DOENÇAS CAUSADAS POR ARTRÓPODES Disciplina: Saúde e Proteção da Mulher Por: Aira Souza, Andreia Nascimento, Zenilda Rosa, Vaneide Garlles
PEDICULOSE É a infestação por piolhos, que pode acontecer na cabeça, corpo ou região pubiana, causando coceira intensa, vermelhidão ou até feridas pelo ato de coçar. O piolho é um PARASITA que não voa, nem pula mas passa de uma pessoa para outra através do contato direto com o cabelo de uma pessoa com piolhos ou pelo uso de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis, afetando principalmente os cabelos de crianças em idade escolar.
TIPOS DE PEDICULOSE Pediculose da cabeça : afeta a cabeça sendo o tipo mais comum de pediculose, causado pelo tipo de piolho Pediculus humanus capitis ; Pediculose do corpo ou corporis : afeta a pele de qualquer parte do corpo, causado pelo tipo de piolho Pediculus humanus humanus ; Pediculose pubiana ou chato: afeta os pelos púbicos, causado pelo tipo de piolho Pthirus pubis
SINTOMAS DE PEDICULOSE Os principais sintomas de pediculose são: Coceira intensa no local; Pequenas feridas na região de infestação; Vermelhidão e irritação local; Pequenos pontinhos brancos na região do couro cabeludo, que normalmente estão associados à presença de lêndeas; Inflamação na região afetada, devido à presença da saliva e dos excrementos do piolho. Esses sintomas podem surgir na cabeça, corpo ou região pubiana, o que varia de acordo com o tipo de piolho .
FORMAS DE TRANSMISSÃO O piolho não vou ou salta sendo transmitido de uma pessoa para outra através do contato direto com a pele ou o cabelo de uma pessoa com piolhos ou pelo uso de escovas, pentes, chapéus, capacete, travesseiros ou lençóis. Além disso, no caso da pediculose pubiana, o piolho pode ser transmitido através do contato sexual ou por roupas de cama, toalhas ou roupas íntimas. Uma vez que se pega o piolho, esse parasita se alimenta do sangue e deposita seus ovos (lêndeas) que ficam aderidas nos fios de cabelo.
TRATAMENTO 1. Shampoos para piolhos 2 . Loção contra piolho 3 . Comprimido antiparasitário 4 . No caso da pediculose pubiana é geralmente indicado pelo médico passar um pente fino na região para tentar remover os piolhos e lêndeas, além de ser indicado o uso de sprays, loções ou cremes adequados para a região genital e que seja eficaz no tratamento da infestação
Acaríase A ascaridíase é uma doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides , popularmente conhecido como lombriga, que pode provocar desconforto abdominal, dificuldade para defecar ou diarreia e vômitos. Apesar de ser encontrado com mais frequência no intestino, o Ascaris lumbricoides também pode se desenvolver em outros locais do corpo, como coração, pulmão, vesícula biliar e fígado, principalmente se não houver diagnóstico ou se o tratamento não for feito corretamente.
SINTOMAS DE ASCARIDÍASE O s sintomas de ascaridíase estão relacionados com a quantidade de parasitas no organismo, sendo os principais: Dor ou desconforto abdominal; Náuseas e vômitos; Diarreia ou prisão de ventre; Presença de sangue nas fezes, em alguns casos; Cansaço excessivo; Perda de apetite; Presença de vermes nas fezes.
FORMAS DE TRANSMISSÃO A principal forma de transmissão da ascaridíase é por meio da ingestão de ovos do parasita que podem estar presentes em alimentos e água contaminados, o que pode ser devido ao uso de fezes como fertilizantes, por exemplo. Após a ingestão dos ovos maduros, a larva infectante presente no interior do ovo é liberada no intestino, o perfura e se desloca para os pulmões, onde sofre processo de maturação. Após desenvolvimento nos pulmões, as larvas sobrem para a traqueia e podem ser eliminadas ou deglutidas. Quando são deglutidas, sofrem processo de diferenciação em macho e fêmea, reproduzem-se e ocorre novamente a liberação de ovos pela fêmea do Ascaris lumbricoides .
TRATAMENTO O tratamento pode ser feito facilmente com o uso de Remédios A ntiparasitários por 1 a 3 dias, ou de acordo com a orientação do médico. Normalmente é recomendado o uso de Albendazol em dose única ou Mebendazol 2 vezes por dia durante 3 dias. No entanto, quando há grande quantidade de lombrigas a ponto de haver obstrução intestinal ou quando o parasita está presente em outros locais do corpo, pode ser necessário realizar cirurgia para remoção do parasita e correção das lesões que possam ter causado.
FTIRIÁSE Parasita que causa a pediculose pubiana, seu diagnóstico pode ser feito pela observação dos piolhos e das lêndeas na base dos pêlos e da presença dos mesmos na pele da região afetada. Considerado uma doença sexualmente transmissível. Agente transmissor é o parasita Pthirus pubis , ou “chato.
FORMAS DE TRANSMISSÃO A condição é transmitida por meio do contato íntimo, mas também pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e roupas. Depois que o parasita se instala, deposita seus ovos na base dos pelos. Os primeiros sintomas costumam levar cerca de duas semanas para surgir.
SINTOMAS O principal sintoma da ftiríase é a coceira excessiva na região afetada. Também podem surgir bolhas e pequenas lesões azuladas. Em alguns casos, pontos de sangue aparecem nas roupas íntimas.
TRATAMENTO O tratamento envolve o uso de medicamentos tópicos para combater a pediculose pubiana. Mesmo que não apresentem sintomas, pessoas que vivem na mesma casa de um paciente diagnosticado com a condição também devem receber o tratamento.