dst-170415134015(1).pptx dst doencas transmissiveis

VitorManoel525898 9 views 12 slides Sep 22, 2025
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

aprofundamentos


Slide Content

DST Doenças Sexualmente Transmissíveis Ou Infecções Sexualmente Transmissíveis

Vírus Bactérias Relações sexuais sem o uso de preservativo Feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. (Urologista, ginecologista ou unidade de saúde) Infertilidades Câncer Morte

Transmissão Ato sexual Sangue Mãe – filho ( 25%, Aids ) (pré-natal, momento do parto e amamentação) 1%

As DST são graves? São um grave problema de saúde pública porque: Facilitam a transmissão sexual do HIV (vírus da AIDS); Quando não diagnosticados e tratados a tempo, podem levar a pessoa portadora a ter complicações graves e até à morte; Algumas DST, quando acometem gestantes, podem provocar o abortamento ou o nascimento com graves malformações.

Quais as consequências das DST? Esterilidade Inflamação nos órgãos genitais do homem, podendo causar impotência; Inflamação no útero, nas trompas e ovários da mulher, podendo complicar para uma infecção em todo o corpo, o que pode causar a morte; Mais chances de ter câncer no colo do útero e no pênis; Nascimento de bebês prematuros ou com má formação no corpo, morte na barriga da mãe ou depois do nascimento.

Como fazer a prevenção das DST? A melhor forma de prevenir a transmissão das DST é usar sempre e corretamente a camisinha em todas as relações sexuais; Não compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas; No caso de necessitar receber uma transfusão de sangue, exija que ele seja testado para todas as doenças que podem ser transmitidas pelo sangue.

Tipos mais comuns Vírus do papiloma humano HPV Infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo, dependendo do tipo do vírus. Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual.

Herpes genital Infecção comum sexualmente transmissível caracterizada por dor e feridas genitais. Dor, coceira e pequenas feridas podem ocorrer no primeiro momento. Elas formam úlceras e crostas.

Clamídia Uma doença comum e causada pela bactéria Chlamydia , que pode não apresentar sintomas. Muitas pessoas com clamídia, mesmo sem apresentar sintomas, podem infectar outros indivíduos por contato sexual. Os sintomas incluem dor genital e secreção pela vagina ou pênis.

Gonorreia Infecção bacteriana sexualmente transmissível que, se não for tratada, pode causar infertilidade. Os sintomas incluem dor ao urinar e secreção anormal do pênis ou da vagina. Os homens podem sentir dor testicular e as mulheres, dor pélvica. Em alguns casos, a gonorreia não tem sintomas.

AIDS É causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre, fadiga e infecções recorrentes.

Sífilis Infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual que começa como uma ferida indolor. O primeiro estágio envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segundo estágio é caracterizado por uma erupção cutânea. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração.