Pesquisa para levantamento de repertório cultural visando elaboração de redação.
Size: 923.5 KB
Language: pt
Added: Sep 26, 2022
Slides: 8 pages
Slide Content
Editor: José Guilherme
A Lei 9.605/98, elaborada com o objetivo de trazer punições administrativas e penais para condutas e atos que causem danos ao meio ambiente, trouxe a descrição de diversos crimes ambientais. A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, tem descrito no artigo 54, a queimada urbana, como crime de poluição, que coloca em risco a saúde da população, a segurança de animais, e a destruição da flora. O 3º do art. 225 dispõe que as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores a sanções penais e administrativas.
Queimadas atingem quase 20% do território brasileiro em 3 décadas Levantamento inédito realizado pela ONG MapBiomas mostra que, entre 1985 e 2020, a área queimada no Brasil somada neste período é superior a 1,6 milhão de quilômetros quadrados. Somada, a área queimada no país neste período é superior a 1,6 milhão de quilômetros quadrados, o que corresponde a quase 20% do território brasileiro. O Cerrado e a Floresta Amazônica concentraram 85% da área atingida pelo fogo. Outro dado preocupante mostra que mais da metade dos incêndios ocorreram em áreas de vegetação nativa.
O desmatamento é caracterizado pela remoção da vegetação nativa de uma área. A sua causa está atrelada principalmente à ação antrópica, ou seja, à atuação do homem no desenvolvimento das atividades produtivas. As consequências do desmatamento estão ligadas à perda da biodiversidade e, consequentemente, à extinção de espécies. Além disso, o desmate provoca um amplo conjunto de impactos ambientais negativos e é apontado como um dos grandes responsáveis pelas mudanças climáticas . As queimadas são fenômenos naturais que podem surgir em áreas secas, de clima árido e semiárido, que contenham vegetação. Com a ajuda do vento e da baixa umidade, fagulhas podem surgir de forma natural, causando incêndios que, em alguns casos, podem chegar a proporções enormes. Há, também, as queimadas antrópicas, muito comuns em áreas rurais para a limpeza do pasto ou para a preparação do solo para a próxima colheita.
“A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguém."Marina Silva, historiadora, professora, ambientalista e política brasileira “É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” Victor Hugo, romancista, poeta, dramaturgo e ativista pelos direitos humanos francês. “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” Paul Atson , co-fundador do Greenpeace.
Documentário “Cinzas da Floresta” O artista paulista Mundano percorreu junto com uma expedição mais de 10.000 km em 4 biomas brasileiros (Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado) acompanhando brigadistas e registrando imagens e entrevista sobre as queimadas no país. O artista pintará um mural de 780 m² no Centro de São Paulo com a tinta produzida a partir das cinzas de florestas que foram queimadas nos últimos meses. A obra ficará na rua Capitão Mor Jerônimo Leitão, no bairro da República, região central da cidade de São Paulo.
MÚSICAS RELACIONADAS AO DESMATAMENTO E AS QUEIMADAS NO MUNDO: As Baleias, de Roberto e Erasmo Carlos : Essa música fala da extinção provocada pelas ações descabidas do homem, como a caça. Excelente material para levantar outras atividades humanas que provocam a extinção de espécies. Esta seção e este texto podem ajudar em alguma futura atividade com os alunos. Absurdo, de Vanessa da Mata : Aqui, a cantora mato-grossense aponta o comportamento autodestrutivo humano que, ao prejudicar a natureza, prejudica a si mesmo – já que fazem parte do mesmo conjunto, das mesmas interações, do mesmo planeta.