O que é o discurso direto ? ‹#› É a reprodução exata da fala ou do pensamento de alguém.
O que é o discurso direto ? ‹#› É a reprodução exata daquilo que alguém disse ou pensou. O Capitão ordenou: — Apanhem-nas! Apanhem-nas!
O que é o discurso indireto ? É a reprodução do conteúdo da fala ou do pensamento de alguém feita através da voz de um narrador . ‹#› O Capitão ordenou: — Apanhem-nas! Apanhem-nas! O Capitão ordenou que as apanhassem.
Que verbos usamos para introduzir o discurso direto ? ‹#› Usamos verbos introdutores do discurso: aconselhar afirmar dizer concluir corrigir exclamar explicar gritar insistir interrogar lembrar mencionar murmurar ordenar pedir pensar perguntar referir repetir responder …
No discurso direto , estes verbos podem ser usados em várias posições: antes , no meio ou no fim do discurso. Que verbos usamos para introduzir o discurso direto ? ‹#› O Capitão ordenou: — Apanhem-nas! Apanhem-nas! — Apanhem-nas! — ordenou o Capitão. — Apanhem-nas! — Apanhem-nas! Apanhem-nas! — ordenou o Capitão.
No discurso indireto , os verbos introdutores indicados atrás são seguidos de: ‹#› que se para Que verbos usamos para introduzir o discurso indireto ?
Que sinais de pontuação usamos para apresentar o discurso direto ? ‹#› Antes do discurso direto, usamos os dois pontos . Depois, usamos: travessão (num novo parágrafo); aspas , quando reproduzimos o pensamento da personagem ou o que uma personagem diz para si própria (monólogo).
As transformações são de vários tipos. Por exemplo... Que transformações devemos fazer quando passamos o discurso direto para o discurso indireto ? ‹#›
... nos tempos e nos modos verbais , quando o verbo introdutor do discurso está no passado: ‹#› Presente do indicativo Pretérito imperfeito do indicativo O Manuel disse: — Tenho de acordar. O Manuel disse que tinha de acordar.
... nos tempos e nos modos verbais , quando o verbo introdutor do discurso está no passado: ‹#› Pretérito perfeito do indicativo Pretérito mais-que-perfeito do indicativo A Mãe perguntou : — O que foi ? A Mãe perguntou o que tinha sido .
... nos tempos e nos modos verbais , quando o verbo introdutor do discurso está no passado: ‹#› O Manuel afirmou : — Salvarei a minha mãe. O Manuel afirmou que salvaria a sua mãe. Futuro do indicativo Condicional
... nos tempos e nos modos verbais , quando o verbo introdutor do discurso está no passado: ‹#› O Capitão ordenou : — Apanhem as mulheres. O Capitão ordenou que apanhassem as mulheres. Modo imperativo Modo conjuntivo
... na pessoa gramatical dos pronomes (pessoais e possessivos): ‹#› eu, me, mim, comigo; tu, te, ti, contigo ele, o, lhe, se, si, consigo, com ele A Mãe perguntou: — Ainda te dói a cabeça? A Mãe perguntou se ainda lhe doía a cabeça.
... na pessoa gramatical dos pronomes (pessoais e possessivos): ‹#› nós, nos, connosco; vós, vos, convosco eles, os, lhes, consigo/com eles A Mãe afirmou: — Nós ficámos impressionados. A Mãe afirmou que eles tinham ficado impressionados.
... na pessoa gramatical dos pronomes (pessoais e possessivos): ‹#› meu, teu; nosso, vosso seu/dele; seus/deles A Ana disse: — Brinco com o meu . A Ana disse que brincava com o dela .
... na pessoa gramatical dos verbos: ‹#› 1. a ou 2. a pessoa 3. a pessoa A Ana disse: — Brinco com o meu. A Ana disse que brincava com o dela.
... nos pronomes e determinantes demonstrativos: ‹#› este, esta, isto; esse, essa, isso aquele, aquela, aquilo; o/a outro(a) Ana pediu a Manuel: — Não fales nisso . Ana pediu a Manuel que não falasse naquilo .
... em advérbios e noutras expressões com valor de tempo: ‹#› agora, já hoje, ontem então, naquele momento naquele dia, no dia anterior amanhã no dia seguinte na semana passada na semana anterior na semana que vem na semana seguinte
... em advérbios e noutras expressões com valor de lugar: ‹#› aqui, ali cá lá ali, além, acolá A Ana perguntou: — O que haverá aqui dentro? A Ana perguntou o que haveria ali dentro.
‹#› ... em funções sintáticas: Vocativo Desaparece ou passa a complemento indireto. A Ana perguntou: — Manuel , o que é isto? A Ana perguntou o que era aquilo. A Ana pediu: — Manuel , não dês azar! A Ana pediu ao Manuel que não desse azar.