EdsonGabrieldaSilva
82 views
89 slides
May 01, 2023
Slide 1 of 89
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
About This Presentation
artes visuais, Elementos visuais
Size: 4.7 MB
Language: pt
Added: May 01, 2023
Slides: 89 pages
Slide Content
Elementos Visuais: AS LINHAS, FORMAS e CORES. ARTES VISUAIS
As artes visuais são aquelas formas de arte que podem ser percebidas pelo sentido da visão. São artes visuais a pintura, o desenho, a fotografia, o cinema, etc. As cores e as linhas são importantes elementos das artes visuais. ARTE, 6º Ano do Ensino Fundamental ARTES VISUAIS – Elementos Visuais: as cores e as linhas
O ponto O ponto é o elemento mais simples dentro da produção artística visual . É a menor parte dos elementos que compõem uma obra artística visual . São considerados pontos um pequeno círculo, um quadrado ou uma mancha . .
Pontilhismo é uma técnica de pintura que surgiu na França no final do século XIX com o movimento impressionista . A sua principal característica é a utilização de pontos e traços interrompidos para a criação das suas obras. Imagem da obra Torre Eiffel de Georges Seurat produzida em 1889 Imagem da pintura “Domingo” de Paul Signac produzida entre os anos de 1888 a 1890.
Pontilhismo é uma técnica de pintura que surgiu na França no final do século XIX com o movimento impressionista . A sua principal característica é a utilização de pontos e traços interrompidos para a criação das suas obras .
ATIVIDADE AGORA É A SUA VEZ! 1- Crie ou procure um desenho do seu gosto e, depois, refaça-o usando a técnica do Pontilhismo com canetinhas coloridas.
LINHA A linha, traço, é um ponto em movimento ou a junção de vários pontos bem próximos uns do outro, justapostos ou seguidos. Pode apresentar diferentes espessuras: grossa, fina, contínua, colorida, firme, fraca, interrompida, etc.
TIPOS DE LINHAS Linha reta; Linha reta vertical; Linha reta horizontal; Linha reta inclinada; Linha curva; Linha quebrada; Linha ondulada; Linha espiral. 1 e 2 3 4 5 6 7 8
Linha reta – é a forma de linha traçada de maneira firme, rígida, com um único direcionamento. Pode ser: horizontal, inclinada ou vertical. Linha reta vertical – quando é traçada em direção de baixo para cima, ou vice-versa. Linha reta horizontal – traçada como se estivesse “deitada”.
Linha reta inclinada – traçada de forma inclinada . “Monumento aos mortos em março”, projetado por Walter Gropius , em 1921, e concluída, em 1922, utilizam-se linhas retas inclinadas.
Linha curva – em forma de curvas, em meio círculo Na ilustração “Saia de pavão”, de 1892, podemos perceber a utilização de várias linhas curvas .
Linha quebrada – formada pela combinação de diferentes tipos de linhas, principalmente linhas retas em direções diversas Nessa imagem de um antigo mapa da cidade de Paris, podemos perceber a utilização de linhas quebradas de diversos tipos.
Linha ondulada – é formada pela combinação de diferentes linhas curvas .
Linha espiral – indica um movimento pulsante, podendo ser classificada como uma evolução da linha curva. A noite estrelada, Óleo sobre tela.
Atividade 1- O que é a Linha nos elementos da linguagem visual? 2- A partir do exemplo abaixo,faça um desenho usando somente linhas :
Resposta 1- O que é a Linha nos elementos da linguagem visual? A linha, traço, é um ponto em movimento ou a junção de vários pontos bem próximos uns do outro, justapostos ou seguidos. Pode apresentar diferentes espessuras: grossa, fina, contínua, colorida, firme, fraca, interrompida, etc
As formas As formas, ou figuras, são construídas pela utilização das linhas que são ajustadas de maneira a criar um espaço organizado sobre uma superfície.
Ou seja, uma forma é uma linha que se fecha em si mesma. As formas podem ser geométricas ou livres( orgânicas)
Formas orgânicas – são as formas livres, geralmente inspiradas muito exploradas no movimento “ Art Nouveau ”, por exemplo .
A cor Classificação da cor
As cores podem ser classificadas em diferentes categorias seguinte:
Quanto à composição (cores primárias, secundárias, terciárias). Quanto à temperatura : cores quentes e cores frias. Quanto a outras origens: cromáticas e acromáticas, ou neutras Quanto à combinação: policromáticas e as diferentes harmonias obtidas a partir de combinações com o disco cromático.
Quanto à composição (cores primárias, secundárias, terciárias).
