FECUNDAÇÃOanimalfecundacaoanimalFe.pptx

KauanaGehrke 3 views 18 slides Sep 22, 2025
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

PPT sobre fecundação em animais


Slide Content

FECUNDAÇÃO Disciplina Embriologia e Histologia

O QUE É FECUNDAÇÃO? →Encontro dos gametas masculino e feminino → Etapas • Encontro dos gametas, • Passagem dos espermatozóides pelos envoltórios ovulares, • Fusão das membranas plasmáticas dos gametas, • Bloqueio à poliespermia, ativação metabólica e formação do zigoto.

ENCONTRO DOS GAMETAS → Liberação dos gametas. → Alguns animais liberam os gametas na água - Ocorre fecundação externa (fora do corpo dos indivíduos) → Maioria dos peixes, Anfíbios, Equinodermos… → Ocorre a produção de muitos gametas → Quimiotaxia

→ Em outros animais os gametas se encontram dentro de estruturas geralmente localizadas em parte do aparelho reprodutor da fêmea - Fecundação Interna. → Produz menos gametas → Poupa energia

Passagem dos espermatozóides pelos envelopes Ovulares Mamíferos → Capacitação dos espermatoz óides; →Barreiras a serem atravessadas no óvulo: Corona radiata e Zona pelúcida

→ Passagem pela corona radiata enzima hialuronidase liberada da vesícula acrossômica do espermatozoide Algumas enzimas da mucosa da tuba uterina também parecem auxiliar a dispersão. Os movimentos da cauda do espermatozóide também são importantes na penetração da corona radiata.

→ Passagem pela zona pel úcida → Também é resultado da a ção de enzimas acrossomais . As enzimas esterase, acrosina e neuraminidase parecem causar a l ise (dissolução) da zona pelúcida, formando assim uma passagem para o espermatozóide penetrar o oócito. A mais importante dessas enzimas é a acrosina, uma enzima proteolítica. → A zona pelúcida do ovócito é formada por três glicoproteínas, ZP1; ZP2; ZP3 → ZP3 - Responsável pela ligação espécie específica, o espermatozóide só consegue se ligar a essa proteína e destruir a zona pelúcida com o receptor certo, indicando mesma espécie.

FUSÃO DAS MEMBRANAS PLASM ÁTICAS As membranas plasmáticas (ou celulares) do oócito e do espermatozóide se fundem e se rompem na região da fusão. A cabeça ea cauda do espermatozóide entram no citoplasma do oócito mas a membrana celular espermática (membrana plasmática) e as mitocôndrias não entram.

Bloqueio à poliespermia → Poliespermia: óvulo que é fecundado por mais de um espermatozóide → Reação cortical em mamíferos. → após a fusão das membranas plasmáticas o conteúdo dos grânulos corticais do ovócito II é liberado para fora modificando a proteína ZP3 da zona pelúcida impedindo que outro espermatozóide se ligue ao ovócito.

Ativação metabólica e Formação do zigoto → Em mam íferos a meiose é finalizada logo após a fusão das membranas plasmáticas. → Ovócito II vira óvulo → Ocorre a união dos pró- núcleos haplóides do espermatozóide e do óvulo (Anfimixia ou Cariogamia ) formando o Zigoto

Praticamente, o que o zigoto possui proveniente do espermatozoide é o centrossomo e, logicamente, o pró-núcleo masculino. As outras estruturas do espermatozóide que entram no gameta após a fusão das membranas celulares, desintegram-se totalmente. Como resultado das etapas da fecundação pode-se citar: →o restabelecimento do número diplóide de cromossomos característico da espécie; →um aumento na variabilidade genética devido a uma nova combinação de genes (paternos e maternos); →e a determinação primária do sexo, devido à presença dos cromossomos sexuais.
Tags