DOCUMENTÁRIO VÍDEO LITERATURA INFANTIL E DOCUMENTO

RodrigoReis27088 8 views 11 slides Sep 01, 2025
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Vídeo e Literatura Infantil


Slide Content

VÍDEO, LITERATURA INFANTIL E DOCUMENTÁRIO Fap – faculdade piemonte Professor: rodrigo dos reis nunes

O VÍDEO O vídeo na sala de aula se tornou, já há um tempo considerável, uma importante ferramenta didático-pedagógica; Recursos vários têm sido disponibilizados para as escolas públicas na atualidade; Há uma deficiência no diz respeito ao investimento em formação para os professores para o uso de recursos tecnológicos; O professor, muitas vezes, reconhece a importância do recurso, mas tem dificuldades de utilização do mesmo.

LITERATURA INFANTIL Desenvolver atividades de leitura nas aulas de língua portuguesa é uma das grandes dificuldades; A oralidade é outro agravante, pois é muito complexo o processo de mensurar os níveis aprendizagem no que se referem ao modo como os alunos falam e interagem na sala de aula; A leitura de textos para simplesmente “corrigir” a leitura do aluno não fará com ele desperte para o significado e conteúdo da história.

O VÍDEO E A LITERATURA INFANTIL As tecnologias não devem ser encaradas como uma “revolução substitutiva” ; Produção, gravação e edição de vídeos através de historinhas permitem que o aluno explore os conteúdo do livro: imagens, texto, enredo, layout etc.; Contribui para o conhecimento de aspectos da expressão oral e corporal dos educandos; Insere nos processos orais os alunos tímidos que não se expressam tão facilmente na sala de aula; Possibilita o uso do recurso tecnológico pelo aluno para que ele mesmo explore a sua capacidade de criação .

DOCUMENTÁRIO O documentário é o gênero do cinema que mais se aproxima do jornalismo eletrônico; Embora tenha como característica transformar o banal em espetáculo cinematográfico, não deixa de ser subjetivo e poético, carregando a marca de seu(s) autor(es ); Em outras palavras, é um trabalho que, quando produzido em equipe, deve abarcar todo o empenho desenvolvido pelo grupo .

DOCUMENTÁRIO 1. A estrutura do Documentário A estrutura é um dos mais importantes, e menos compreendidos, aspectos da produção. Uma má estrutura é pior que um texto mal escrito, uma má filmagem, ou uma má atuação. Pode fazer você perder seus espectadores, antes mesmo de começar o filme. E você nunca saberá o porquê. Um documentário normalmente não tem a estrutura comum dos filmes de ficção, com pontos de virada ( plot points), barreiras, e outros elementos estruturais com o intuito de avançar a trama. Mas um documentário tem a mesma necessidade estrutural, que é manter o público interessado, do início ao fim do filme.

DOCUMENTÁRIO 2. O tratamento do Documentário: É a ideia geral do documentário de forma suficiente para que seja entendido, mas o Tratamento é geralmente entendido como um esboço ( outline ) do documentário. Ele descreve o conteúdo do documentário e o estilo em que ele deve ser filmado. Sobre o que se trata o documentário. O que será incluído. Como será filmado. E como ele se parecerá. Inclui todos os elementos – as pessoas, os lugares, as coisas e os eventos – que devem fazer parte do documentário. E mostra como o documentário será organizado.

DOCUMENTÁRIO 3 . Passos à produção do Documentário: Definir as funções de cada um: Diretor: é o responsável pela equipe; precisa ter liderança. Redator: redige o texto para o apresentador e para o repórter. Repórter/narrador: faz entrevistas e narra o texto. Diretor de arte: é o responsável pela criação visual e musical (logotipo, cenário, figurino do apresentador, trilha sonora). Diretor de imagem e operador de câmera: é o responsável pela gravação.

DOCUMENTÁRIO Criar a sinopse do Documentário: A sinopse é a história contada em poucas frases. Serve como ponto de partida para o autor e como cartão de visita do filme, no processo inicial de captação de recursos. Criar o roteiro do Documentário: O roteiro é o texto técnico detalhado e descritivo. Serve para levantamento das necessidades de cada cena e como guia de filmagem.

DOCUMENTÁRIO Fazer o storyboard do Documentário: O storyboard é o roteiro de filme cinematográfico ou de uma produção de vídeo ilustrado por imagens. Descreve e mostra como será feito o plano a ser filmado, a fala do narrador, o diálogo da cena, enfim, mostra a seqüência de planos que formam o filme. Proceder a gravação. Preparar a edição: A edição poderá ser feita através do editor de vídeo Movie Maker

DOCUMENTÁRIO 4. Sugestões para roteiristas de um Documentário: Pense em imagens, não em texto. Escrever um roteiro de documentário significa pensar em imagens. Isso pode significar colocar-se mentalmente em um cinema e antever as cenas. Mostre tanto a pesquisa quanto os resultados Seu problema é resumir de todo o material que você pesquisou em uma sequência de eventos que mostrarão ao público, em um tempo muito reduzido, o que você aprendeu em um período de dias ou semanas. Leve o público através do mesmo processo descoberta pelo qual você passou. Não escreva um romance quando você só tem espaço para um conto. É melhor desenvolver completamente um assunto em um pequeno documentário, do que tentar falar de tudo um pouco e perder seu público .
Tags