Estudo sobre arrependimento

VilmarNascimento 5,948 views 21 slides Nov 06, 2012
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Arrependimento Texto: Rm 2.4

O que é Arrependimento? “ Arrependimento pode ser definido como o retorno consciente da pessoa regenerada, para longe do pecado e para perto de Deus, numa completa mudança de vida, manifestando – se numa nova maneira de pensamento, sentimento e vontade”(Anthony Hoekema, Salvos Pela Graça, pg.133. Cultura Cristã).

Aqui o Arrependimento tem caráter de Novo Nascimento, Regeneração. É o fruto visível da salvação. É o arrependimento para a vida eterna. Rm 10.9, 10: “Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação”.

Lc 6.43 - 45: “Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tão pouco árvore má que dê bom fruto.Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau, do mau tesouro tira o mau; porque a boca fala do que está ceio o coração”.

Arrependimento Para a Vida 1° - Aspecto: Intelectual O verdadeiro arrependimento abre a estreita porta para o céu de glória. Não existe arrependimento desprovido de conhecimento!

Conhecimento de quê? Da santidade, majestade e glória de Deus: Is 6.5: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”

Conhecimento de quê? Do próprio pecado, culpa e do mundo em que vive: Is 6.5: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios...”

Da misericórdia e do perdão de Deus: Is 6.6, 7: “Então um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou em minha boca, e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o eu pecado”.

2 ° - Aspecto: Emocional Anthony Hoekema: “É preciso haver uma tristeza de coração por causa do pecado em si, não por causa das consequências do pecado. Isso é o que Paulo quer dizer por ‘tristeza segundo Deus’. A tristeza segundo Deus não é a mesma coisa que arrependimento, mas ‘a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação (2 co 7.10)” (Salvos Pela Graça, pg.133. Cultura Cristã).

2 Co 7.10: “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”.

1° - Tristeza segundo Deus Jó – 42.5, 6: “Eu te conhecia só ouvir, mas agora os meus olhos te vêem . Por isso me abomino , no pó e na cinza”.

Davi – Sl 51.4, 10 – 13 Pedro – Lc 22.62 : “Então Pedro, saindo dali, chorou amargamente”. O carcereiro de Filipos – At 16.31: “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa”.

2° - Tristeza segundo o mundo Faraó do Egito – Êx 9.27, 28: “Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e lhe disse: Esta vez pequei; o Senhor é justo, porém eu e o meu povo somos ímpios. Orai ao Senhor; pois já bastam estes grandes trovões e a chuva de pedras. Eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui”.

Rei Saul – 2 Sm 24.16 : “Tendo Davi acabado de falar todas estas palavras, disse Saul: É isto a tua voz, meu filho Davi? E chorou Saul em alta voz”. Esaú – Hb 12.17 : “Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado ”.

Judas Iscariotes – Mt 27.3 – 5 : “Então Judas, o que traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Então Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou – se e foi enforcar – se”.

3° - Aspecto: Vontade Jesus disse : “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga – me” (Mt 16.24). O verdadeiro arrependimento é acompanhado por um intenso desejo de mudança fundamentado nos princípios de Cristo.

O Arrependimento é Por Toda a Vida 1° - Pois, não podemos nos conformar com este mundo

Rm 12.2 : “E não vos conformei com este século, mas transformai – vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

2° - Pois, devemos dá lugar ao Espírito de Deus Gl 5.24, 25 : “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito; andemos também no Espírito”.

3° - Pois, somos transformados de glória em glória à imagem de Cristo 2 Co 3.18 : “E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (ver 1 Jo 31 – 3).

Conclusão: Não podemos viver e experimentar das bênçãos de Deus nesta vida sem um verdadeiro arrependimento. É através dele que alcançamos em Cristo Jesus a melhor e maior de todas as dádivas – A Vida Eterna! Glória a Deus. Amém!
Tags