Estados unidos

552 views 10 slides Oct 16, 2018
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

EUA potencia planetaria


Slide Content

ESTADOS UNIDOS: SUPERPOTÊNCIA MUNDIAL GEOGRAFIA 9º ANO LUIZ CARVALHEIRA JUNIOR PROFº GEÓGRAFO E ESP. ED. AMBIENTAL

Os ingleses tiveram pouco interesse dos ingleses por serem áreas de clima temperado, não propicias ao desenvolvimento de gêneros agrícolas tropicais, muito valorizados na Europa naquela época. Não haviam também naquela área jazidas de minerais preciosos, ouro ou prata. Modelo de ocupação: Estabelecimento de pequenas propriedades camponesas; Predomínio do trabalho agrícola familiar; Artesanato e manufatura de artigos diversos.

FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

RECURSOS NATURAIS E INDUSTRIALIZAÇÃO NO NORDESTE DOS ESTADOS UNIDOS . Causas da prosperidade econômica do final do século XVIII: Expansão do mercado consumidor interno que assegurou o crescimento da produção industrial. Atividade industrial alavancada no século XIX: Devido a exploração de recursos minerais tendo em vista a demanda por matérias-primas destinadas ao abastecimento da indústria; Exploração das jazidas de carvão mineral dos Montes Apalaches e ferro dos Grandes Lagos. Em fins do século XIX, a descoberta e a extração de petróleo dos Grandes Lagos, depois do Texas e do Golfo do México proporcionaram o desenvolvimento da indústria, sobre tudo a petroquímica.

ASCENSÃO DA ECONOMIA DOS EUA O capital acumulado na segunda metade do século XIX, possibilitou a emergência dos EUA, como potencia mundial. No inicio do século XX, os EUA já abrigavam grandes empresas que detinham o monopólio de setores estratégicos: P etróleo – família Rockefeller; Aço – família Morgan; Automóveis – família Ford; Ferrovias – família Vanderbilt .

O progresso dos EUA foi favorecido pela I e II Guerra Mundial: Esse conflito arrasou as economias já industrializadas da Europa; E por estar geograficamente distante, não sofreram danos materiais; Ao final da II Guerra Mundial, as nações europeias muito enfraquecidas e com a produção industrial arrasada tiveram que recorrer as importações dos EUA acelerando seu crescimento econômico. Os EUA também destinaram grande ajuda financeira à reconstrução dos países europeus, causando seu endividamento e dependência financeira.

AS MULTINACIONAIS E O COMÉRCIO DOS EUA O papel das multinacionais dos EUA a partir da segunda metade do século XX: Busca por novos mercados, ampliou o poder dos EUA que passaram a dominar o processo de acumulação capitalista; Inicialmente as nações desenvolvidas e depois nos mercados consumidores dos países subdesenvolvidos. As primeiras multinacionais dos EUA: General Motors e Ford – automobilísticas; Texaco e Esso – petrolíferas; Coca-Cola e Nabisco – alimentícias; Johnson & Johnson e a Gillette – higiene e limpeza.

A INFLUÊNCIA DOS EUA NA ECONOMIA MUNDIAL O poder político sobre os organismos internacionais como o FMI. Política externa bastante protecionista. Aplicações de sanções econômicas e embargos comerciais a países que contrariem seus interesses.

INVASÃO CULTURAL DOS EUA

EUA: POTÊNCIA MILITAR
Tags