VilmarNascimento
5,948 views
21 slides
Nov 06, 2012
Slide 1 of 21
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 110.28 KB
Language: pt
Added: Nov 06, 2012
Slides: 21 pages
Slide Content
Arrependimento Texto: Rm 2.4
O que é Arrependimento? “ Arrependimento pode ser definido como o retorno consciente da pessoa regenerada, para longe do pecado e para perto de Deus, numa completa mudança de vida, manifestando – se numa nova maneira de pensamento, sentimento e vontade”(Anthony Hoekema, Salvos Pela Graça, pg.133. Cultura Cristã).
Aqui o Arrependimento tem caráter de Novo Nascimento, Regeneração. É o fruto visível da salvação. É o arrependimento para a vida eterna. Rm 10.9, 10: “Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação”.
Lc 6.43 - 45: “Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tão pouco árvore má que dê bom fruto.Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau, do mau tesouro tira o mau; porque a boca fala do que está ceio o coração”.
Arrependimento Para a Vida 1° - Aspecto: Intelectual O verdadeiro arrependimento abre a estreita porta para o céu de glória. Não existe arrependimento desprovido de conhecimento!
Conhecimento de quê? Da santidade, majestade e glória de Deus: Is 6.5: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”
Conhecimento de quê? Do próprio pecado, culpa e do mundo em que vive: Is 6.5: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios...”
Da misericórdia e do perdão de Deus: Is 6.6, 7: “Então um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou em minha boca, e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o eu pecado”.
2 ° - Aspecto: Emocional Anthony Hoekema: “É preciso haver uma tristeza de coração por causa do pecado em si, não por causa das consequências do pecado. Isso é o que Paulo quer dizer por ‘tristeza segundo Deus’. A tristeza segundo Deus não é a mesma coisa que arrependimento, mas ‘a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação (2 co 7.10)” (Salvos Pela Graça, pg.133. Cultura Cristã).
2 Co 7.10: “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”.
1° - Tristeza segundo Deus Jó – 42.5, 6: “Eu te conhecia só ouvir, mas agora os meus olhos te vêem . Por isso me abomino , no pó e na cinza”.
Davi – Sl 51.4, 10 – 13 Pedro – Lc 22.62 : “Então Pedro, saindo dali, chorou amargamente”. O carcereiro de Filipos – At 16.31: “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa”.
2° - Tristeza segundo o mundo Faraó do Egito – Êx 9.27, 28: “Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e lhe disse: Esta vez pequei; o Senhor é justo, porém eu e o meu povo somos ímpios. Orai ao Senhor; pois já bastam estes grandes trovões e a chuva de pedras. Eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui”.
Rei Saul – 2 Sm 24.16 : “Tendo Davi acabado de falar todas estas palavras, disse Saul: É isto a tua voz, meu filho Davi? E chorou Saul em alta voz”. Esaú – Hb 12.17 : “Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado ”.
Judas Iscariotes – Mt 27.3 – 5 : “Então Judas, o que traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Então Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou – se e foi enforcar – se”.
3° - Aspecto: Vontade Jesus disse : “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga – me” (Mt 16.24). O verdadeiro arrependimento é acompanhado por um intenso desejo de mudança fundamentado nos princípios de Cristo.
O Arrependimento é Por Toda a Vida 1° - Pois, não podemos nos conformar com este mundo
Rm 12.2 : “E não vos conformei com este século, mas transformai – vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
2° - Pois, devemos dá lugar ao Espírito de Deus Gl 5.24, 25 : “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito; andemos também no Espírito”.
3° - Pois, somos transformados de glória em glória à imagem de Cristo 2 Co 3.18 : “E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (ver 1 Jo 31 – 3).
Conclusão: Não podemos viver e experimentar das bênçãos de Deus nesta vida sem um verdadeiro arrependimento. É através dele que alcançamos em Cristo Jesus a melhor e maior de todas as dádivas – A Vida Eterna! Glória a Deus. Amém!