DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL - AMAZÔNICO Capítulo 02
INTRODUÇÃO Brasil – país tropical de grande extensão territorial, apresenta uma geografia marcada por grande diversidade. Domínios geoecológicos – interação e a interdependência entre os diversos elementos da paisagem, que também podem ser entendidos como uma combinação ou síntese dos diversos elementos da natureza, individualizando uma porção do território. Dos elementos naturais que mais influenciam na formação de uma paisagem natural são o clima e o relevo .
PRINCIPAIS ELEMENTOS NATURAIS Relevo brasileiro é de formação geológica antiga da Era pré-cambriana, sendo erodido e aplainado. Apresenta um predomínio de planaltos, terrenos sedimentares e certas áreas com subsolo rico em minerais. Consiste na ausência de vulcanismo ativo e fortes abalos sísmicos. Clima apresenta predomínio de climas quentes ou macrotérmicos , devido a sua localização no planeta, apresentando grande porção de terras na Zona Intertropical e pequena porção na Zona Temperada sul.
RELEVO E CLIMA- BRASIL
DOMÍNIO AMAZÔNICO RELEVO – apresenta um relevo formado essencialmente por depressões, originando os baixos planaltos e as planícies aluviais(é um depósito de sedimentos clásticos ( areia , cascalho e/ou lama ) formado por um sistema fluvial no leito e nas margens da drenagem, incluindo as planícies de inundação e as áreas deltaicas, com material mais fino extravasado dos canais nas cheias) As maiores altitudes estão no Planalto das Guianas, norte do Brasil – nas fronteiras com as Guianas e a Venezuela – PICO DA NEBLINA e o PICO 31 DE MARÇO – no Monte Roraima.
CLIMA Apresenta o predomínio do clima equatorial. Clima quente e úmido. Região de baixa latitude, apresenta temperaturas médias mensais elevadas que variam de 24ºC a 27ºC. A amplitude térmica é baixa. Altos índices pluviométricos que variam de 1500 a 2500 mm ao ano,chegando a 4000mm. O período de estiagem é bastante curto em algumas áreas.
HIDROGRAFIA A hidrografia regional é riquíssima, representa quase que totalmente pela bacia Amazônica. Rio principal é o Amazonas, é um enorme coletor de chuvas abundantes na região, seus afluentes provém tanto do hemisfério norte (margem esquerda), como do hemisfério sul (margem direita). Este fato explica o duplo período de cheias anuais em seu médio curso. O rio Amazonas e alguns dos seus afluentes é altamente favorável a navegação, e também o seu potencial hidráulico, devido aos seus afluentes da margem direita que forma grandes cachoeiras nas áreas de contato entre o planalto Brasileiro e as terras baixas amazônicas. Apresenta maior variedade de peixes existentes em todas as bacias hidrográficas do mundo.
HIDROGRAFIA IGARAPÉS – córregos ou riachos. FUROS – braços de água que ligam um rio a outro rio ou a um lago. PARANÁS-MIRINS – braços de rios que contornam elevações formando ilhas fluviais. LAGOS DE VÁRZEA – lagos situados nas várzeas dos rios.
ILHA DO BANANAL – ilha fluvial
SOLOS Apresenta solos de baixa fertilidade. Apenas em algumas áreas restritas, ocorrem solos de maior fertilidade natural, como solos de várzea em alguns trechos dos rios regionais e a terra preta, solo orgânico bastante fértil.
VEGETAÇÃO FLORESTA AMAZÔNICA – principal elemento natural da região, abrangia 40% da área do país. Além do Brasil, ocupa áreas de outros países como Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Possui outros nomes como HILÉIA e FLORESTA LATIFOLIADA EQUATORIAL.
CARACTERÍSTICAS LATIFOLIADA- com vegetais de folhas largas HETEROGÊNEA- apresenta variedade de espécies vegetais, ou grande biodiversidade. DENSA – bastante compacta ou intrínseca com plantas muito próximas uma das outras. PERENE – sempre verde,pois não perde as folhas no outono-inverno. HIGRÓFILA – com vegetais adaptados a um clima bastante úmido.
TIPOS BÁSICOS OU FLORESTAIS MATA DE IGAPÓ OU CAAIGAPÓ – localizada ao longo dos rios nas planícies permanentemente inundadas. Ex vitória-régia, piaçava, açaí,cururu, etc. MATA DE VÁRZEA – localizada nas proximidades dos rios, parte da floresta que sofre inundações periódicas. Ex – seringueira, cacaueiro, copaíba,etc. MATA DE TERRA FIRME OU CAAETÊ – parte da floresta de maior extensão localizada nas áreas mais elevadas, que nunca são atingidas pelas enchentes. Possui maior variedade e mais espécies como angelim , caucho, andiroba , castanheira, guaraná, mogno, pau-rosa, etc.