Distúrbios hemodinâmicos - parte 1.pptx

119 views 23 slides Sep 10, 2024
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Aula de distúrbios hemodinâmicos dentro da disciplina patologia dos sistemas


Slide Content

Distúrbios Hemodinâmicos – parte 01 Disciplina: Patologia dos Sistemas

REVISÃO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR A circulação do sangue e a distribuição de líquidos no organismo são feitas pela ação coordenada do coração (bomba propulsora), dos vasos sanguíneos e do sistema linfático; As artérias conduzem o sangue aos tecidos, na microcirculação ocorrem as trocas metabólicas; as veias retornam o sangue ao coração; cabe aos vasos linfáticos o papel de reabsorver o excesso de líquido na microcirculação .

TIPOS DE FORÇA OU PRESSÃO SOBRE OS VASOS SANGUÍNEOS: Compressão radial/distensão (tensão) causada pela pressão intraluminal ; Extensão longitudinal, provocada por hiperextensão do vaso; Cisalhamento, que atua na superfície interna dos vasos e tende a “raspar” as células endoteliais. Quando essas forças ultrapassam a resistência da parede, surgem lesões variadas, como dilatações ou rupturas variadas.

QUANDO OCORRE ALTERAÇÕES DESSAS FORÇAS OS VASOS SE REMODELAM, DA SEGUINTE FORMA: O cisalhamento modula a função endotelial e influencia o tônus vascular. Exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo e, consequentemente , o cisalhamento, que por sua vez estimula a liberação de óxido nítrico (NO) e prostaciclina (PGI 2 ) pelas células endoteliais, ambos capazes de promover vasodilatação . Ao longo do tempo, pode haver aumento das enzimas responsáveis pela produção dos agentes vasodilatadores e remodelação do vaso, com aumento do seu diâmetro.

HIPEREMIA Consiste no aumento da quantidade de sangue no interior dos vasos de um órgão ou de uma região. Pode ser: Ativa; Passiva; Aguda; Crônica.

HIPEREMIA ATIVA Consiste na dilatação arteriolar com aumento do fluxo sanguíneo local e aumento da temperatura. A vasodilatação é de origem simpática ou humoral e leva à abertura dos capilares inativos, o que resulta na coloração rósea intensa ou vermelha no local atingido.

HIPEREMIA ATIVA FISIOLÓGICA Quando há necessidade de maior irrigação, como ocorre nos músculos esqueléticos durante o exercício, na musculatura gastrointestinal durante a digestão ou na face frente à emoções.

HIPEREMIA ATIVA PATOLÓGICA Ocorre em inúmeros processos patológicos, como na cicatrização, queimadura, traumatismos e nas inflamações agudas.

HIPEREMIA PASSIVA Também conhecida como CONGESTÃO ; Decorre da redução da drenagem venosa, que provoca distensão das veias distais, vênulas e capilares; Por isso mesmo a região comprometida adquire coloração vermelho-escura, devido à alta concentração de hemoglobina desoxigenada; Pode ser localizada (obstrução de uma veia) ou sistêmica (insuficiência cardíaca).

CAUSAS DA CONGESTÃO LOCAL Obstrução extrínsica ou intrínseca de uma veia; Obstrução de vasos sanguíneos; Compressão por tumor; Trombose; Redução do retorno venoso. A CONGESTÃO dos leitos capilares está intimamente relacionada ao desenvolvimento de EDEMA!

HIPEREMIA PASSIVA SISTÊMICA Insuficiência Cardíaca Esquerda: surge congestão pulmonar (também ocorre na insuficiência mitral ou nos casos de estenose); Insuficiência Cardíaca Direita: congestão sistêmica.

CONGESTÃO PULMONAR Os capilares alveolares encontram-se dilatados e ingurgitados de sangue; Os septos pulmonares tornam-se alargados por edema intersticial; A longo prazo, os septos sofrem fibrose e ficam espessados.

CONGESTÃO HEPÁTICA Aguda ou crônica; É provocada na maioria das vezes por insuficiência cardíaca congestiva; Discreto aumento de peso e volume.

EDEMA Do grego significa: inchaço, tumefação; É o acúmulo de líquido no interstício ou em cavidades do organismo; Pode ser localizado ou sistêmico; Transudato : é um líquido com baixo conteúdo de proteínas, indica que a permeabilidade vascular continua preservada, permitindo a passagem de água, mas não de macromoléculas de proteínas. Exsudato : líquido rico em proteínas, indica processo inflamatório e há aumento da permeabilidade vascular; é turvo.

60% do peso corporal = água 1/3 Extracelular 2/3 Intracelular Intravascular ou plasma Extravascular ou Intersticial EDEMA Aumento do líquido no espaço tecidual interticial

EDEMA NAS CAVIDADES CORPÓREAS TÓRAX: Hidrotórax ABDOMEM: Hidroperitônio ou Ascite BOLSA ESCROTAL: Hidrocele SACO PERICÁRDIO: Hidropericárdio ANASARCA - Edema generalizado em tecido subcutâneo

Ascite Hidrocéle Anasarca Edema com Sinal de Cacifo