Cores Primárias: O amarelo, o azul e o vermelho , É a partir delas que são feitas as outras cores.
Cores secundárias: O verde, o laranja e o roxo Cada uma delas é formada pela mistura de duas primárias.
Cores terciárias : As cores terciárias são resultantes da mistura de cores primárias com secundárias
ATIVIDADE ULTILIZANDO AS CORES PRIMARIAS PINTE O DESENHO
Música O SOM
Você já percebeu como o mundo está cheio de SOM? Mas você já parou para pensar o que é o SOM?
Pois bem, som é tudo o que nossos ouvidos podem ouvir, sejam barulhos, pessoas falando ou mesmo música!
EXPERIÊNCIA Experimente fechar os olhos e ficar atento aos sons mais longe que nos cercam.
E então, percebeu como o silêncio é algo quase impossível?
Os cientistas nos ensinam que o som é o resultado das vibrações das coisas. Tudo o que existe na natureza pode vibrar. Essas vibrações se propagam pelo ar ou por qualquer outro meio de condução, chegam aos nossos ouvidos e são transmitidas ao cérebro para que possam ser identificadas.
A vibração regular - sons com altura definida, em que você percebe como uma “nota musical”. Por exemplo, os sons produzidos pela flauta doce
vibração irregular produz sons sem altura definida, em que você não consegue distinguir a “nota musical”. Alguns desses sons são popularmente chamados de “barulhos” ou “ruídos”. Por exemplo: o som de um avião ou de um liquidificador.
Propriedades do som
O som que ouvimos, têm 4 propriedades: * Timbre *Intensidade, *Duração * Altura
Altura como propriedade de som, N ÃO é v o l ume! volume Ou seja, não é deixar o som mais alto ou mais baixo!
Altura como propriedade de som é: um som mais grave ou mais agudo ! Você já viu aqueles alto falantes de carros? Então, se ele for pequeno, o som que ele transmite é agudo . Se for grande, o som que ele transmite é o grave .
A Altura Dos Sons Depende Também Do Tamanho Dos Corpos Que Vibram. Uma Corda Fina E Curta Produz Sons Mais Agudos Que Os De Uma Corda Longa E Grossa
TIMBRE – É a propriedade do som que nos permite reconhecer sua origem. Por meio do timbre identificamos “o que” está produzindo o som.
Por exemplo: quando ouvimos uma pessoa falar, um celular tocando ou mesmo um gatinho miando podemos saber qual fonte sonora produziu o som por causa do timbre .
DURAÇÃO – É a propriedade que nos permite distinguir sons longos e sons curtos. Na música o som vai ter sua duração definida de acordo com o tempo de emissão das vibrações. LOOOOOOOOOOONGO ou CURTO
A INTENSIDADE é a propriedade que nos permite identificar se a potência do som é Forte ou Fraca. Essa propriedade é o que entendemos como o volume sonoro
Exemplo: A ação de aumentar ou diminuir o volume de um aparelho de som, teoricamente condiz com ação de aumentar ou diminuir a intensidade do som.
O QUE É MÚSICA?
A música é um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua origem nos leva aos tempos mais antigos da humanidade. As primeiras civilizações já usavam a música em suas festas, em seus eventos religiosos e culturais. A música é considerada a sucessão de sons e silêncio em um determinado período de tempo.
DEFINIÇÃO A música é formada por três elementos: *Ritmo *Harmonia *Melodia .
Hoje, a manifestação artística através da música possui uma extrema importância na vida do homem. Ela está presente ao nosso redor e sempre vamos identificá-la em nossas vidas: toques de celulares, sons do computador, propagandas de TV, teatros, dentre outros.
Ritmo É o que age em função da duração do som. É a definição de quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona.
Você já percebeu que na parte do Hino Nacional “(...) margens plácidas”, o “ plá ” demora mais que o “ cidas ”? Isso é o ritmo da música. O ritmo é um padrão que organiza os sons. Uma música pode ser criada, por exemplo, com os estalos dos dedos ou com palmas, desde que seja criado um padrão sonoro regulado no decorrer de um de tempo.
Quando criamos uma música, pensamos em uma alternância entre sons e silêncios que segue uma frequência de tempos forte e fracos, longos e curtos, graves e agudos, formando um fluxo contínuo e regulado. Isso é ritmo!
A Harmonia Harmonia é a combinação dos sons ouvidos simultaneamente, é o agrupamento agradável de sons.
A Melodia É um encadeamento de sons em intervalos irregulares. A Melodia caminha por entre o Ritmo.
