Física - FORÇA E MÁQUINAS SIMPLES.pptx

KelvinSousa11 6 views 32 slides Oct 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 32
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32

About This Presentation

FORÇA E MÁQUINAS SIMPLES


Slide Content

FORÇA E MÁQUINAS SIMPLES Uni.1 – Cap. 3 Prof : KELVIN SOUSA Pág. 291

ROTEIRO DA BIMESTRAL DE CIÊNCIAS Unidade 1: Cap. 3 – Força e Máquinas simples Cap. 4 - Temperatura, calor e as máquinas térmicas

DINÂMICA: FORÇA E MOVIMENTO Dinâmica  – área da Física que estuda o que causa os movimentos e quais são seus efeitos. Para que um corpo inicie um movimento ou pare de realizá-lo, é necessário que uma força seja aplicada sobre ele, ou seja, há uma relação entre a força e o movimento que o corpo realiza.

DINÂMICA: FORÇA E MOVIMENTO Muitos estudiosos contribuíram para o desenvolvimento da  Dinâmica : Galileu Galilei (1564-1642) | Sir Isaac Newton (1643-1727). Galileu Galilei: observou que a tendência natural dos corpos é, na ausência de forças, se manterem em movimento ou em repouso. Um corpo que está em movimento só deixará de se mover devido à ação de forças contrárias ao movimento.

DINÂMICA: FORÇA E MOVIMENTO Sir Isaac Newton: Propôs uma série de leis, essas leis ficaram conhecidas como  Leis de Newton  e estão presentes na maioria das situações do nosso cotidiano.

LEIS DE NEWTON

LEIS DE NEWTON Primeira Lei de Newton Princípio da Inércia: afirma que os corpos têm a tendência de permanecer em repouso ou em movimento. Logo, se um corpo está em repouso, ele permanecerá em repouso, mas, se ele está em movimento, permanecerá em movimento, a menos que uma força atue nesse corpo. Com isso, corpos em repouso só se moverão se forças forem aplicadas sobre eles, devido a sua tendência de permanecer em repouso. Da mesma maneira, corpos em movimento necessitam de outras forças para pararem, devido a sua tendência de permanecer em movimento.

LEIS DE NEWTON Segunda Lei de Newton Princípio Fundamental da Dinâmica: afirma que, para que um corpo entre em movimento e adquira  aceleração , é necessário exercer uma força sobre ele. De acordo com a Segunda Lei de Newton, ao aplicar uma força em um corpo, uma aceleração é gerada, ou seja, há uma variação em sua velocidade. Contudo, a massa do corpo possui influência sobre essa aceleração. Assim, para uma mesma força, quanto menor for a massa do corpo, maior será a aceleração dele e, quanto maior for a massa, menor será a aceleração.

LEIS DE NEWTON Terceira Lei de Newton Princípio da Ação e Reação: afirma que, para toda força de ação aplicada sobre um corpo, existe uma força de reação de mesma intensidade e mesma direção, mas no sentido oposto.

A FORÇA QUE A TERRA EXERCE SOBRE OS CORPOS Conforme as proposições de Newton: todos os corpos que possuem massa se atrairiam por meio de uma força chamada  força gravitacional. Segundo o mesmo, a intensidade da força gravitacional depende das massas dos corpos e da distância entre eles. Assim, quanto maiores as massas, ou quanto menores as distâncias, mais intensa é a força de atração entre os corpos. Esse é o motivo para que tudo caia em direção ao chão e para que todos os corpos fiquem “presos” na superfície da Terra. Devido à grande massa do planeta, ele atrai todos os corpos para o seu centro, com uma atração gravitacional chamada de  força-peso .

MÁQUINAS SIMPLES São instrumentos que servem para facilitar a realização de um trabalho (como elevar , cortar , movimentar , apertar ...) Isso ocorre através da ampliação ou transmissão d a força aplicada pelo ser humano.

As máquinas simples também combinam-se para compor máquinas complexas , como um carro , guindaste ou bicicleta .

As máquinas simples são basicamente de quatro tipos : Alavanca ; Roldana ou Polia ; Engrenagem ou Roda dentada ; Plano inclinado .

