Feiras e Exposições.pptx

RenatoSertos2 35 views 53 slides Oct 19, 2022
Slide 1
Slide 1 of 53
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53

About This Presentation

Definições.


Slide Content

Julho 2022 Venda mais participando de feiras e exposições. Renato Santos

Quem sou eu? Renato Santos Mestre Em Geografia (Planejamento Territorial) pelo UFRGS 2010.2 Especialista Planejamento Estratégico pela UPE-FCAP 2007.2 Bacharel em Turismo pela FACOTTUR 2003.2 Professor, Tutor, Consultor e Palestrante [email protected] Whatsapp 81 999762177

O que é uma feira? Uma  feira é um modelo de evento   que possui como principal característica a exposição, geralmente de produtos e mercadorias, feito pelos chamados expositores, onde um público variado pode visitar e ter contato com essas ações. É por isso que os locais que são destinados para venda de alimentos, geralmente frutas e verduras, também são conhecidos como feiras. O ambiente pode ser completamente diferente, mas percebe as semelhanças do formato quando comparamos com um feira de negócios? O fato é que  esse é realmente um dos modelos de eventos mais conhecidos , principalmente pelo número de pessoas que consegue captar ao longo de alguns dias de evento.

Características das feiras As feiras podem ser entendidas como esse modelo específico de evento, mas na verdade  cada uma possui suas particularidades baseadas nos objetivos  e na cultura de realização que são planejados. Mas também existem algumas características marcantes que podem ser vistas em todos esses eventos.

Então confira as principais características das feiras que são comuns para todas: Encontro de empresas com seu público consumidor Na prática, uma feira é um modelo de evento que coloca frente a frente uma série de empresas e seus representantes com o público consumidor e o que está sendo exposto. Ou seja, uma das principais características é promover o  ambiente perfeito para a geração de novos negócios , sejam eles realizados naquele momento ou em algum outro posterior ao evento.

Temática central focada em tendências de mercado Outra característica marcante é que uma feira geralmente possui uma temática central específica. Cada uma é destinada a apresentar as tendências e tudo que há de novo e relevante em determinado setor. União com outros formatos de eventos Uma nova característica que vem surgindo no mercado de eventos é a união do modelo de feira com outros tipos de eventos,  como os congressos . Aqui a ideia é levar outras atrações para o público e diversificar o conteúdo ao longo das feiras. Com isso, é possível atingir diversos objetivos distintos ao longo de um evento e abranger um número ainda maior de interessados, não só pelas exposições mas também pelo conteúdo de uma feira como um todo.

Quais os principais tipos de feiras? Agora que já entendemos melhor o que é realmente uma feira, vamos conhecer os principais tipos encontrados no mercado e como cada um deles se diferencia das demais: 1. Feira de negócios Como já falamos, a feira de negócios é o modelo mais conhecido pelo público. Certamente você já deve ter visitado uma com o propósito de conhecer novidades em determinado segmento ou apenas para visitar um ambiente atrativo. Já vimos no nome que o propósito central desse modelo de feira é realmente  gerar vendas  e novos clientes. Mas para que isso aconteça, uma feira precisa  atrair os expositores , que são as empresas ligadas à temática central que buscam justamente esse espaço para conquistar novos clientes.

Diversos segmentos diferentes podem realizar feiras com esse estilo, como por exemplo: Comércio varejista; Beleza e estética; Construção; Veículos; Agrícola; Mecânica; Hospitalar; Calçados; Vestuário; Livros; entre outros.

Feira cultural

2. Feira cultural Outro evento que é bastante difundido no mercado são as feiras culturais. Diferentemente da feira de negócios, o foco central é voltado para a divulgação da cultura em si. Nas festas culturais que encontramos ao redor do país, ou até mesmo em outras partes do mundo, é fácil achar esse tipo de feira que possui como objetivo central disseminar as características de uma região. Mas na sua grande maioria, os resultados alcançados são um  grande volume de vendas , principalmente nas feiras mais direcionadas ao trabalho artístico, como são as feiras de artesanatos.

