carlos Kautsky , com apenas oito anos e futuro fundador da Refrigerantes Coroa, desembarcou no Brasil junto com sua família de imigrantes austríacos. Fixaram residência em Sapucaia, hoje Paraju , distrito de Domingos Martins .
1930 Roberto Kautsky fechou o seu comércio de café e mudou-se para Campinho. Lá , começou a fabricar vinho de laranja e montou uma pequena indústria.
1933 A indústria foi registrada sob a denominação de Roberto Kautsky . Em seguida, a primeira remessa de sua produção foi lançada no mercado , com o nome de Néctar de Laranja.
A tradicional marca “Coroa” possui origem na realeza. No século XIX, o avô paterno de nacionalidade austríaca de Roberto Carlos Kautsky , fundador da empresa, trabalhava para o Imperador confeccionando pergaminhos.
Como o símbolo da realeza é a coroa, Roberto Kautsky , ao fundar a empresa no Brasil, a adotou como marca em homenagem ao seu avô , assumindo o compromisso de produzir com a maior qualidade possível seus produtos.
Assim nasceu a marca Coroa . Inicialmente , outros produtos também foram produzidos: bagaceira , vinagre, óleo etérico – derivados da laranja – e também aguardente de cana, conhaque de mel e jurubeba .
1950 Começaram as experiências com refrigerantes. O maquinário para produzir 1,8 mil garrafas por dia, produzido pela empresa Hugo Mosblesh , chegou de Hamburgo , na Alemanha .
1951 As primeiras 70 grades de Guaraná Coroa seguiram para Vitória. A indústria passou a se denominar Roberto Kautsky & Filhos .
1970 Os filhos lançaram no mercado a Água Campinho , denominada em homenagem ao primeiro nome que recebeu Domingos Martins pelos imigrantes alemães. A Coroa passou também a fabricar refrigerantes de laranja e limão.
1983 Já denominada Refrigerantes Coroa, a terceira geração da família – os filhos de Roberto Filho e Elberto Kautsky – assumiu a direção da empresa. Com o surgimento das embalagens descartáveis, expandiu-se o parque fabril com investimentos em novos maquinários.
A Coroa também diversificou seu mix de sabores, produzindo refrigerantes de uva, tangerina, cola, tutti-frutti , guaraná light e cola light, além dos já tradicionais guaraná, laranja e limão.
1999 O guaraná Coroa foi exportado para Estados Unidos , Canadá e Suécia. Por conta disso, o produto recebeu destaque no The Beverage Network, site americano que pesquisa e classifica os produtos da indústria mundial de bebidas não alcoólicas. Os técnicos classificaram o refrigerante como “um dos melhores guaranás do mundo”.
2002 Os Kautsky associaram-se à família Bragatto para produzir a primeira cerveja genuinamente capixaba .
2003 O Instituto Roberto Carlos Kautsky foi criado em 23 de agosto de 2003, com o objetivo de desenvolver ações de recuperação e preservação da natureza.
Sob a gestão do instituto estão os acervos bibliográfico , científico, cultural e histórico de Roberto Anselmo Kautsky , a Reserva Kautsky e o Centro de Reciclagem.
2006 A Coroa deu um grande salto para ampliar seu público consumidor : renovou sua logomarca e lançou seus refrigerantes em lata, nos sabores guaraná , guaraná light, cola e laranja.
2007 A Coroa lançou a linha de sucos naturais La Fruit , nos sabores uva, uva light, pêssego , pêssego light, manga, laranja, maracujá, goiaba e caju. A empresa conquistou a certificação ISO 9001:2000.
A Coroa é a 14ª empresa do ramo de refrigerantes e água mineral certificada no Brasil, segundo dados do INMETRO. A Coroa lançou o refrigerante Glup Glup Vitaminado , voltado para o público infantil. Único refrigerante de cola do mercado capixaba a ter uma versão sem cafeína, o Glup Glup é acrescido das vitaminas E, B1 e B6.
2008 Para agradar a garotada, a Coroa lançou em edição limitada o refrigerante de chocolate em garrafinhas de 250 ml. A iniciativa demonstra que a empresa está atenta ao mercado e aberta aos mais variados públicos.
Para marcar os 75 anos da empresa, foi elaborado um selo comemorativo para as embalagens de 2 litros e as latinhas de refrigerante. A empresa lançou o Guaraná Coroa Zero em lata.
A empresa completou 75 anos e lançou a Promoção Sonho Real. Foram sorteados, de agosto a novembro, três caminhões com prêmios, três carros e uma casa no valor de R $ 100.000,00.
2009 A Coroa apostou no lançamento de um novo produto: Campinho Lemon . Com baixa caloria, zero açúcar e suco natural de limão, a bebida caiu no gosto do público jovem e é aposta da empresa para alavancar as vendas.
2010 A empresa iniciou uma audaciosa parceria com a Amazon Flavors , tornando-se representante da marca Ice Cola em toda a região em que a empresa atua . Ano também da transformação da distribuidora KBF, localizada em Governador Valadares, em uma fábrica de refrigerantes.
2010 Inicia-se uma grande campanha de reposicionamento, tendo como destaque seu produto de maior sucesso: o Guaraná Coroa.
Novos rótulos, canais de comunicação voltados aos seus diversos públicos, especialmente aos jovens, e uma preocupação maior em fazer parte do dia a dia das pessoas, não apenas com produtos, mas entregando conteúdo e interação.
2011 O Grupo Coroa fecha parceria com a indústria mineira Mate Couro para produzir o refrigerante no Espírito Santo e fazer a distribuição também para os estados do Rio de Janeiro e Bahia.
Tem início as obras para a construção da fábrica do Grupo Coroa em Campos dos Goytacazes , Rio de Janeiro. A unidade será a primeira e única do grupo a fabricar bebidas em latinhas, além de garrafas Pet, atendendo 45 mil postos de vendas em quatro estados brasileiros .
É criado o Departamento de Meio Ambiente do Grupo Coroa, em parceria com o Instituto Kautsky . O objetivo é concentrar as questões ambientais e sociais do grupo, com foco na sustentabilidade .
“Satisfazer nossos clientes com qualidade e responsabilidade.” Por isso, pesquisamos, produzimos e comercializamos produtos de qualidade.
Ser reconhecida como a maior indústria de bebidas do estado até o ano de 2014. Para isso, a empresa busca sempre ter os melhores colaboradores, as melhores marcas e produtos no mercado.
Promover satisfação: esse é o negócio da Coroa. A Coroa sabe que o sucesso está ligado à satisfação dos clientes, consumidores, varejistas, distribuidores, fornecedores, parceiros, colaboradores e sócios.