DISCIPLINA POSITIVA CRIANÇAS DE ATÉ 6 anos.pptx

265 views 13 slides Jan 03, 2024
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

Disciplina positiva


Slide Content

“Meu filho(a) não me OBEDECE. ” “Meu filho(a) frequentemente faz BIRRA em público.” “Estou cansada e frustrada com o comportamento do meu filho(a).” “Meu filho(a) desafia as regras estabelecidas.” “Não consigo estabelecer limites claros para meu filho(a).”

VAMOS CONHECER UM CAMINHO QUE PODE TE AJUDAR!

Você já ouviu falar em disciplina positiva ? É u ma abordagem de educação que se concentra em ensinar, guiar e modelar o comportamento desejado, em vez de punir comportamentos indesejados. Disciplina Positiva: Age antes - atravé s de modelagem X Educação Tradicional: Age depois – através de punições

Qual é a diferença entre DISCIPLINA POSITIVA E PERMISSIVIDADE? Resposta: A disciplina positiva envolve estabelecer limites e expectativas claras , enquanto também promove o respeito e a empatia. Não é o mesmo que permissividade, que é a ausência de regras e limites. A disciplina positiva equilibra o amor e a orientação com limites apropriados.

PILARES DA DISCIPLINA POSITIVA : DEFINIÇÃO DE REGRAS E LIMITES COM ANTECEDÊNCIA REFORÇO DE COMPORTAMENTOS P OSITIVOS GERENCIAMENTO DOS CONFLITOS ESTÍMULO À AUTONOMIA DA CRIANÇA

1. DEFINIÇÃO DE REGRAS E LIMITES Defina regras e limites com antecedência Planeje uma rotina, com horários Explique à criança por que as regras são importantes Seja consistente nas regras e consequências Aprenda a ouvir as preocupações e necessidades da criança e leve isso em consideração na hora de criar os combinados. Criança precisa mexer o corpo! Evite rótulos negativos : quando um combinado não for respeitado, foque no comportamento, não na criança. Ex .: “Você é desobediente.” X “Esse comportamento é errado.” Use linguagem positiva e não-violenta

POR QUE MEU FILHO(A) SE COMPORTA BEM NA ESCOLA E NÃO ME OBEDECE QUANDO CHEGA EM CASA?

COMBINA-DOS ROTINA

2. REFORÇO DE COMPORTAMENTOS POSITIVOS Ao invés de punir o comportamento indesejado, o reforço positivo foca em fortalecer comportamentos desejados: Elogie e reconheça o bom comportamento. Use recompensas não materiais , como elogios e abraços. Evite barganhas e chantagens. Seja um modelo de empatia, respeito e autorregulação. As crianças aprendem observando os adultos. Cuide de si mesmo para ser um exemplo positivo. Dedique tempo de qualidade com a criança. Esteja presente e envolvido em suas atividades. Crie momentos especiais para fortalecer os laços.

3. GERENCIAMENTO DOS CONFLITOS Mantenha a calma: responder ao invés de reagir. Conflitos são oportunidades de ensino, resolva-os em conjunto com as crianças, q uestionando-as sobre suas ações. Consequências Lógicas: Deixe a criança experimentar as consequências naturais de suas ações, desde que não haja riscos sérios à segurança. Evite gritar, punir ou ameaçar. Palmada é pedagógica? Tempo de reflexão: crie um espaço seguro para a criança se acalmar. Redirecionamento: desvie a atenção da criança para outro foco.

O QUE FAÇO QUANDO MEU FILHO TEM UM COMPORTAMENTO DESAFIADOR EM PÚBLICO? Mantenha a calma, redirecione a atenção da criança para algo mais apropriado e, se necessário, dê um tempo de reflexão. Evite reações impulsivas em público e converse com seu filho sobre o comportamento em particular depois que estiverem em um ambiente mais tranquilo.

4. ESTÍMULO À AUTONOMIA DA CRIANÇA Deixe a criança tomar decisões simples, como escolher a roupa que deseja vestir, ou o brinquedo com o qual quer brincar. Ex.: “Senta aqui.” X “Escolha um lugar para sentar.” Ensine-a a vestir-se, calçar sapatos, escovar os dentes e arrumar a cama. Dê tempo para a criança tentar realizar tarefas por si mesma, mesmo que leve mais tempo do que se você fizesse. Atribua tarefas adequadas à idade da criança, como arrumar os brinquedos, colocar a roupa suja no cesto, alimentar animais de estimação etc. Incentive a criança a expressar seus pensamentos, sentimentos e necessidades. Escute atentamente e valide suas emoções. Promover a Autorregulação: Ajude a criança a reconhecer e gerenciar suas emoções e impulsos.

Como posso aprender mais sobre disciplina positiva? Resposta: Existem muitos recursos disponíveis, como livros, vídeos, cursos etc. Você pode começar procurando vídeos educativos no YouTube ou livros de autores renomados na área, como Jane Nelsen e Adele Faber.
Tags