Aula de distúrbios hemodinâmicos dentro da disciplina patologia dos sistemas
Size: 1.48 MB
Language: pt
Added: Sep 10, 2024
Slides: 23 pages
Slide Content
Distúrbios Hemodinâmicos – parte 01 Disciplina: Patologia dos Sistemas
REVISÃO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR A circulação do sangue e a distribuição de líquidos no organismo são feitas pela ação coordenada do coração (bomba propulsora), dos vasos sanguíneos e do sistema linfático; As artérias conduzem o sangue aos tecidos, na microcirculação ocorrem as trocas metabólicas; as veias retornam o sangue ao coração; cabe aos vasos linfáticos o papel de reabsorver o excesso de líquido na microcirculação .
TIPOS DE FORÇA OU PRESSÃO SOBRE OS VASOS SANGUÍNEOS: Compressão radial/distensão (tensão) causada pela pressão intraluminal ; Extensão longitudinal, provocada por hiperextensão do vaso; Cisalhamento, que atua na superfície interna dos vasos e tende a “raspar” as células endoteliais. Quando essas forças ultrapassam a resistência da parede, surgem lesões variadas, como dilatações ou rupturas variadas.
QUANDO OCORRE ALTERAÇÕES DESSAS FORÇAS OS VASOS SE REMODELAM, DA SEGUINTE FORMA: O cisalhamento modula a função endotelial e influencia o tônus vascular. Exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo e, consequentemente , o cisalhamento, que por sua vez estimula a liberação de óxido nítrico (NO) e prostaciclina (PGI 2 ) pelas células endoteliais, ambos capazes de promover vasodilatação . Ao longo do tempo, pode haver aumento das enzimas responsáveis pela produção dos agentes vasodilatadores e remodelação do vaso, com aumento do seu diâmetro.
HIPEREMIA Consiste no aumento da quantidade de sangue no interior dos vasos de um órgão ou de uma região. Pode ser: Ativa; Passiva; Aguda; Crônica.
HIPEREMIA ATIVA Consiste na dilatação arteriolar com aumento do fluxo sanguíneo local e aumento da temperatura. A vasodilatação é de origem simpática ou humoral e leva à abertura dos capilares inativos, o que resulta na coloração rósea intensa ou vermelha no local atingido.
HIPEREMIA ATIVA FISIOLÓGICA Quando há necessidade de maior irrigação, como ocorre nos músculos esqueléticos durante o exercício, na musculatura gastrointestinal durante a digestão ou na face frente à emoções.
HIPEREMIA ATIVA PATOLÓGICA Ocorre em inúmeros processos patológicos, como na cicatrização, queimadura, traumatismos e nas inflamações agudas.
HIPEREMIA PASSIVA Também conhecida como CONGESTÃO ; Decorre da redução da drenagem venosa, que provoca distensão das veias distais, vênulas e capilares; Por isso mesmo a região comprometida adquire coloração vermelho-escura, devido à alta concentração de hemoglobina desoxigenada; Pode ser localizada (obstrução de uma veia) ou sistêmica (insuficiência cardíaca).
CAUSAS DA CONGESTÃO LOCAL Obstrução extrínsica ou intrínseca de uma veia; Obstrução de vasos sanguíneos; Compressão por tumor; Trombose; Redução do retorno venoso. A CONGESTÃO dos leitos capilares está intimamente relacionada ao desenvolvimento de EDEMA!
HIPEREMIA PASSIVA SISTÊMICA Insuficiência Cardíaca Esquerda: surge congestão pulmonar (também ocorre na insuficiência mitral ou nos casos de estenose); Insuficiência Cardíaca Direita: congestão sistêmica.
CONGESTÃO PULMONAR Os capilares alveolares encontram-se dilatados e ingurgitados de sangue; Os septos pulmonares tornam-se alargados por edema intersticial; A longo prazo, os septos sofrem fibrose e ficam espessados.
CONGESTÃO HEPÁTICA Aguda ou crônica; É provocada na maioria das vezes por insuficiência cardíaca congestiva; Discreto aumento de peso e volume.
EDEMA Do grego significa: inchaço, tumefação; É o acúmulo de líquido no interstício ou em cavidades do organismo; Pode ser localizado ou sistêmico; Transudato : é um líquido com baixo conteúdo de proteínas, indica que a permeabilidade vascular continua preservada, permitindo a passagem de água, mas não de macromoléculas de proteínas. Exsudato : líquido rico em proteínas, indica processo inflamatório e há aumento da permeabilidade vascular; é turvo.
60% do peso corporal = água 1/3 Extracelular 2/3 Intracelular Intravascular ou plasma Extravascular ou Intersticial EDEMA Aumento do líquido no espaço tecidual interticial
EDEMA NAS CAVIDADES CORPÓREAS TÓRAX: Hidrotórax ABDOMEM: Hidroperitônio ou Ascite BOLSA ESCROTAL: Hidrocele SACO PERICÁRDIO: Hidropericárdio ANASARCA - Edema generalizado em tecido subcutâneo
Ascite Hidrocéle Anasarca Edema com Sinal de Cacifo