Dieta hipoprotéica

53,266 views 9 slides Oct 27, 2013
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

slide sobre dieta hipoproteica e patologias associadas


Slide Content

Acadêmicos: Evelyn ribeiro Jocélio nobre Luciana pinheiro Dieta Hipoprotéica

Descrição A Dieta hipoproteica é uma dieta q fornece o mínimo de proteínas possíveis.

Alimentos Permitidos Pães Frutas Verduras (crua ou cozidas) Feijão Azeite de Oliva Arroz branco ou integral Suco de frutas Qualquer tipo de farinha

Alimentos Proibidos Carne Vermelha Ovos Laticínios

Patologias Associadas A dieta hipoprotéica é indicada para pacientes com ingestão controlada de proteínas, portadores de INSUFICIÊNCIA RENAL e CIRROSE HEPÁTICA.

Insuficiência Renal O paciente que apresenta insuficiência renal crônica (IRC), mas ainda não está sendo submetido à diálise (fase pré -dialítica ou tratamento conservador) deve cuidar de sua alimentação, principalmente no que diz respeito ao sódio e à proteína de origem animal. A progressão da doença não é totalmente justificada pelo uso excessivo da proteína, porém, acredita-se que o aumento da ingestão de proteína eleva a proteinúria (eliminação protéica através da urina), aumentando o ritmo de progressão da doença renal . A alimentação restrita em proteína atrasa a entrada para a diálise quando comparada à dieta não restrita. O efeito protetor da dieta hipoprotéica inclui diminuição da pressão intraglomerular , menor excreção de amônia e fosfato, menor geração de produtos nitrogenados tóxicos e íons inorgânicos responsáveis pelos distúrbios clínicos e metabólicos característicos da uremia, diminuição dos lipídeos séricos e redução de fatores mitogênicos e de crescimento .

Cirrose hepática A cirrose hepática é resultado final de anos de agressões ao fígado, sendo caracterizada pela substituição do tecido hepático normal por nódulos e tecido fibroso . No fundo, nada mais é do que a cicatrização do fígado. Onde deveria haver tecido funcionante , há apenas fibrose (cicatriz ). Quanto mais extensa for a cirrose, a cicatriz, menor é o número de células saudáveis e maior é o grau de insuficiência hepática. Em última análise, a cirrose é um estado de falência (morte) do fígado, órgão nobre, sem o qual não conseguimos sobreviver. Várias doenças podem levar à cirrose, como alcoolismo e hepatites virais (tipos B, C e D), dentre outras . Não há uma dieta específica, cada paciente tem necessidades que variam de características individuais. De modo geral, as recomendações básicas são evitar o excesso de sal, frituras e carne vermelha; manter abstinência alcoólica e procurar fracionar a dieta, comendo mais vezes ao dia uma menor quantidade de alimento. O adequado é individualizar a necessidade dietética, sob orientação do médico e do nutricionista .

Prejuízos da Dieta Hipoproteica Uma dieta pobre em proteína provoca a atrofia e a redução dos neurônios do gânglio celíaco, uma parte do sistema nervoso simpático fundamental. É ele que inerva os neurônios da parede do intestino delgado, porção que realiza os movimentos peristálticos e o controle da absorção de nutrientes. A falta de proteína na alimentação também é responsável pela morte dessas células nervosas.

FIM
Tags