TROCAS GASOSAS 1- Ventilação pulmonar; 2- A difusão de O2 e CO2 entre os alvéolos e o sangue; 3- O2(pulmão células), CO2(células pulmão); 4- regulação da ventilação e de outros aspectos da ventilação.
MÚSCULOS Diafragma e Intercostais; Mm que elevam o gradil costal (INSPIRATÓRIOS): Intercostais externos; ECOM; Denteados anteriores; Escalenos.
Mm que abaixam o gradil costal (EXPIRATÓRIOS): Reto do abdome; Intercostais internos.
MOVIMENTAÇÃO DO AR PARA FORA E PARA DENTRO Pressão pleural; Pressão alveolar = P atm = 0 cm H2O, com a glote fechada e sem fluxo de ar. Com fluxo de ar a pressão alveolar = 1 cm H2O e entra 0,5 l; Pressão transpulmonar : PA-PP
VOLUMES PULMONARES VOLUME CORRENTE: 0,5l; VOLUME DE RESERVA INSPIRATÓRIA: 3l; VOLUME DE RESERVA EXPIRÁTÓRIA: 1,1l; VOLUME RESIDUAL: 1,2l.
CAPACIDADES PULMONARES Capacidade inspiratória: VC+VRI 3,5l; Capacidade residual funcional: é a que permanece nos pulmões ao final da expiração normal: VRE+VR 2,3l; Capacidade vital: é a maior quantidade de ar que uma pessoa pode expelir dos pulmões após tê-lo enchido ao máximo: VRI+VC+VRE 4,6l; Capacidade pulmonar total: maior volume que os pulmões podem alcançar: 5,8l.
Volume-minuto da ventilação: quantidade de ar fresco que se movimenta pelas vias aéreas a cada minuto: VC x f ventilatória;
Ventilação alveolar : renova o ar nas áreas de troca dos pulmões, nas quais o ar se encontram próximo do sangue capilar.
BASES FÍSICAS DA DIFUSÃO DOS GASES OS GASES SE DIFUNDEM DE UM LOCAL DE MAIOR PRESSÃO PARA UM LOCAL DE MENOR PRESSÃO! P O2 alveolar > P O2 sangue capilar; P CO2 alveolar <P CO2 sangue capilar;
P O2 intracelular < P O2 sangue capilar; P CO2 intracelular > P CO2 sangue capilar > P CO2 alveolar