Ela normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra. Ao ouvir um Solo - notas tocadas individualmente - você estará ouvindo uma Melodia.
Portanto, a música é uma modalidade que contribui para o desenvolvimento da mente humana, promovendo o equilíbrio, proporcionando bem-estar, ajudando na concentração e no desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
ATIVIDADE 1. Segundo o texto, a música é considerada: a) a única forma de expressão da humanidade. b) um circuito de sons sem consonância entre si. c) uma forma de expressão cultural do povo. d) irrelevante para a cultura de uma população.
2. É possível concluir que a música : a) está associada às outras artes. b) está relacionada ao contexto. c) é entendida por todos da mesma maneira. d) só pode comunicar ideias se tiver letra.
3. O RITMO é considerado: a) um estilo de música e de instrumentos. b) a organização da duração dos sons e silêncios na música. c) a densidade sonora que se estabelece em um maior ou menor número de sons. d) um instrumento musical cujo som é obtido através de impacto.
3 BIMESTRE
Patrimônio VOCÊ SABE QUE É?????????
Patrimônio É tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar:
Os monumentos e obras de arte, as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares.
“Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e as obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo em fim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia.” Cecília Londres Fonseca Feira de Caruaru (LUGAR) Círio de Nossa Senhora de Nazaré (CELEBRAÇÃO) Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajapi (FORMA DE EXPRESSÃO) Ofício dos mestres de capoeira (SABER) Círio de Nossa Senhora de Nazaré (CELEBRAÇÃO) Ponte Hercílio Luz (OBRA – INFRA-ESTRUTURA URBANA) Acervo da Casa de Santos Dumont (DOCUMENTO / OBJETO)
“Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e as obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo em fim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia.” Cecília Londres Fonseca Círio de Nossa Senhora de Nazaré (CELEBRAÇÃO) Testo Alto e Rio da Luz (CONJUNTOS RURAIS / PAISAGEM) São Francisco do Sul (CONJUNTO URBANO) Inscrição rupestre – Ilha do Campeche (ARQUEOLOGIA) Casa Natal de Victor Meirelles (EDIFICAÇÃO) Vista Parcial da Cidade de Nossa Senhora do Desterro Victor Meirelles (OBRA / BEM MÓVEL)
Tombamento O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
Tombamento O tombamento pode se dar em três esferas : Municipal: bens que possuem importância municipal ou regional Estadual: bens que possuem importância em nível estadual;
Tombamento Federal: bens que possuem importância em nível federal . O IPHAN tem atuação no que diz respeito aos bens tombados em nível federal.
Iphan MISSÃO: “ promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.” VISÃO: “ser instituição coordenadora da política e do sistema nacional do patrimônio cultural, capaz de identificar, produzir e difundir referências para a preservação do patrimônio cultural no plano nacional e internacional, dotada de carreira de estado, qualificação técnica e estrutura funcional para atender as demandas da sociedade .” VALORES QUE ENGLOBA: a qualidade de vida ; as memórias e identidades ; o acesso ao patrimônio cultural; a valorização da diversidade ; ao desenvolvimento sustentável ; a cidadania cultural ; a descentralização, regionalização e desconcentração; e a inclusão social .
IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional É o órgão que atua no Brasil, na gestão proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico brasileiro.
PATRIMÔNIO CULTURAL É um conjunto de manifestações, realizações e representações que fazem parte da história de um município.
Podem ser: prédios, igrejas, museus, danças típicas, festas, praças, que de alguma forma fizeram parte do processo de formação da sociedade. existem dois tipos de patrimônios: patrimônio material e patrimônio imaterial
Existem dois tipos de patrimônios: *patrimônio material *patrimônio imaterial
Patrimônio Material: são objetos, edifícios, prédios históricos, monumentos, paisagens naturais e documentos.
Patrimônio imaterial : são transmitidos de geração em geração como as práticas, representações, expressões, conhecimentos da vida social de uma sociedade
Podem ser danças, festas populares, artesanatos ou culinárias típicas.....
ATIVIDADE 1 – EXPLIQUE O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL? 2 – QUAIS SÃO OS DOIS TIPOS DE PATRIMÔNIOS CULTURAIS?
3 – A PARTIR DO QUE APRENDEMOS, VOCÊ SABERIA CITAR ALGUNS EXEMPLOS DE PATRIMÔNIOS MATERIAIS? 4 – MARQUEM COM UM X OS PATRIMÔNIOS IMATERIAIS. ( ) ARTESANATOS ( ) EDIFÍCIOS ( ) FESTA POPULARES ( ) DANÇAS ( ) MONUMENTOS