Crise do catolicismo.pptx

DouglasPereira177705 327 views 14 slides Apr 26, 2023
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

como se deu as reformas protestantes e seus idealizadores


Slide Content

Crise do catolicismo Motivos Comportamento do clero: Prática da simonia , venda de indulgências, despreparo; Nova ética religiosa que não condenasse a usura , mais adequada, portanto ao nascente capitalismo; Questões políticas envolvendo o absolutismo monárquico; Significado de Usura: Empréstimo de dinheiro a juros Significado de simonia: Venda de relíquias sagradas falsas Significado de absolutismo : Poder centralizado nas mãos do rei, onde ele e absoluto nas decisões e ações tomadas A reforma protestante vai acontecer no século XVI a partir de 1507, não se tratando apenas de uma divergência teológica entre católicos e protestantes. Há todo um contexto politico, econômico e social. Devemos lembrar que o surgimento da burguesia na transição da idade media cria-se também uma nova ética religiosa pois a burguesia esta interessada em uma religião que não critique a usura como a religião católica o fazia e condenava. Havia ali também um duelo politico entre o poder monárquico e a igreja onde a monarquia sendo fraca buscava a centralização do seu poder e com o crescimento da burguesia, a uma união de interesses fazendo com que a monarquia já na idade moderna se torne absoluto e para isso ele vai brigar com a igreja católica .

Reforma luterana Região do sacro - império Martinho Lutero (1483 -1546) 95 teses fixadas na catedral de wittenberg – saxônica; Excomunhão do monge (1521) Doutrina luterana A Reforma Protestante iniciou-se com Martinho Lutero (1483-1546). Nascido em Eisleben , cidade que pertence à atual Alemanha, Lutero estudou Direito por influência do pai. Tinha, no entanto, inclinação para a vida religiosa e, em 1505, ingressou na Ordem dos Agostinianos, que segue as concepções de Santo Agostin Com o objetivo de arrecadar dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro, o papa Leão X autorizou a concessão de indulgências aos fiéis que contribuíssem financeiramente com a obra. Escandalizado com a atitude do papa, Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg (cidade da atual Alemanha) um manifesto público — as 95 teses — em que protestava contra essa medida e expunha alguns elementos de sua concepção religiosa. Esse foi o início de uma longa discussão entre Lutero e as autoridades católicas, que culminou com a sua excomunhão, em 1521. Para demonstrar seu desprezo pela Igreja Católica, Lutero queimou em praça pública a bula papal que o condenava. Bula: escrito solene, ou carta, enviado em nome do papa com instruções, indulgências, ordens, concessão de benefícios etc .

Doutrina luterana Salvação somente pela fé; Simplificação do culto; Culto em língua nacional, em substituição ao latim; Tradução da bíblia para livre interpretação; Rejeição ao celibato; Supressão das imagens nos templos; Preservação de apenas dois sacramentos: batismo e eucaristia. Sete sacramentos: sacramentos reconhecidos pela Igreja Católica: batismo, confirmação (crisma), eucaristia, matrimônio, penitência, ordem e unção dos enfermos. Além disso, o luteranismo não aceitava o culto dos santos, promovido pelos católicos, a adoração de imagens religiosas e a autoridade do papa. Em vez dos sete sacramentos católicos, só reconhecia validade bíblica em dois deles: o batismo e a eucaristia. Após a excomunhão, Lutero foi perseguido pelas autoridades católicas, que, entretanto, não conseguiram impedir a difusão de sua doutrina. Em 1521, Lutero refugiou-se no Castelo de Wartburg , do príncipe alemão Frederico, seu amigo e protetor, onde iniciou a tradução da Bíblia para o alemão, a partir de originais gregos. A versão luterana da Bíblia foi considerada um dos principais modelos da moderna língua escrita alemã.

Reforma calvinista Joao Calvino monge francês perseguido e refugiado em Genebra; Predestinação; Disciplina e rigidez moral; Ética protestante (trabalho); Espirito do capitalismo (legitimação do lucro); Nascido em Noyon , na França, Calvino estudou Teologia e Direito. Aderindo às ideias dereformadores protestantes, como Lutero e o suíço Zwinglio (1484- - 1531), foi considerado herege e perseguido pelas autoridades católicas francesas. Em 1534, fugiu para a Suíça , onde o movimento reformista já se desenvolvia. Entre as condutas e as práticas censuradas pelo calvinismo, estavam os jogos de azar, o culto às imagens de santos, a dança e o uso de roupas luxuosas e joias . Quem descumprisse as normas ou se rebelasse contra a doutrina era duramente punido. Além disso , o calvinismo condenava o desperdício e pregava a legitimidade do lucro proveniente do trabalho. Assim , as ideias calvinistas acabaram servindo aos interesses da burguesia, que identificava no sucesso das práticas econômicas algo merecedor da aprovação divina Defendia que o ser humano estava predestinado ao céu ou ao inferno . Explicava que algumas pessoas haviam sido eleitas por Deus para a salvação. Não cabia a ninguém interferir no plano das coisas divinas O trabalho intenso, honesto e constante, recompensado pela prosperidade econômica, foi interpretado pelos seguidores de Calvino como um “sinal” da predestinação para a salvação. O calvinismo espalhou-se por diversas regiões da Europa Ocidental, como França, Inglaterra, Escócia e Holanda, dando origem a várias correntes locais, como a dos huguenotes, a dos puritanos e a dos presbiterianos.

