Professora Ma. Edilene Reis DIDÁTICA: Aspectos conceituais: fundamentos, trajetória e tendências
DIDÁTICA: a arte de ensinar
Conceitos de Didática É um campo da pedagogia que estuda e orienta o processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender e aprimorar a relação entre professor, aluno, conteúdo e contexto. “[...] é a mediação entre as intenções educativas e as possibilidades de efetivá-las na prática escolar” ( Libâneo , 2004, p. 23) “É o estudo dos processos de ensino e aprendizagem com o objetivo de torná-los mais eficientes” (Luckesi, 2005, p. 18). “É o campo de estudo que se preocupa com o processo de ensino, tendo em vista os objetivos da educação” ( Candau , 2009, p. 9).
✅ em síntese: A didática pode ser compreendida como: A mediação intencional entre o conhecimento e o aluno; O estudo e aplicação de estratégias e métodos de ensino; Uma área da pedagogia que considera os aspectos teóricos, práticos e contextuais do ato de ensinar. Intenções educativas interconectadas ao contexto pedagógico em que se insere.
QUATRO EIXOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DIDÁTICA DO ENSINO Professor; Aluno; Conteúdo; Aprendizagem
Professor Profissional que ministra aula ou cursos em todos os níveis educacionais: Infantil; Fundamental; Médio; Técnico Superior
Aluno Sujeito que recebe a informação do professor para adquirir ou ampliar os seus conhecimentos.
Conteúdo O conteúdo na educação está relacionado ao conjunto de saberes (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) que são ensinados e aprendidos no processo educativo. O conteúdo não é apenas a matéria a ser transmitida, mas um meio para atingir os objetivos formativos.
Aprendizagem Processo pelo qual o sujeito adquire ou modifica conhecimentos, habilidades, atitudes ou valores a partir da experiência, estudo ou ensino. Diversos autores abordam o conceito de maneiras distintas, de acordo com suas áreas e teorias. “O principal objetivo da educação intelectual é formar seres capazes de raciocinar e não de acumular conhecimentos” (Piaget, 2007, p. 7). “O aprendizado desperta diversos processos internos de desenvolvimento que operam somente quando a criança está em interação com pessoas em seu ambiente e em cooperação com seus companheiros” (Vygotsky, 2001, p. 101). "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (Freire, 1996, p. 47).
A aprendizagem ocorre quando o sujeito se torna ativo no processo, construindo saberes em interação com o mundo (Freire, 1996); Para Piaget, a aprendizagem está ligada ao desenvolvimento cognitivo e ocorre por meio da assimilação e acomodação de novas informações. Vygotsky destaca a importância do contexto social e da linguagem para a aprendizagem. Aprendizagem
Nesta perspectiva, a aprendizagem ocorre quando o sujeito se torna ativo no processo, construindo saberes em interação com o mundo (Freire, 1996); Para Piaget, a aprendizagem está ligada ao desenvolvimento cognitivo e ocorre por meio da assimilação e acomodação de novas informações. Vygotsky destaca a importância do contexto social e da linguagem para a aprendizagem. Aprendizagem
DIDÁTICA: a arte de ensinar Juan Amós Comenius Considerado o pai da Didática
Nasce u na Morávia e vive u entre os anos de 1592 à 1670; Pertencente à comunidade evangélica dos irmãos morávios; Se torna órfão de pai muito cedo e tem sua educação negada até os 16 aos de idade; Foi pastor, diretor, professor e militante político; Foi o fundador da didática e de certa forma da pedagogia moderna; Sua pedagogia baseia-se nas ideias religiosas e realistas; Para ele o fim último da educação é a felicidade eterna, a salvação, e para tanto sua pedagogia não poderia pautar-se em um credo, mas antes de tudo em uma relação íntima com Deus; Os fins resumem-se portanto no saber, na virtude e na piedade. Juan Amós Comenius
Juan Amós Comenius Defendia uma educação acessível a pobres e ricos, meninos e meninas; Dividiu o período de escolarização em 4 momentos: infância (doméstica), puerícia (comuns), adolescência (ginásio), juventude (academias). Em sua didática estabelece regras metódicas para o ensino de ciências, línguas e artes: a) Deve-se ensinar o que se cumpre fazer; b) Com utilidade e de acordo com o contexto; c) Sem rodeios; d) Deve-se evidenciar o porquê das coisas; e) No fato ou fenômeno deve-se estudas todas as partes; f) Cumpre deter-se em cada coisa e a partir daí prosseguir; g) Deve-se ensinar uma coisa por vez; h) As diferenças das coisas devem ser explicadas para que se construa um conhecimento claro.
No início, havia um triângulo!
PROFESSOR ALUNO UM CONTEÚDO DE APRENIZAGEM Triângulo Simbólico
HISTÓRICO DA DIDÁTICA ENTRE OS ANOS DE 20 A 50 Didática praticada era da Escola Nova que buscou superar a escola tradicional, promovendo assim, uma reforma educacional e escolar. O movimento da Escola Nova defendia a necessidade de partir dos interesses das crianças, abandonando a ideia da criança como um adulto em miniatura, adaptando-se a cada fase do seu desenvolvimento. Foi a fase do aprender fazendo.
Contexto: Influência da pedagogia tradicional e das ideias do tecnicismo, impulsionadas pelo regime militar (a partir de 1964). Características: Enfoque no ensino como transmissão de conteúdos. Ênfase na eficiência, produtividade e controle do processo de ensino. Professor como "executor" e aluno como "receptor passivo". Influência teórica: Psicologia behaviorista (Skinner), com foco em objetivos instrucionais, planejamento e avaliação mensurável. Objetivo principal: Formar mão de obra qualificada e disciplinada para o mercado. HISTÓRICO DA DIDÁTICA ENTRE OS ANOS DE 60 A 80
HISTÓRICO DA DIDÁTICA ENTRE OS ANOS DE 90 aos atuais A didática dos anos 1990 até os dias atuais continua evoluindo em resposta às transformações sociais, tecnológicas e educacionais. Contexto: Redemocratização consolidada, nova Constituição (1988) e LDB (1996). Características: Avanço da Pedagogia Crítico-Reflexiva. Fortalecimento das ideias de Paulo Freire , valorizando o diálogo e a reflexão. Início da inclusão de alunos com deficiência e discussão sobre educação para todos . Uso de projetos interdisciplinares e valorização da prática social do conhecimento. O foco sai do ensino (professor) e passa a ser a aprendizagem (aluno)
Didática: atividade pedagógica escolar O que investiga a pedagogia? A natureza das finalidades da educação intencional como processo social, no seio de uma determinada sociedade. Neste sentido o que assegura a didática? O fazer pedagógico intencional. Garante a arte de “ensinar”. E o que vem a ser ensinar? Caráter instrutivo e formativo. Perspectiva tridimensional da didática: Político-social; Técnica; Humana.
Hoje nós temos...
Centrada no aluno; Mediação pedagógica; Metodologias ativas; Tecnologias digitais; Educação híbrida e flexível; Avaliação formativa e contínua; Inclusão e diversidade. Características da didática contemporânea “A didática contemporânea exige uma nova postura do professor, que precisa articular conhecimento, ética e sensibilidade pedagógica” ( Libâneo , 2013, p. 78).
DIDÁTICA NA ATUALIDADE ENVOLVE:
Referências CANDAU , Vera Maria. Didática e multiculturalismo : saberes docentes e práticas escolares. Petrópolis: Vozes, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIBÂNEO , José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2004. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2005. PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança . 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.