3. Feira da localidade Um dos modelos de feira encontrados a qualquer momento são as feiras de localidade. Elas podem ser sim no formato de uma feira de negócios, mas vai variar muito de porte e tamanho do evento como um todo. O comum é que as feiras sejam relacionadas às áreas que possuem destaque na economia da localidade, como é o caso das feiras agrícolas que acontecem de forma diferente em cada uma das nossas regiões. No geral, podemos dividir as feiras que variam de acordo com cada localidade em: Feira Municipal; Feira Estadual; Feira Regional; Feira Nacional; Feira Internacional.

Claro que quanto maior o nível de atuação de uma feira, maiores as chances de  atrair mais público  e ter resultados com maior volume. Uma feira que reúne empresas internacionais certamente chama mais atenção que uma acontecendo a nível estadual. Para a maioria das feiras de negócios que possuem foco em vendas e disseminação de novos produtos, é comum ver que também não existem taxa de ingresso, ficando disponíveis para livre acesso do público.

4. Feira Social Esse é o modelo de feira que possui um foco diferenciado de todos os outros modelos. Afinal de contas, o evento social é totalmente aberto ao público e busca oferecer  serviços para os participantes  ou expor uma série de ações que são benéficas para a sociedade. As feiras sociais geralmente são promovidas por órgãos sociais e unidades públicas que tem como objetivo central buscar o engajamento de grande parte do público-alvo.

Um dos principais motivos para criar eventos como a feira social são: Prestar serviços e assistência à população; Aproximação da comunidade social; Apresentação de soluções que estão disponíveis para a população.

Quais os objetivos de uma feira? Para entender como ter sucesso e obter  bons resultados nas feiras  de negócios, é preciso conhecer também seus objetivos centrais para conseguir avaliar se conseguiu atingir cada um deles ao final do evento. Será que ao final do evento o  maior objetivo  era fechar determinado volume de vendas? Ou seria mais importante conseguir um número maior de contatos para trabalhar em seguida? Ter isso em mente é fundamental para saber que pontos pode focar no trabalho dentro de uma feira e ter ainda mais sucesso ao finalizar sua prática de  análise pós-evento .

Quais os objetivos de uma feira? Para entender como ter sucesso e obter  bons resultados nas feiras  de negócios, é preciso conhecer também seus objetivos centrais para conseguir avaliar se conseguiu atingir cada um deles ao final do evento. Será que ao final do evento o  maior objetivo  era fechar determinado volume de vendas? Ou seria mais importante conseguir um número maior de contatos para trabalhar em seguida? Ter isso em mente é fundamental para saber que pontos pode focar no trabalho dentro de uma feira e ter ainda mais sucesso ao finalizar sua prática de  análise pós-evento .

O que são exposições Uma exposição, em um amplo sentido, é uma apresentação organizada e exibição de uma seleção de itens. Na prática, as exposições geralmente ocorrem em um ambiente cultural ou educacional, tal como museu, galeria de arte, parque, biblioteca, sala de exposições ou espaços para exposições mundiais.

8 tipos de exposições e suas características Exposição individual. Talvez esse tipo de exposição de arte não necessite de uma grande explicação, afinal, o nome é bem claro. Coletiva. Antológica. Retrospectiva. Histórica. Exposição comemorativa. Cronológica. Exposição temática.

Objetivo Em sua maioria, as  exposições  visam a informar e construir conhecimentos de forma didática e apropriada para, pelo menos, a maior parte de seu público. Além disso, elas também procuram satisfazê-lo emocional e culturalmente, despertando o seu interesse por novas experiências e dados na área representada.

Prospecção de clientes: como fazer e aproveitar uma feira especializada? Uma das etapas mais desafiadoras do ciclo de vendas é a prospecção de clientes. Até mesmo empresas já consolidadas e bem-sucedidas precisam garantir que mais pessoas sejam atraídas e passem a consumir seus produtos ou serviços. Em cenários econômicos como o que vivemos hoje, a competição pela preferência do consumidor é fortíssima. Por essa razão, torna-se fatal não atuar ativamente na busca por novos negócios. Uma das oportunidades mais efetivas de fazer isso é participando de eventos especializados em seu setor de atuação. As feiras de negócios são um exemplo, onde novidades em tendências, tecnologias, networking e, principalmente, potenciais consumidores estão juntos no mesmo lugar.

