discurso direto e indireto.pptx

132 views 7 slides Sep 11, 2022
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

Discurso direto e indireto


Slide Content

DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

O leitor pode conhecer as palavras e os pensamentos das personagens pela sua própria voz ou através do narrador que reproduz essas palavras ou pensamentos. Assim, num texto narrativo, podemos conhecer as falas das personagens de forma direta ou de forma indireta.

DISCURSO DIRETO As personagens falam diretamente umas com as outras, em diálogo. Cada fala constitui um parágrafo, introduzido por um travessão . Exemplo: - Ei, tia Marta, manda um beijo pra Carol, diga a ela que estou com saudades.

DISCURSO INDIRETO As personagens não falam diretamente , mas através de um narrador . Observando o exemplo do discurso direto, podemos transformá-lo em um discurso indireto, ou seja, a fala de uma personagem sendo dita em 3ª pessoa: Marta estava no supermercado quando encontrou sua sobrinha, que mandou um beijo pra Carol e disse que estava com saudades.

OUTROS EXEMPLOS: DISCURSO DIRETO: O chefe perguntou: “Por que você chegou atrasado à reunião?” “O ônibus em que eu vinha quebrou”, respondeu André. DISCURSO INDIRETO: O chefe perguntou a André o motivo de ter se atrasado para a reunião. André respondeu que o ônibus em que vinha havia quebrado.

No discurso direto, as falas são introduzidas por parágrafo e travessão (por vezes as aspas podem substituir o travessão ). Já o discurso indireto, o narrador introduz a fala da personagem por um verbo de elocução, seguido de “que” ou “se”. Os verbos de elocução são aqueles que introduzem alguma fala. No discurso indireto eles se apresentam como “disse que”, “mencionou que”, “alertou que”...

DÚVIDAS?
Tags