Estação nova lapa

marysato 2,053 views 31 slides Mar 26, 2014
Slide 1
Slide 1 of 31
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Estação Nova Lapa UNA Arquitetos ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS

Ficha Técnica do Projeto - Local: São Paulo , SP - Início do projeto:   2010 - Arquitetura:   Cristiane M uniz , Fábio Valentim , Fernanda Barbara e Fernando Viégas . - Colaboradores: Ana Paula de Castro , Bruno Gondo , Carolina Klocker , Eduardo Martorelli , Luccas Matos.   - Consórcio:  falcão bauer / geribello - Consultoria Estrutural:   Eng . Heloísa Maringoni   - Consultoria de método construtivo:   Eng . Luis Fernando Correa - Planilhas orçamentárias:   Straub Engenharia de Custos ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS

Estação de Trem - Unificará as duas estações Lapa, já existente (linha 7 e 8). - Abrigará 4 plataformas que comportam o transporte de pessoas e carga. - As bilheterias localizam-se no mezanino entre o térreo e a plataforma, juntamente aos sanitários, salas técnicas, operacionais e de apoio. - O acesso se dá através do terminal de ônibus e por lotes vizinhos à linha férrea. Terminal de Ônibus - Um pequeno terminal rodoviário comportará linhas municipais e intermunicipais, integrando os modais a fim de facilitar a locomoção de seus usuários. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS

Grande Praça Linear - Sobre a estação, no nível térreo, será criado uma praça linear que homogeneizará os dois lados da Lapa, antes segregados. - Será coberta por uma extensa marquise com vãos (claraboias) que permitirão maior iluminação natural da plataforma. Edifícios de Uso Múltiplo - É prevista a criação de dez edifícios de uso múltiplo sobre a marquise da praça. - Os usos serão definidos pelo poder público e seus lucros poderão reduzir os custos da implantação do projeto. Estacionamentos - Serão setorizados sob a implantação dos edifícios, intercalados com o mezanino da estação. ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERM OD AIS LOCALIZAÇÃO

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS SISTEMA FERROVIÁRIO EXISTENTE As duas estações Lapa são divididas por um trecho de 500 metros de distancia (linha 7 e 8), o que divide o local em Lapa de Baixo e Lapa de Cima.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS VIA PROPOSTA E ÁREAS ENVOLTÓRIAS Área de Intervenção O entorno imediato da linha férrea sofrerá maior influencia com a intervenção, já que o projeto visa a revitalização de todo o local com a retirada da barreira física da linha em nível.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Área de Intervenção LOTES COM USOS MISTOS Lotes que envolvem usos comerciais, serviços e/ou residenciais.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Área de Intervenção VAZIOS URBANOS E DISTRITOS INDUSTRIAIS O projeto visa a revitalização desta área que sofreu com a deterioração dos grandes lotes abandonados após a evasão de industrias que inicialmente propiciaram o desenvolvimento da região da Lapa.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Área de Intervenção As residências de gabarito baixo que qualificam essa imagem terão grande alteração na paisagem com a construção das dez novas torres ao longo da praça linear. HABITAÇÃO DE BAIXA DENSIDADE

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Área de Intervenção HABITAÇÃO DE ALTA DENSIDADE Ao leste e ao sul da área de intervenção existem edificações com gabaritos mais altos que podem influenciar diretamente na paisagem.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS SITUAÇÃO ATUAL

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS SITUAÇÃO ATUAL

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS PROPOSTA

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS IMPLANTAÇÃO

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS PLANTA – NIVEL MEZANINO

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS PLANTA – NIVEL SUBSOLO

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS PLANTA DE CIRCULAÇÃO

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS SUBDIVISÃO POR NÍVEL Térreo – Grande praça linear, terminal de ônibus e acesso ao mezanino, edifícios multifuncionais e estacionamentos. Mezanino – Estacionamentos, sanitários, bilheterias e salas técnicas e de apoio. Subsolo – Plataformas da nova Estação Lapa.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS SEÇÃO TRANSVERSAL Nota-se o intercolúnio constante e a laje nervurada que compõe o método construtivo aplicado ao projeto.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS SEÇÃO TRANSVERSAL

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS SEÇÃO TRANSVERSAL Os estacionamentos ficarão locados sob a implantação dos edifícios no nível do mezanino da estação e o acesso se dá a partir do nível térreo (praça linear).

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS SEÇÃO TRANSVERSAL Destaca-se o córrego em ponte que atravessa perpendicularmente as plataformas. O córrego canalizado é revelado aos pedestres através da praça linear.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Com o enterramento da linha férrea, é criado uma praça linear que integrará os dois lados da Lapa.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS A marquise se estende por quase toda a linha férrea .

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS A cobertura translucida e as aberturas das estações permite que o ar e a luz natural alcancem o subsolo, diminuindo a necessidade de sistemas mecânicos.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS Acesso ao Mezanino.

ESTUDO DE CASO ESTAÇÕES INTERMODAIS
Tags