Prospecção de clientes de alto potencial Isso é o que você vai encontrar em feiras especializadas. É um filtro natural e automático. As pessoas que se dispõem a estar ali têm algum interesse e forte propensão a conhecer ou comprar. Independentemente de qual lado você esteja, expondo ou visitando, as chances de realizar uma boa negociação aumentam exponencialmente em um ambiente desenvolvido para isso .

Dicas para o pré e pós-feira Planeje antecipadamente Identifique o evento e reserva a data. Defina quais são os objetivos de vendas e quais ações serão tomadas para montar o espaço e fazer um atendimento de qualidade. Dentro do planejamento, você pode trabalhar as fases do processo comercial, que ajudarão a tornar mais positivas as abordagens e aumentarão as possibilidades de conversão. Comece realizando uma pesquisa de mercado para identificar tendências, necessidades e preços da concorrência. Isso permitirá construir negociações realmente atrativas e selecionar produtos relevantes. Avalie também qual será o perfil dos visitantes do evento (se será o público final, empresários do ramo, pessoas da região ou vindas de outros estados ou países). As chances de obter sucesso aumentarão se você entender melhor quem são os potenciais clientes e o que buscam.

E, quando tiver tudo definido, reúna sua equipe e divida as informações. É necessário que o time completo conheça os planos e execute com eficiência a parte que lhe couber. Lembrando que o atendimento não se limitará ao período da feira. Alguns terão início lá, mas poderão ter continuidade nos próximos dias ou por telefone. Sendo assim, alinhe o planejamento com todos os funcionários, e não apenas com os que estiverem diretamente envolvidos na exposição.

Divulgue Não perca a chance de compartilhar o evento com clientes atuais e empresas com quem se relaciona. Faça o convite, fazendo uma breve apresentação das oportunidades que ocorrerão lá e reforce sua presença, antecipando alguns atrativos ou ofertas especiais. Colete dados de contato Tão importante como abordar e conversar com o público durante a feira é captar dados que permitam comunicar-se posteriormente. Registre nome, telefone, e-mail, artigo pelo qual houve interesse, principalmente dos que apresentarem potencial de compra. Mas pense também em formatos mais simples. Por exemplo, um cupom em que sejam preenchidos poucos campos, que tenha alguma pergunta específica e que ajude a segmentar o grupo (por interesses, segmento, etc ).

Prepare material de divulgação Existe um antigo ditado que diz “quem não é visto não é lembrado”. Para o marketing, essa frase faz todo o sentido; portanto, prepare cartões de visita, flyers, folders, brindes e outros materiais que destaquem o visual do seu stand e possam ser entregues aos visitantes. Caso exista alguma promoção especial ou produto de destaque, vale a pena investir em um banner para ser exposto em local de grande visualização. Ele ajudará a chamar a atenção de quem estiver caminhando.

Comunique-se posteriormente De nada adianta construir um planejamento perfeito, atuar de forma impecável durante a recepção na feira, se não houver ações de pós-evento para efetivar as conversas e buscar a conversão em vendas. Utilize os dados coletados para entrar em contato por telefone ou e-mail. Agradeça a visita ao seu stand e procure saber se a pessoa encontrou o que buscava. Não se esqueça de incluí-los em seu mailing para que possam receber conteúdo informativo periodicamente.

Aprenda formas de atrair clientes para seu estande em feiras As feiras de negócios são ótimas oportunidades para atrair novos clientes. São espaços muito favoráveis para o crescimento e a melhor divulgação da sua empresa. Nesses locais estão reunidas as marcas de um mesmo setor, e o público visitante costuma ser bem grande. Exatamente devido à concorrência nesses eventos é que não basta apenas se fazer presente no local. Para atrair clientes em feiras, é conveniente pensar em formas de se destacar. Ou seja, fazer com que quem ainda não conheça a sua marca e seus serviços tenha mais interesse em conhecê-los.

Invista em uma boa decoração para atrair clientes em feiras

1. Invista em uma boa decoração para atrair clientes em feiras Para aumentar o poder de atração, seu estande precisa ser muito bem visto! Portanto, nada de deixá-lo “apagado” e sem elementos decorativos. Lembre-se que os visitantes são, em sua maioria, atraídos por questões visuais e, por isso, vale a pena investir no design. Trabalhe com as cores (relacionadas à sua marca, aos seus produtos e serviços, bem como às sensações que deseja transmitir ao seu público-alvo), destaque seu logotipo e cuide da iluminação, para que todos os detalhes sejam contemplados. Mas nada de poluir demais o local: cartazes e banners são bem-vindos, mas tudo deve ser personalizado de acordo com o evento e, de preferência, bastante informativo.

