Desânimo no Trabalho Drielle Trindade Jaqueline Souza Daiane Monique
Desânimo Geral A sua vida profissional tornou-se um fardo? Sua saúde está comprometida devido o stress sofrido? Reavalie o que anda errado! EX: DEVIDO ÀS PRESSÕES INTENSAS E AO DESGASTE VIVIDO DURANTE A RECENTE CRISE DOS ATRASOS NO HORÁRIO DOS VÔOS, OS FUNCIONÁRIOS DAS COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS SE TORNARAM UM ALVO FÁCIL DO DISTÚRBIO
Motivos do Desânimo Algumas questões para ajudar a descobrir: Suas funções são condizentes com seu cargo? Você sente que seu desempenho faz diferença na empresa? 3) Você se identifica com a empresa e os produtos oferecidos? 4) Você está satisfeito ou acha justo o salário que recebe? 5) Como é sua relação com seu chefe? 6) Encontrou o motivo de seu desânimo?
Estresse Ocupacional O problema foi identificado em 1974, nos Estados Unidos, pelo pesquisador Freunderberger , a partir da observação de desgaste no humor e na motivação de profissionais de saúde com os quais trabalhava. Burn (queima) e out (exterior), caracterizando um tipo de estresse ocupacional, durante o qual a pessoa consome-se física e emocionalmente. É o caso de médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, policiais.
Síndrome de Burnout
Síndrome de Burnout Ex: Professores:
Estresse: mal do século Sete em cada dez brasileiros reclamam de estresse no trabalho; Desses sete, pelo menos três sofrem de Síndrome de Burnout ;
Como vencer o desânimo? Basicamente, estar fazendo o que não gosta é o que mais pesa no dia a dia do profissional; Não há milagres. É algo que se resolve através de gerenciamento adequado da empresa. Eventualmente, pode-se optar por um job rotation , mapeando os perfis e os cargos e fazendo um cruzamento dos dados, de modo a descobrir qual o cargo mais adequado na estrutura da empresa. O estado de ânimo do gestor vai contagiar ou contaminar a equipe, ele precisa é aprender a manter um estado de alegria.
Como vencer o desânimo? O desânimo não pode vencer o profissional. A única forma realmente eficaz de dar a volta por cima é trabalhando no que se gosta ou, pelo menos, entendendo que é a partir do trabalho que se pode obter o que é importante.