Apresentação de slides do livro Esdras, capítulo 4, da Bíblia. Estudo para a Escola Bíblica Domical.
Size: 537.3 KB
Language: pt
Added: Feb 16, 2023
Slides: 8 pages
Slide Content
ESDRAS Cap. 4 Presb . Rodrigo Belinaso
Quem São os Inimigos do Povo de Deus? (V. 1) Os Assírios invadiram o Reino de Israel ou Reino do Norte em 722 a.C.; um pouco mais de 100 anos depois, os Babilônios invadiram o Reino de Judá. Os assírios ocuparam o território com vários povos que se misturaram com remanescentes judeus. Este povo levaria o nome de Samaritanos. A reconstrução do Templo significava a reconstituição do povo de Israel.
Qual a verdadeira intenção dos Inimigos de Israel? (v. 2) Esdras informa a origem dos inimigos de Israel: eram povos que foram transplantados para o Reino do Norte pelo rei da Assíria. Eles oferecem ajuda para a reconstrução do Templo e informam que já haviam sacrificado ao Deus de Israel. O que aconteceria se os Israelitas aceitassem esta oferta? Eram os sacrifícios dos samaritanos aceitáveis a Deus? Os samaritanos só seriam integrados ao povo de Deus após o sacrifício de Cristo através da pregação do diácono Filipe. (Atos 8 4-6). Sendo confirmados pelos Apóstolos (Atos 8 14-15).
Os líderes de Israel recusam o favor dos samaritanos ? (V. 3-5) Os israelitas precisavam formar um povo santo, ou seja, separado dos outros povos, de posse exclusiva de Deus, para quem enviaria seu Filho, o Cristo. Os samaritanos tomaram medidas para evitar a construção do Templo: inquietaram diretamente os construtores e corromperam conselheiros do rei Ciro da Pérsia para que as obras fossem paralisadas . Ciro reinou entre 539 - 530 a.C. O resultado foi a paralização das obras do Templo como nos informa o versículo 24. Isso até o rei Dario que reinou entre 521 – 486 a.C. Deus decretou que o Templo fosse reerguido, mas também permitiu que os israelenses sofressem oposição sistemática.
Exemplo de Oposição ao Povo de Deus (V. 6-23) Esdras registra cartas escritas pelos Samaritanos aos reis da Pérsia, principalmente uma a Artaxerxes , e a resposta desse rei. Estas cartas são posteriores aos acontecimentos narrados até então, sobre a reconstrução do Templo e dizem respeito a reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém. Esdras quer deixar claro que as obras de Deus sofrem resistência de inimigos que fazem de tudo para que não avancem.
Cartas dos Samaritanos ( v. 6 – 23 ) Primeira carta: para o rei Assuero (Xerxes I ) que reinou entre 486 – 464 a. C. O versículo 6 trata de uma acusação, sem especificar. O rei Assuero está presente no Livro de Ester. Segunda carta: para o rei Artaxerxes que reinou entre 464 – 423 a. C. A data desta carta deve coincidir com a paralização da fortificação de Jerusalém, nos tempos de Neemias. V. 7 – 16. Resposta do rei Artaxerxes aos Samaritanos: V. 17 - 22.
Samaritanos Fazem parar a fortificação de Jerusalém (V. 23 ) Os Samaritanos são bem sucedidos em sua tentativa de causar intrigas entre o povo judeu e o rei persa. Neemias consegue reverter esta política. Porém os Samaritanos foram de mão armada paralisar a obra e realizaram mais do que estava estabelecido no decreto real, eles a destruíram, como esta relatado em Neemias.
Aplicações Não há inimigos da obra de Deus que não podem ser reconciliados e chamados para cooperarem nos serviços da Igreja de Cristo. Jesus se encontrou com uma mulher samaritana e conversou com ela sobre as boas novas de salvação. João 4 7-30. Saulo era um voraz perseguidor da Igreja e se converteu pela ação miraculosa de Cristo.