2. Garanta um bom visual para a sua equipe O aspecto da equipe que trabalha no estande também conta como fator de atração. Uma farda (ou, pelo menos, uma camisa personalizada), maquiagem, calçados adequados ao evento e ao público. Além, é claro, de uma boa postura (mantendo-se sempre de pé) e uma expressão simpática e convidativa. Além do visual, vale a pena investir em qualificação para as pessoas que vão atender os visitantes. Afinal, o  atendimento faz toda a diferença  no momento de atrair clientes em feiras. A equipe precisa manter-se segura a respeito das informações que transmite, deve ser paciente e dedicar total atenção ao cliente em potencial.

3. Ofereça uma experiência diferenciada É preciso que a visita ao seu estande seja memorável. Caso contrário, os participantes não saberão distinguir sua empresa de outras (afinal, são muitas as quais ele pode visitar). Seu estande pode oferecer atividades diferenciadas, como  jogos interativos , demonstração dos produtos e serviços, exibição de vídeos, sorteios e até mesmo um convidado especial para falar sobre o tema. Tudo isso contribui para valorizar a sua marca e colocá-la em evidência, incentivando mais pessoas a visitarem o espaço.

4. Use a tecnologia a seu favor Outra maneira excelente de atrair clientes em feiras é se valer da tecnologia. Painéis em LED com imagens em alta resolução podem ser alugados e são ótimos atrativos para feiras e eventos. Isso porque eles podem ser vistos a uma distância maior que outros equipamentos. Promova interações por meio das  redes sociais , com postagens de fotos dos visitantes e uso adequado de hashtags. Essas imagens podem ser exibidas em uma televisão dentro do estande, por exemplo. Gere arquivos para download ou cupons de desconto para quem participar.

5. Entregue brindes Outra importante tática para atrair clientes em feiras é a distribuição de brindes. Evite anunciar essa distribuição de forma ampla, mas deixe para fazê-la entre os visitantes que realmente se interessarem pelo seu negócio. Clique  aqui  para conhecer algumas ideias de brindes. O brinde funcionará como um pequeno mimo para esse participante e uma ótima maneira de fixar a marca na memória dele. Você pode apostar em uma camiseta, bonés, canecas, chaveiros, bloquinhos, entre outros. Seguindo essas cinco formas de atrair clientes em feiras, certamente o seu estande será um grande sucesso!

Dicas para vender mais expondo em eventos Conheça o seu público Descubra quais eventos de fato atraem os seus clientes. Para isso, você precisa entender tudo sobre o evento que está pensando em expor e buscar pela  programação , locais e conteúdo que realmente vão se destacar para a sua persona.

Então, conheça os seus clientes e pense como eles gostariam de gastar o tempo deles: O que os atrai? Quais dúvidas eles precisam sanar antes, durante e depois de um evento? Qual o tipo de programação que os anima? Qual o principal objetivo deles participando de uma feira? Essas são algumas perguntas que você deve fazer para entender o tipo de evento que fará a diferença no bolso da sua empresa.

2. Pesquise eventos lucrativos Não perca tempo e dinheiro em um evento que pode ser um fracasso. Se os organizadores do evento esperam conseguir 300 inscritos, mas estão apenas com 50 ingressos vendidos, talvez você não encontre novos clientes suficientes para justificar o custo. Então, fique com eventos com um histórico forte ou ajude-o a vender esses ingressos.

Entre em contato com os organizadores para descobrir: Com que frequência o evento ocorre; A taxa média de comparecimento nos últimos anos; O tipo ideal de participante. Outra dica é perguntar sobre a proporção de participantes de fora da cidade. Você pode preferir um evento que apenas atenda clientes da região, dependendo do seu produto ou serviço.

3. Decida seu nível de envolvimento Você está planejando comprar um estande ou apenas aproveitar o tráfego do evento? Se for a primeira opção, fale com os expositores dos últimos eventos sobre como se destacar no local e, consequentemente, vender mais expondo em eventos. Eles geralmente têm ótimas dicas sobre a sinalização certa ou a melhor localização para o seu estande. .

