Descreve o conceito de função, objetos, imagens, domínio e contradomínio.
746 views
56 slides
Apr 20, 2024
Slide 1 of 56
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
About This Presentation
Descreve o conceito de função, objetos, imagens, domínio e contradomínio.
Size: 5.34 MB
Language: pt
Added: Apr 20, 2024
Slides: 56 pages
Slide Content
Conceito de função
Conceito de função Através de um diagrama de setas , vamos estabelecer a correspondência entre o conjunto dos países, , e o conjunto das capitais, . na fatura do supermercado, cada artigo surge associado ao seu preço; no horário, cada aula está associada a uma hora do dia; no boletim meteorológico, a cada cidade corresponde uma temperatura máxima; cada freguesia corresponde a um concelho. Nesta correspondência observa-se que: a cada elemento do conjunto (país) corresponde um elemento do conjunto (capital); a cada elemento do conjunto (país) corresponde apenas um elemento do conjunto (capital), isto é, essa capital é única. Quando uma correspondência verifica estas duas condições diz-se que é uma função .
Em alternativa, pode dizer-se que a cada elemento do conjunto (país) corresponde um e apenas um elemento do conjunto (capital). Uma correspondência entre dois conjuntos, e , que a cada elemento de associa um único elemento de , é uma função . É usual representar-se uma função de em por , ou apenas por quando tal não for ambíguo. Numa função, diferentes elementos de podem ter o mesmo correspondente em . Contudo, diferentes elementos de não podem estar associados a um mesmo elemento de . Conceito de função
Exemplo : É função , pois a cada elemento do conjunto corresponde um único elemento do conjunto . Exemplo : Não é função , pois existe um elemento do conjunto , « », que não tem qualquer correspondente no conjunto . Conceito de função
Exemplo : Não é função , pois existe um elemento do conjunto , « », com mais do que um correspondente no conjunto , « » e « ». Exemplo : É função , pois a cada elemento do conjunto corresponde um único elemento do conjunto . Conceito de função
Domínio e contradomínio de uma função Observa a função representada no diagrama de setas ao lado. As funções são geralmente designadas por letras minúsculas: , , , Cada elemento do conjunto que é correspondente de algum elemento do conjunto designa-se por imagem . Ao conjunto de todas as imagens dá-se o nome de contradomínio , e representa-se por ou . Cada elemento do conjunto designa-se por objeto . Ao conjunto de todos os objetos dá-se o nome de domínio da função (ou conjunto de partida ), e representa-se por . Ao conjunto dá-se o nome de conjunto de chegada . Repara que o contradomínio nem sempre é igual ao conjunto de chegada.
Domínio e contradomínio de uma função Repara que nesta função: é a imagem do objeto e representa-se por ; é a imagem do objeto e representa-se por ; é a imagem do objeto e representa-se por ; é a imagem do objeto e representa-se por . lê-se « de é igual a » ou «a imagem de por é ». De uma maneira geral, para nos referirmos a um objeto usamos a letra e para nos referirmos a uma imagem usamos a letra . Uma vez que tanto uma como outra letra podem representar vários valores, designam-se por variáveis , sendo a variável independente e a variável dependente .
A imagem de 2 é 4 Passar lê-se « de é igual a » ou «a imagem de por é ».
Passar x é a variável independente y é a variável dependente
Exercício ) Justifica que é uma função. Considera a função , representada no diagrama de setas seguinte. ) Completa as seguintes expressões: ) o domínio, o contradomínio e o conjunto de chegada da função . ) Indica: ) a imagem do objeto . ) o(s) objeto(s) cuja imagem é . ) ) Sugestão de resolução: ) é função, pois a cada elemento do conjunto corresponde um e um só elemento do conjunto . ) ) ) ) ) , e o conjunto de chegada é o conjunto . ) A imagem do objeto é . ) Os objetos e têm imagem . Passar
Exercício – Considera a função f definida por: f ( x ) = 2 x +1 Determina a imagem de -2, 0 e 1; Representa graficamente a função .
Considera a função afim definida por . O gráfico da função está contido numa reta e os pontos de coordenadas , e pertencem ao gráfico da função.
Lição nº 121 19/04/24 Sumário – Efeito da variação dos parâmetros a e b no gráfico da função f(x) = ax + b.
Definição – Dá-se o nome de função afim a uma expressão cuja expressão é do tipo , em que a é o declive e b a ordenada na origem. (0, b ) O gráfico de uma função afim é uma reta oblíqua que passa no ponto de coordenadas Função Afim
Manual Vol 2 - Página 10 Vamos começar
Considera as funções afins e definidas por e . Função afim Retas paralelas As retas que representam as funções e , definidas respetivamente por e são retas paralelas, pois têm o mesmo declive, que é . Duas funções afins com o mesmo valor do parâmetro são representadas por retas com o mesmo declive e, portanto, por retas paralelas .
Função afim Função linear Um caso particular da função afim é a função linear , cuja expressão algébrica é do tipo , sendo um número racional. O gráfico de uma função linear está contido numa reta que passa na origem do referencial. Ao fixar o parâmetro em zero, na função afim, definida por , obtém-se uma função linear .
Considera a função linear definida por . Função afim Função linear | EXEMPLO 1 O gráfico da função linear está contido numa reta que passa na origem do referencial. Os pontos de coordenadas , e pertencem ao gráfico da função.
Função afim Função linear Sendo a expressão algébrica de uma função linear , tem-se: , logo é a ordenada do ponto de abcissa , do gráfico de ; , sendo diferente de zero, ou seja, é o quociente entre a ordenada e a abcissa de qualquer ponto do gráfico de , à exceção da origem do referencial; designa-se por declive da reta que representa graficamente a função.