ALAVANCA É formada por um objeto rígido, capaz de girar em torno de um ponto de apoio fixo. A força aplicada pela pessoa > ( FORÇA POTENTE ) é multiplicada e aplicada pela alavanca do outro lado do ponto de apoio > ( FORÇA RESISTENTE ) . FORÇA POTENTE PONTO DE APOIO FORÇA RESISTENTE

ALAVANCA OBS: FORÇA POTENTE = Força aplicada pela pessoa no objeto. FORÇA RESISTENTE = Ação resultante da força potente aplicada. FORÇA POTENTE PONTO DE APOIO FORÇA RESISTENTE

AS ALAVANCAS SÃO DE 3 TIPOS: ALAVANCA INTERFIXA – o ponto de apoio está entre a força potente e a força resistente. Por ex.: balança, gangorra, alicate, pé-de-cabra e tesouras.

AS ALAVANCAS SÃO DE 3 TIPOS: ALAVANCA INTERFIXA Nas tesouras, o ponto de apoio fixo é o parafuso que une as duas lâminas. A força potente é realizada pelos dedos nas alças da tesoura e é menor, pois está mais distante do ponto de apoio. Já a força resistente aplicada pelas lâminas no objeto a ser cortado é maior, pois está mais próxima ao ponto de apoio.

ALAVANCA INTER - RESISTENTE S – a força resistente está localizada entre o ponto de apoio e a força potente. Por ex.: carrinho de mão, abridor de garrafa, quebra-nozes.

ALAVANCA INTER - RESISTENTE Nos abridores de garrafa, o ponto de apoio fica sobre a tampa. A força potente realizada pela mão na barra é menor, pois está distante da tampa. No entanto, a força resistente exercida pela tampa é maior, pois está bem próxima ao ponto de apoio.

AL A V A N CA INT E R P O T ENTE – a força potente está localizada entre o ponto de apoio e a força resistente. Por ex.: pinça, vassoura, cortador de unhas.

AL A V A N CA INT E R P O T ENTE Nos cortadores de unha, o ponto de apoio fica em contato com a mão e a força potente é realizada pelos dedos no ponto mais próximo possível ao ponto de apoio para a intensidade da força realizada ser menor. Já a força resistente é realizada pela ponta do cortador, para que o corte ocorra sem esforços.

ROLDANA OU POLIA Na roldana fixa , a força aplicada (força potente) é igual, em valor, à força exercida pela máquina (força resistente), apenas muda o sentido da força. Na roldana móvel , a força potente é m etade da força resistente, pois a outra metade da força é exercida pela superfí cie que prende a roldana, como o teto.

As roldanas têm inúmeras aplicações, entre elas estão: Varais de roupas, aparelhos de musculação, no transporte de materiais de construção, nos motores de automóveis e nos guindastes.

ATIVIDADE Enunciado: Samuel precisa erguer um objeto retangular de 200kg (200N), para isso o sistema conta com três roldanas móveis e uma roldana fixa, com base nisso, responda: Qual a força exercida pela pessoa para levantar o objeto? Obs¹: resposta em N (Newton); Obs²: formula ; Obs³: = ao número de polias móveis.          

Engrenagem O u Roda dentada As engrenagens transmi t em movimentos, através de rodas dentadas aos pares, ou ligadas a um eixo central (acionado por motor geralmente).

A cremalheira é uma engrenagem que transforma um movimento de rotação em movimento retilíneo.

PLANO INCLINADO É uma superfície plana cujos pontos de início e fim encontram-se em alturas diferentes. Alguns exemplos de plano inclinado são: rampa, cunha e parafuso.

O trabalho necessário para subir uma rampa é o mesmo, independente do comprimento da rampa! Trabalho = Força x deslocamento Portanto, se aumentarmos a distância (comprimento) da rampa, diminuirá a força necessária para chegar a uma mesma altura . O plano inclinado facilita o trabalho de elevar, mas não diminui o trabalho 1 2

Olhe com atenção os parafusos : eles contêm planos inclinados em forma de espiral, e alguns têm a ponta em forma de cunha. As cunhas são dois planos inclinados superpostos, e aplicam força nos 2 lados, como vemos no machado e nas facas.

Obrigado!