Introdução Neste trabalho iremos falar sobre os Deuses Gregos como Zeus, Ares ou Poseidon. E de Heróis como Héracles , Aquiles ou Ulisses.
Deuses Gregos Os Gregos ,como muitos outros povos, eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Os deuses eram representados à semelhança do homem, distinguindo-se apenas pelos seus poderes sobrenaturais e imortalidade.
Zeus Zeus era deus do trovão e é o principal deus da mitologia grega. Era considerado, na Grécia Antiga, como o deus dos deuses. O nome Zeus em grego antigo significava “rei divino”.
Poseidon Poseidon era o deus do mar e é irmão de Zeus e de Hades. O símbolo que lhe é mais associado é o tridente.
Hades Hades era o deus responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte. Era irmão de Zeus e de Poseidon. Possuía um cão, Cérbero, que tinha 3 cabeças. O cão era responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.
Hera Hera era deusa do casamento da fertilidade e do nascimento. Era irmã de Zeus e também sua mulher, por isso, era rainha de todos os deuses.
Afrodite Afrodite era a deusa da beleza e do amor. Era filha de Zeus e Dione (deusa das ninfas). Casou-se com Hefesto (deus do fogo).
Atena Atena era a deusa da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa. Era filha de Zeus e de Métis (deusa da sabedoria) , que nasceu do cérebro de Zeus.
Apolo Apolo era o deus do Sol e da luz, da música, da verdade e da profecia, da poesia e das Artes e ainda o protector das musas. Era irmão gémeo de Artemisa (deusa da caça), filho de Zeus e Leto ( deusa do anoitecer) .
Artemisa Artemisa era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia. Era irmã gémea de Apolo, filha de Zeus e de Leto.
Ares Ares era o Deus da Guerra. Ele preocupava-se com a guerra e a batalha,e entrava rapidamente em lutas. Era mais adorado pelos Romanos do que pelos gregos.
Dionísio Dionísio era o deus das festas, do vinho, do lazer, da desordem e do prazer. Filho de Zeus e da princesa Semele , foi o único deus filho de uma mortal.
Hefesto Hefesto era o deus do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino. Era filho de Hera e Zeus, e casou-se com Afrodite.
Deméter Deméter era a deusa da fertilidade, agricultura, natureza e estações do ano. Era a mãe de Pérsefone , e o seu mito explica as estações do ano. É Primavera e Verão quando Pérsefone vem viver consigo e Outono e Inverno quando Pérsefone regressa ao mundo dos mortos.
Hermes Hermes era o deus do comércio, dos diplomatas, o patrono da ginástica e o mensageiro dos deuses Era filho de Zeus e da ninfa Maia.
Heróis Gregos Na mitologia grega, os heróis ( semi-deuses ) eram personagem que estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Possuíam poderes especiais superiores aos dos humanos (força, inteligência, velocidade), porém eram mortais. De acordo com a mitologia grega, os heróis eram filhos de deuses com seres humanos.
Héracles Héracles era conhecido pela sua força física. Os seus feitos estão presentes nas histórias sobre os Doze Trabalhos de Hércules. Derrotou monstros e cumpriu vários desafios que seriam impossíveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena.
Aquiles Aquiles era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta área. O seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha, durante a Guerra de Tróia . Era o filho da nereida Tétis e Peleu.
Ulisses Ulisses foi um personagem da Ilíada e da Odisséia , de Homero. É a personagem principal dessa última obra. É um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopéia grega. Ulisses era rei de Ítaca e filho de Laerte e Anticleia.
Teseu Teseu foi um grande herói ateniense cujo nome significa: " o homem forte por excelência ". Teseu derrotou o Minotauro, monstro que habitava o célebre labirinto mantido pelo rei Minos, na ilha de Creta.
Conclusão Assim conclui-se que: Os deuses: Tinham grande influência e importância na sociedade da Grécia Antiga; Zeus era o deus dos deuses e tinha o poder supremo; Os gregos acreditavam que cada deus tinha uma função específica que os ajudavam na sua vida.
Conclusão Os Heróis: Têm o titulo pelos feitos que fizeram e não pelo poder que têm, como no caso dos Deuses; Muitos deles deram origem a grandes histórias, como a Odisseia de Homero, que escreveu a história de Ulisses.