Além disso, faça uma lista de tudo o que você precisa no dia do evento e solicite com antecedência. Lembre-se, a maioria das empresas que estarão expondo no evento precisará de  brindes ou tecnologia para se preparar para um grande evento. Então, você não quer ficar preso lutando por algo importante no último minuto. Planeje maneiras criativas de direcionar o tráfego para onde a sua empresa está expondo. Por exemplo, ofereça um desconto ou um sorteio para qualquer pessoa que mostre o ingresso do evento ou poste uma foto com o seu estande

4. Torne-se um patrocinador do evento Patrocinar um evento  é uma maneira de colocar o nome da sua empresa na frente de muitas outras empresas e, dependendo do evento, até mesmo concorrentes. A melhor parte é que o patrocínio não precisa tirar uma parte do seu orçamento. Você geralmente tem duas opções: Níveis de patrocínio fixo; Doações.

Pese o custo de ser um patrocinador pago. Pergunte a um organizador os detalhes de cada pacote e como as informações da sua empresa aparecerão para os participantes. Com uma cota de patrocínio master, por exemplo, você pode receber anúncios de página inteira nas revistas espalhadas no evento, placas no local, um estande de destaque e chamadas no microfone.

Seja qual for o caso, lembre-se do contrato por escrito para garantir que você adquira o nível de exposição desejado. Outra opção é doar um espaço ou local para um evento. Os organizadores estão sempre procurando maneiras de cortar custos, especialmente para eventos espalhados por vários locais. Se você é dono do espaço, tem ainda mais chances para colocar sua sinalização em locais visíveis.

5. Colete informações do cliente Os clientes são bombardeados com marketing em grandes eventos, então esquecem facilmente os  fornecedores  e expositores que conheceram naqueles dias. Encontre uma maneira eficiente de reunir informações de contato para depois criar uma  campanha de e-mail marketing  e nutrir esse contato. Com que objetivo? Vender, é claro. Muitas pessoas não querem ouvir você falar sobre sua empresa por 20 minutos, mas ficam felizes em deixar um cartão de visitas. Pena que depois de uma semana de evento, você acaba esquecendo o que conversou com aquela pessoa que deixou o cartão com você e como deve abordá-lo.

Para solucionar isso, existem coletores de dados em eventos que leem o crachá, facilitando a  gestão de vendas  e otimizando o processo que antes, era extremamente demorado. Dessa forma, você pode fazer menos trabalho e ainda alcançar clientes em potencial, vendendo ainda mais na hora de expor em um evento.

6. Promova o evento nas redes sociais Leve o marketing local para o próximo nível com as mídias sociais. Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram são ótimos lugares para gerar interesse nos participantes. Usando hashtags de evento, você pode chamar a atenção de qualquer pessoa antes, durante e após o evento. Imagine o impacto quando um evento tem milhares de seguidores.

Considere oferecer um desconto ou um pequeno brinde para compartilhar seus tweets, fotos, vídeos e outros conteúdos. Ao mesmo tempo, dê às pessoas um motivo para visitar seu estande durante o evento. Afinal, o objetivo de aumentar a conscientização é vender mais expondo em eventos.

Considere oferecer um desconto ou um pequeno brinde para compartilhar seus tweets, fotos, vídeos e outros conteúdos. Ao mesmo tempo, dê às pessoas um motivo para visitar seu estande durante o evento. Afinal, o objetivo de aumentar a conscientização é vender mais expondo em eventos.

7. Experimente e aprenda O marketing de exposições e feiras requer prática. Mas não se preocupe; fica mais fácil quanto mais você interage com os participantes. Certifique-se de ter uma equipe divertida e amistosa trabalhando no evento, já que uma boa energia é um bom caminho.

Mais importante ainda, concentre-se no que torna seus produtos ou serviços especiais. Quando você tem algo único para oferecer, você não terá problemas em gerar grandes insights para fechar negócio. Não desanime se for preciso um pouco mais de brainstorming para encontrar a abordagem correta para vender mais expondo em eventos.  Coloque personalidade em seus negócios!

Estão esperando o quê?

Mãos a Obra!
Tags