Eletricidade

nadoterror 14,003 views 34 slides Feb 24, 2014
Slide 1
Slide 1 of 34
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34

About This Presentation

eletricidade


Slide Content

TRABALHO ELETRICIDADE Guilherme Waltrick Fabiano Coelho José Luciano Bruno

DIAGRAMAS O diagrama é a representação gráfica de todos os equipamentos e suas ligações à instalação. Dependendo do tipo da instalação, é possível utilizar três tipos distintos de esquemas: funcional, multifilar e unifilar .

Diagrama F uncional É o diagrama no qual se representa todos os fios conectados ao equipamento de forma rápida e clara, não levando em conta a posição física do equipamento na instalação, preocupando-se apenas com o funcionamento e ligação deste .

Diagrama  funcional

Diagrama Multifilar É o diagrama que representa com clareza todos os componentes, não considerando sua posição física na instalação, mas considerando todos os fios utilizados nas conexões de forma objetiva e resumida. É utilizado somente para circuitos elementares, pois se o circuito é complexo sua representação torna-se confusa. Para um bom entendimento vamos tomar como exemplo o circuito de uma lâmpada acionada por um interruptor.

Diagrama Multifilar

Diagrama  Unifilar Representa através de um único traço todos os fios, seus trajetos e posição física exata, em escala, porém não é claro na representação da sequência funcional dos circuitos e do funcionamento do equipamento. Baseado nesse circuito apresentado no item acima podemos desenhar o circuito unifilar , onde os traços de fase (R1) e neutro (N1) são oriundos de um quadro de luz. Sempre deve-se interromper a fase do circuito através do interruptor.

Diagrama  Unifilar

Observe abaixo a sequência correta:

Acionamento de d uas lâmpadas com interruptor de duas seções: - Diagrama Multifilar :

Acionamento de d uas lâmpadas com interruptor de duas seções: - Diagrama Unifilar :

Acionamento de d uas lâmpadas com interruptor de duas seções: - Diagrama Unifilar :

Ligação em Série Com uma tensão de 127V, podemos acionar uma lâmpada de 100W-127V, ou120V, ou 110V.

Ligação em Série Com uma tensão de 220V, podemos alimentar duas lâmpadas de potências iguais.

Ligação em Série Porém a ligação série não é utilizada, pois já sabemos que a somatória das quedas de tensão em cada equipamento, resulta na tensão aplicada pela fonte , neste caso 127V ou 220V. Não é possível portanto, montar toda uma instalação elétrica , como por exemplo de uma resistência, sabendo que as lâmpadas não apresentarão luminosidade adequada e que, caso uma delas queime, as demais apagarão .

Ligação em Série Este tipo de ligação é muito utilizada em iluminação de árvores de Natal, nas quais são usadas, por exemplo, 20 lâmpadas de 6V. Se cada uma apresenta uma queda de tensão de 6V então teremos 20 x 6V = 120V, que é a tensão nominal da tomada .

Entendeu? Então.. Quantos Volts teria cada Lâmpada nessa série?

Ligação Paralelo É o tipo de ligação utilizado nas instalações , pois apresenta vários caminhos para a corrente elétrica e se uma lâmpada ou qualquer outro aparelho queimar, não causará influência alguma no funcionamento dos demais aparelhos.

Ligação Paralelo Da mesma forma, se a tensão for de 220V, podemos alimentar várias lâmpadas de igual tensão, ou seja, de 220V.

Exemplos de Instalações Diagramas multifilar e unifilar de uma instalação com 2 lâmpadas incandescentes 60W-127V, comandadas por um conjunto de interruptor com duas teclas simples.

Exemplos de Instalações Um conjunto de interruptor de 3 teclas, 3 lâmpadas incandescentes, sendo 1de 100W, 1 de 60W e 1 de 40W, todas de 127V.

INTERRUPTOR PARALELO (OU THREE-WAY) São os interruptores utilizados quando deseja-se comandar uma lâmpada ou grupo de lâmpadas de dois pontos diferentes. Por isso são muito utilizados em edifícios , nos lances de escadas, pois desta forma é possível acender ou apagar a(s) lâmpada (s) de pisos diferentes . Podem ser usados em salas, quartos, corredores e outros cômodos onde seja necessário comandar de dois pontos diferentes.

INTERRUPTOR PARALELO (OU THREE-WAY) Diagrama Funcional:

INTERRUPTOR PARALELO (OU THREE-WAY) Diagrama Multifilar :

INTERRUPTOR PARALELO (OU THREE-WAY) Diagrama Unifilar :

INTERRUPTOR PARALELO (OU THREE-WAY) Exemplo: Há situações em que encontramos dois pontos de luz num mesmo ambiente, sendo que os mesmos são comandados por um único par de interruptores .

 INTERRUPTOR INTERMEDIÁRIO Utilizados em corredores e/ou escadas onde são necessários mais de dois pontos de comando para uma ou mais lâmpadas . É possível usar qualquer número de interruptores intermediários, dependendo apenas do número de pontos de comando. NOTA ! É importante observar que sempre será preciso instalar o interruptor intermediário entre dois interruptores paralelos.

 INTERRUPTOR INTERMEDIÁRIO Exemplo :

LÂMPADAS DE BAIXA PRESSÃO - FLUORESCENTES A fluorescência é a propriedade que um material tem de se “ auto-iluminar ’ quando sob a ação de uma energia radiante, como por exemplo a radiação ultravioleta ou raio X. A partir desta definição é fácil entender o funcionamento das lâmpadas fluorescentes, pois devemos ter uma fonte de energia radiante(arco elétrico) e um material fluorescente (pó de fósforo).

LÂMPADAS DE BAIXA PRESSÃO - FLUORESCENTES

RELÉ FOTOELÉTRICO Utilizado para o controle automático de iluminação, ou seja, as lâmpadas podem ser ligadas ou desligadas em função da luminosidade ambiente. Por isso , são instalados em redes elétricas de distribuição urbana , para acionamento e desligamento automático quando anoitece e amanhece , respectivamente . Exemplo diagramas com relé fotoelétrico: 1 Relé fotoelétrico 127V - 1000W. 1 Lâmpada incandescente 127 V - 60W.

RELÉ FOTOELÉTRICO

RELÉ FOTOELÉTRICO

Duvidas? Perguntas? Obrigado!
Tags