A apresentação "Ditados Populares: Denotação e Conotação" convida os espectadores a explorar o universo rico e expressivo da linguagem popular brasileira. Por meio de ditados conhecidos — como “Quem não tem cão, caça com gato” ou “Água mole em pedra dura, tanto bate até ...
A apresentação "Ditados Populares: Denotação e Conotação" convida os espectadores a explorar o universo rico e expressivo da linguagem popular brasileira. Por meio de ditados conhecidos — como “Quem não tem cão, caça com gato” ou “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” — o projeto revela como essas frases carregam significados múltiplos, dependendo do contexto em que são usadas.
Cada slide apresenta um ditado, seguido por:
- Denotação: o significado literal, objetivo, como seria interpretado ao pé da letra.
- Conotação: o sentido figurado, subjetivo, culturalmente carregado, que revela intenções, emoções ou sabedoria popular.
Size: 1.46 MB
Language: pt
Added: Oct 23, 2025
Slides: 17 pages
Slide Content
DITADOS POPULARES Denotação e Conotação
"A pressa é a inimiga da perfeição.” Mostra que é necessário ter paciência e fazer as coisas devagar para alcançar os objetivos “Casa da mãe Joana. " Refere-se a um lugar onde as pessoas têm liberdade para entrar e fazer o que quiserem, em qualquer hora. "Um dia é da caça, outro, do caçador.” Mostra que as pessoas têm dias e dias, que podem ser bons ou ruins, portanto, vida que segue. Exemplos com significados
pista Observe atentamente as imagens. Elas estão no sentido denotativo. Decifre-as e descubra os ditados populares, que trazem significados no sentido conotativo.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1.Pendurar as chuteiras. 2.Algumas vezes, é preciso engolir sapo. 3.De grão em grão, a galinha enche o papo. 4.Enfiar o pé na jaca. 5.Chorar sobre o leite derramado. 6.Em boca fechada não entra mosquito. 7.Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando.
8.Descascar o abacaxi. 9.Filho de peixe, peixinho é. 10.Pisar em ovos. 11.Com a faca e o queijo na mão.