Reforma Anglicana Principal articulador, Henrique VIII (rei da Inglaterra 1509 – 1547); Poder político; Poder econômico; Anulação do casamento; Mescla do catolicismo e do protestantismo; - Catolicismo – preservação da hierarquia eclesiástica e da liturgia da missa; entretanto , substituindo na celebração o latim pelo inglês; -Calvinismo – salvação pela fé no contexto da predestinação divina; prática de apenas dois sacramentos: batismo e eucaristia; presença espiritual de Cristo na eucaristia. A reforma religiosa promovida na Inglaterra nesse período, chamada de Reforma Anglicana, teve características distintas das reformas Luterana e Calvinista. Sem motivações prioritariamente éticas ou doutrinárias, não constituiu um rompimento teológico radical com o cristianismo católico, como nas reformas mencionadas anteriormente. O principal articulador dessa reforma, Henrique VIII (rei da Inglaterra de 1509 a 1547), era um fiel aliado do papa, tendo recebido o título de “defensor da fé”. Entretanto, uma série de questões o levou a romper com a Igreja Católica e fundar uma Igreja nacional na Inglaterra: a Igreja Anglicana poder político – o clero católico exercia grande influência na Inglaterra; para fortalecer o poder da monarquia inglesa, era preciso reduzir a influência do papa dentro do país; Poder econômico – a Igreja era proprietária de muitas terras e monopolizava o comércio de “relíquias sagradas”. Setores da nobreza inglesa queriam apossar- -se das terras e dos bens da Igreja; para isso, era preciso apoiar o rei, a fim de enfraquecer o poder das autoridades católicas; A nulação do casamento – além desse quadro geral, Henrique VIII teve negado pelo papa o pedido de anulação do seu casamento com Catarina de Aragão. O rei queria romper o matrimônio por três razões principais: a origem espanhola da esposa (já que o governo da Espanha, na época, era inimigo do governo da Inglaterra); o fato de Catarina não ter gerado um herdeiro do sexo masculino para o trono; e seu desejo de casar-se com sua amante, Ana Bolena , de quem esperava um herdeiro . Em 1534, o Parlamento inglês votou o Ato de Supremacia, pelo qual Henrique VIII tornava-se o chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Assim foi criada a Igreja Anglicana , sem grandes modificações em termos de doutrina e culto em relação à Igreja Católica. Após a fundação da Igreja Anglicana, nos governos que sucederam Henrique VIII, ocorreram tentativas de implantar o calvinismo e também uma reação católica. Foi somente no reinado de Elizabeth I (1558-1603) que a Igreja Anglicana se consolidou, incluindo elementos do catolicismo e do protestantismo calvinista.

Atividades 1) Descreva com suas palavras o que foi o “GRANDE CISMA DO ORIENTE”. 2) Quais foram as principais causas que impulsionaram crise católica no século XI a XIV? 3 ) Quais das praticas religiosas criticadas pelos clérigos eram consideradas como simonia ? 4 ) Quais fatores levou Lutero a propor uma nova reforma contra o clérigo católico? 5 ) Qual foi a atitude de Lutero tomada demonstrando sua insatisfação contra a igreja católica?

Atividades 6) O que a doutrina da predestinação propunha na reforma Calvinista? 7) Descreva com suas palavras a disciplina rígida de João Calvino. 8) Após ser perseguido e tratado como herege pelo papado católico, onde João Calvino se refugiou e o que ele fez a partir de então? 9) O que caracterizava o espirito do capitalismo? 10) Quais eram as praticas censuradas pela reforma calvinista?

Atividades 11) Quem foi H enrique VIII? 12) A reforma anglicana teve o mesmo rompimento característico que a luterana e Calvinista? 13) Quais foram os motivos que levaram o surgimento da igreja anglicana? 14) O que foi o ato da supremacia votado pelo parlamento? 15) Após a fundação da Igreja Anglicana, nos governos que sucederam Henrique VIII, ocorreram tentativas de implantar o calvinismo e também uma reação católica. Foi somente no reinado de Elizabeth I (1558-1603) que a Igreja Anglicana se consolidou, incluindo elementos do catolicismo e do protestantismo calvinista. Quais foram eles?