Definição Uma função linear é uma função do tipo y = a x . FUNÇÃO LINEAR O gráfico de uma função linear é uma reta não horizontal que passa pela origem . A a também se chama declive da reta que representa graficamente a função. Forma canónica, sendo a o coeficiente do x.
Considera a função linear definida por . Função afim Função linear | EXEMPLO 2 O gráfico da função linear está contido numa reta que passa na origem do referencial e os pontos de coordenadas , e pertencem ao gráfico da função.
Função afim Função linear Como se verificou nos exemplos da função linear, a reta que representa graficamente a função contém a origem do referencial , mas, sendo diferente de zero, o valor do parâmetro influencia a direção da reta que é o gráfico da função linear .
Função afim Função linear Como se verificou nos exemplos da função linear, a reta que representa graficamente a função contém a origem do referencial , mas, sendo diferente de zero, o valor do parâmetro influencia a direção da reta que é o gráfico da função linear .
Função afim Função linear Se , então o gráfico coincide com o eixo das abcissas. Se , a reta atravessa o primeiro e o terceiro quadrantes. Dizemos que « a reta sobe ». Se , a reta atravessa o segundo e o quarto quadrantes. Dizemos que « a reta desce ». Quanto maior é o valor absoluto de 𝑎, mais a reta se aproxima do eixo das ordenadas.
Função afim Função constante Um outro caso particular da função afim é a função constante , cuja expressão algébrica é do tipo , sendo um número racional. O gráfico de uma função constante está contido numa reta horizontal . Ao fixar o parâmetro em zero, na função afim, definida por , obtém-se uma função constante . Se , então o gráfico está contido no eixo das abcissas.
As funções e , definidas por e são funções constantes . As retas que representam as funções e , definidas respetivamente por e , são retas paralelas, pois têm o mesmo declive, que é . Quando o declive é zero, as retas são horizontais , ou seja « não sobem nem descem ». Função afim Função constante | EXEMPLO
Função afim Síntese Função afim Função constante Função linear
Função afim EXERCÍCIO Considera a função definida por . Justifica, sem a representar, que a origem do referencial não pertence ao gráfico da função . Indica as coordenadas do ponto de interseção do gráfico da função com o eixo das ordenadas. Determina a abcissa do ponto de interseção do gráfico da função com o eixo das abcissas. Mostra que o ponto de coordenadas pertence ao gráfico da função . Representa graficamente a função .
Função afim EXERCÍCIO | Resolução A função não é do tipo , logo não é uma função linear e, portanto, o seu gráfico não contém a origem do referencial. As coordenadas do ponto de interseção do gráfico da função com o eixo das ordenadas são . Observa que, em , a ordenada na origem é . Um ponto pertencente ao eixo das abcissas tem ordenada igual a zero. Assim, pretendemos determinar o objeto cuja imagem é zero, ou seja: A abcissa do ponto de interseção é .
Função afim EXERCÍCIO | Resolução (continuação) As coordenadas dos pontos pertencentes ao gráfico de uma função são do tipo . Assim, para mostrar que o ponto de coordenadas pertence ao gráfico da função , vamos mostrar que . Sabemos que o ponto de coordenadas pertence ao gráfico da função e, como a abcissa do ponto de interseção do gráfico da função com o eixo das abcissas é , sabemos que o gráfico interseta o eixo das abcissas no ponto de coordenadas .
Função afim EXERCÍCIO | Resolução (continuação) Ponto de interseção do gráfico da função com o eixo das ordenadas: Ponto de interseção do gráfico da função com o eixo das abcissas: Observa que o gráfico da função é uma reta e que para definir uma reta são suficientes dois pontos.
Manual Vol 2 - Página 16 Tudo
Nº de cadernos Custo (em euros.) 1 2 2 4 3 6 4 8 Se a quantidade de cadernos for representada por x , então o custo correspondente é representado por 2 x X 2 2 = 2 x 1 4 = 2 x 2 6 = 2 x 3 8= 2 x 4 2 x Se Custo = y então y = 2 x x Expressão Algébrica A Marta foi a uma papelaria comprar um caderno e pagou 2 euros. Expressão Algébrica
Expressão algébrica A função fica definida por: O custo depende da quantidade, logo diz-se que: y Variável dependente x Variável independente f ( x ) = 2 x y = 2 x f : x y = 2 x ou ou Nº de bolos Custo (em euros.) 1 2 2 4 3 6 4 8 X 2 Nº de cadernos Custo (em euros.) 1 2 2 4 3 6 4 8 2 x x
Gráfico da Função 1 2 3 4 8 6 4 2 x y Representação gráfica Pode-se calcular e representar a imagem de qualquer objeto dado através da expressão analítica f ( x ) = 2 x x Y = f(x) 1 2 2 4 3 6 4 8 y Variável dependente x Variável independente Gráfico = {(1;2), (2,4), (3;6), (4,8)} y = 2 x
x y Função Constante y=3 x 1
Cálculo do declive de uma reta não vertical
Cálculo do declive de uma reta não vertical
DETERMINAR A EXPRESSÃO ALGÉBRICA DE UMA FUNÇÃO AFIM 1 - 0 3 - 1 5 - 3 f g 0 - 2 Função f Função g Determinar a ordenada na origem, b. y = -2 x + b b = 2 y = - 2x + 2 O valor de b é - 2 y = x - 2 Determinar o declive, a. Determinar o declive, a. y = -2 x + b 2 = -2 x 0 + b a = = 1 2 2 a = = -2 -2 1