aulas ministrada no curso teórico para a primeira habilitação.
Professor Luiz januário
Size: 918.83 KB
Language: pt
Added: Feb 07, 2018
Slides: 14 pages
Slide Content
Dicas de Mecânica Luiz Januário
Os riscos que o veículo pode oferecer estão relacionados às condições de operação, funcionamento e conservação A PARTE MAIS PESADA DO MOTOR É O BLOCO “A válvula Os gases gerados pelo motor são eliminados pelo escapamento. de admissão controla a entrada dos gases no cilindro” de escape controla a saída dos gases queimados”
com o motor ainda frio, deve-se: evitar acelerações bruscas ; verificar o nível do óleo; verificar a água no reservatório. SISTEMAS: ALIMENTAÇÃO,ELETRICO,ARREFECIMENTO,TRANSMISSÃO,LUBRIFICAÇÃO,FREIO,SUSPENSÃO,DIREÇÃO O carburador (misturador) faz a mistura A injeção eletrônica substitui o carburador. O problema mais comum no carburador é entupimento . combustível e ar
ELÉTRICO = ( bateria ) PARA COMPLETAR A BATERIA, ÁGUA DESTILADA No caso de bateria sem carga, a solução é a chupeta. Quando desconectar, primeiro o pólo negativo. Limpar os terminais da bateria com solução de bicarbonato de sódio . O DISTRIBUIDOR É UM COMPONENTE ELÉTRICO.
O alternador gera carga para a bateria . Qualquer pergunta? recomendações do fabricante . As velas e o distribuidor criam a centelha O sistema elétrico é responsável pelo acionamento do sistema de partida do veículo. ARREFECIMENTO ( controle de temperatura ) O arrefecimento é feito com: AR e a ÁGUA O principal componente do arrefecimento : ventilador ou ventoinha . A bomba d’água força a circulação da água entre o motor e o radiador. A finalidade da válvula termostática é permitir a passagem de água do motor para o radiador quando a temperatura ideal for atingida
TRANSMISSÃO? EMBREAGEM E CÂMBIO EMBREAGEM = PLATÔ, COLAR E DISCO FINALIDADE : TRANSMITIR PROGRESSIVAMENTE A POTÊNCIA ( obs. Descansar o pé no pedal desgasta os discos de embreagem ) CÂMBIO = ( trocar a marcha ). O ÓLEO LUBRIFICANTE REDUZ O ATRITO (ou desgaste) das peças moveis do motor. Funções do óleo lubrificante: Lubrificar; Refrigerar as peças internas do motor; Limpar o motor por dentro . Quando acender a luz do manômetro parar o veiculo e verificar o óleo do motor.
PARTES DO SISTEMA DE FREIO: CILINDRO MESTRE, DISCO ,TAMBOR . Ao perceber ruídos ou chiados no uso do pedal de freio , levar imediatamente para oficina para revisão e troca de pastilhas ou lonas. TIPOS DE FREIO: Mecânico e hidráulico. FREIO DE ESTACIONAMENTO ( SÓ ATUA NAS RODAS TRASEIRAS ) Para acionar o freio de estacionamento, você deve puxar a alavanca sem forçar além do necessário Trocar do fluído de freio só se tiver contaminado com água. As bolhas de ar são eliminadas com sangria no sistema de freio.
SUSPENSÃO absorve os impactos da roda com o solo. MOLAS = SUSTENTAR O VEÍCULO, MESMO PARADO. AMORTECEDORES = REDUZIR OS MOVIMENTOS BRUSCOS DA MOLA. SUBESTERÇAMENTO – dianteira desgovernada. SOBRESTERÇAMENTO – derrapagem traseira.
Função do pneu: ADERÊNCIA. BANDA DE RODAGEM faz parte do pneu. A CALIBRAGEM deve ser verificada de acordo com as recomendações do fabricante . A baixa calibragem provoca desgaste no pneu . O excesso de calibragem provoca estouro . BALANCEAMENTO (das rodas) É A SOLUÇÃO PARA PROBLEMAS DE VIBRAÇÕES NO VOLANTE. RODÍZIO, balanceamento e alinhamento dão maior durabilidade aos pneus. os fios de reforço no pneu podem ser radial ou diagonal.
O PAINEL DE INSTRUMENTOS do veículo serve para orientar o condutor. VELOCIMETRO – INDICA A VELOCIDADE . ODOMETRO – INDICA A QUILOMETRAGEM . AMPERIMETRO – INDICA A CARGA NA BATERIA OU ALTERNADOR . MANOMETRO – Indica falta de pressão do óleo do motor. TERMOMETRO – INDICA A TEMPERATURA DO MOTOR.
a luz indicadora de direção disparar no painel, há uma lâmpada deste sistema queimada. Ao entregar seu veículo na oficina, você deve solicitar os serviços a serem feitos, por escrito. Pra evitar o atolamento na areia, sugere-se esvaziar um pouco os pneus . Em atoleiro de lama, retirar todo o peso e calçar os pneus com galhos, pedras, ou outro material a disposição. Se precisar passar sobre um ponto de alagamento, primeiro avaliar a profundidade do alagamento. Engrenar a primeira ou segunda marcha para manter o motor acelerado e evitar que entre água pelo escapamento.
MANUNTENÇÃO BASICA PARA MOTOCICLETAS Transmissão ( corrente, coroa e pinhão ); Cabos ( de freio, acelerador e de embreagem ). - O motor se divide em: R=três partes : bloco de cilindros, cabeçote e cárter. - O sistema de direção serve para: R=movimentar as rodas dianteiras, colocando o veículo na direção desejada pelo condutor. O tipo de refrigeração do motor que exige menos cuidados é a refrigeração: R=a ar.
Pisar na embreagem, desligando a força motriz dos eixos propulsores sem interromper o funcionamento do motor significa: R=debrear o veículo Para reabastecer a solução de bateria, em caso de derramamento, deve-se adicionar: R=solução eletrolítica. O termômetro é o instrumento encontrado no painel de veículos arrefecidos a: R=água . A combustão do veículo ocorre no: R=cilindro.
O motor do carro está esquentando muito pode ser: R=falta d água no radiador ou de óleo no motor. O alto consumo de combustível do veículo é causado por: R=velas sujas, trincadas ou gastas . Os quatro tempos do motor em ordem: R= admissão; compressão; combustão; escape. Qual dessas operações não ocorre no terceiro tempo do motor? R=Válvula de escape está aberta. A função da biela é ser responsável por ligar o: R=eixo virabrequim ao pistão.