Forma do Corpo A forma do corpo dos animais é muito variada e encontra-se adaptada ao meio ambiente. Pode ser: Cilíndrica Esférica ou Globular Fusiforme Cónica Amorfa
Animal Fusiforme Animal com o corpo em forma de fuso (alongado e com a parte central mais volumosa que as extremidades). A forma de fuso é hidrodinâmica: permite ao peixe melhor movimento na água.
Animal Achatado A sua forma permite-lhe deslocar-se rente ao fundo do mar.
Animal Cilíndrico O corpo tem forma cilíndrica, com as extremidades afiladas. Na minhoca, a forma cilíndrica permite-lhe escavar galerias debaixo de terra.
Animal Globoso = Animal esférico ou globular Animal com o corpo de forma arredondada.
Animal Amorfo Animal cujo corpo não tem uma forma definida
A forma dos animais pode ser: Fusiforme : corpo em forma de fuso, permite deslizar na água (hidrodinâmica). Ex: peixes Achatada : permite deslizar rente ao fundo do mar. Ex: raia, estrela-do-mar Cilíndrica : permite escavar galerias. Ex: minhoca, cobra Globosa ou Globular ou Esférica: forma arredondada. Ex: ouriço do mar Amorfa : sem forma bem definida. Ex: esponjas
Simetria Os animais podem ter simetria bilateral, radial ou ser assimétricos…
Simetria Bilateral
Simetria Radial
Quanto à simetria…
A simetria de um animal pode ser: Bilateral: No corpo podemos distinguir duas partes iguais, relativamente a um plano de simetria; Radial: No corpo existem vários planos de simetria, que se cruzem num ponto comum.