Respostas Descreva com suas palavras o que foi o “GRANDE CISMA DO ORIENTE ”. A Cisma do Oriente representou parte dos conflitos gerados pela Igreja Católica do Ocidente e do Oriente, em meados do século XI, o que resultou na criação de duas vertentes da religião, as quais permanecem até os dias atuais: a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa. Do latim, a palavra “cisma” ( schisma ) significa dividir, partir, separar. Esse evento, também chamado de “Grande Cisma do Oriente”, marcou a diferença de interesses (políticos, culturais, sociais) entre as partes envolvidas, separando definitivamente a religião católica, sendo um dos mais significativos acontecimentos na história das religiões. Eventos anteriores já demostravam as variantes culturais existentes entre uma e outra, no entanto, foi na Cisma do Oriente que essa separação ocorreu de fato.

2) Quais foram as principais causas que impulsionaram crise católica no século XI a XIV? O grande cisma do oriente foi uma delas onde dividiu a igreja e também as reformas que levaram ao surgimento de diversas igrejas cristas que não aceitavam o forma que a igreja católica conduzia os fieis. 3 ) Quais das praticas religiosas criticadas pelos clérigos eram consideradas como simonia ? A venda de relíquias sagradas . 4) Quais fatores levou Lutero a propor uma nova reforma contra o clérigo católico? Com o objetivo de arrecadar dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro, o papa Leão X autorizou a concessão de indulgências aos fiéis que contribuíssem financeiramente com a obra.

5 ) Qual foi a atitude de Lutero tomada demonstrando sua insatisfação contra a igreja católica? Escandalizado com a atitude do papa, Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg um manifesto público com 95 teses em que protestava contra essa medida e expunha alguns elementos de sua concepção religiosa . 6 ) O que a doutrina da predestinação propunha na reforma Calvinista? Defendia que o ser humano estava predestinado ao céu ou ao inferno . Explicava que algumas pessoas haviam sido eleitas por Deus para a salvação. Não cabia a ninguém interferir no plano das coisas divinas . 7) Descreva com suas palavras a disciplina rígida de João Calvino. Quem descumprisse as normas ou se rebelasse contra a doutrina era duramente punido. Alguns chegaram a ser condenados a morte como foi o caso do medico Miguel de servet onde ele descreve o funcionamento da circulação de sangue nos pulmões por meio da pratica de dissecação de cadáveres

8 ) Após ser perseguido e tratado como herege pelo papado católico, onde João Calvino se refugiou e o que ele fez a partir de então? Fugiu para a Suíça, onde o movimento reformista já se desenvolvia . De 1541 a 1564, Calvino governou a cidade suíça de Genebra, submetendo seus moradores a um governo que mesclava politica e religião. 9) O que caracterizava o espirito do capitalismo ? O calvinismo condenava o desperdício e pregava a legitimidade do lucro proveniente do trabalho. Assim, as ideias calvinistas acabaram servindo aos interesses da burguesia, que identificava no sucesso das práticas econômicas algo merecedor da aprovação divina. 10 ) Quais eram as praticas censuradas pela reforma calvinista ? Entre as condutas e as práticas censuradas pelo calvinismo, estavam os jogos de azar, o culto às imagens de santos, a dança e o uso de roupas luxuosas e joias. econômicas algo merecedor da aprovação divina

11 ) Quem foi Henrique VIII? Rei da Inglaterra de 1509 a 1547, era um fiel aliado do papa, tendo recebido o título de “defensor da fé”. Entretanto, uma série de questões o levou a romper com a Igreja Católica e fundar uma Igreja nacional na Inglaterra: a Igreja Anglicana. 12) A reforma anglicana teve o mesmo rompimento característico que a luterana e Calvinista? Não, teve características distintas das duas porem não houve motivações teológicas e doutrinarias com o cristianismo católico como a luterana e calvinista. 13) Quais foram os motivos que levaram o surgimento da igreja anglicana? Poder politico, poder econômico e anulação do casamento.

14 ) O que foi o ato da supremacia votado pelo parlamento? Ato pelo qual Henrique VIII tornava-se o chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Assim foi criada a Igreja Anglicana, sem grandes modificações em termos de doutrina e culto em relação à Igreja Católica. 15) Após a fundação da Igreja Anglicana, nos governos que sucederam Henrique VIII, ocorreram tentativas de implantar o calvinismo e também uma reação católica. Foi somente no reinado de Elizabeth I (1558-1603) que a Igreja Anglicana se consolidou, incluindo elementos do catolicismo e do protestantismo calvinista. Quais foram eles ? Do catolicismo – preservação da hierarquia eclesiástica e da liturgia da missa; entretanto, substituindo na celebração o latim pelo inglês; Do calvinismo – salvação pela fé no contexto da predestinação divina; prática de apenas dois sacramentos: batismo e eucaristia; presença espiritual de Cristo na eucaristia.
Tags