Futurismo artes

SarahDelgado9 3,062 views 29 slides Jan 14, 2018
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

Estilo artístico conhecido como Futurismo


Slide Content

Futurismo 1909- A arte do futuro

Felippo Tommaso Marinetti Precursor do futurismo no ano de 1909

Como surge o Futurismo? Em 20 de Fevereiro de 1909 foi lançado pelo poeta italiano Felippo Tommaso Marinetti, no jornal francês Le Figaro , o Manifesto Futurista . Este foi o ponta pé inicial para dar início a criação de um movimento de cunho artístico e literário denominado Futurismo.

O que é o Futurismo? C aracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência. Os integrantes desse estilo foram os grandes divulgadores do movimento, recorrendo a palestras e a publicidade para dar visibilidade a este estilo. O slogan do primeiro manifesto futurista de 1909 era “Liberdade para as palavras”

O Futurismo influenciou diversos artistas que mais tarde vieram a fundar outros estilos artísticos como o Cubismo , o Surrealismo e o Dadaísmo . O movimento Futurista durou até aproximadamente a década de 1930, quando foi se esvaziando com a Segunda Guerra Mundial . No Brasil influenciou artistas como Anita Malfatti e Oswald de Andrade ainda no começa do século XX, que viram nos ideais nesse movimento a possibilidade de deixar de copiar modelos europeus e construir uma identidade renovando a arte brasileira.

Pontos valorizados no Futurismo Progresso Tecnologia moderna Vida urbana Velocidade e energia Armas e Violência

Progresso

Tecnologia Moderna

Vida Urbana

Velocidade e energia

Armas e violência

Elementos das obra Futuristas Com frequência nas pinturas Futuristas aparecem cores vibrantes e contrastantes, formas geométricas, sobreposição de imagens além do uso do que os futuristas chamavam de linhas de força. O uso desses recursos pretendia dar ideia de uma cena dinâmica, ou seja, o objeto em ação. A ideia de movimento vigoroso e velocidade eram centrais na poética do Futurismo. Os futuristas não estavam interessados em representar um automóvel em suas pinturas, porém representar o movimento do automóvel e a experiência de sua aceleração. Isso era mais importante que detalhar sua forma ou o veículo parado.

Umberto Boccioni , 1882-1916, Régio da Calábria, Itália Foi um pintor e escultor, contribui muito para levar a polêmica “ anticultural ” do futurismo no âmbito das artes plásticas. A sensação dinâmica é o principal valor de sua arte, ação que se traduz na pintura pela prática das técnicas neo-impressionistas , associadas aos princípios do Cubismo. No campo da escultura procurou solucionar todos os aspectos da forma dinâmica na linguagem tridimensional, estudou de forma intensiva o movimento dinâmico de um corpo humano no espaço.

Luigi Russolo ,  1885-1947, Portogruaro , Itália Foi um pintor e compositor italiano, futurista e o autor da L’Arte dei Rumori e Música Futurista. Acreditava que a vida contemporânea era demasiado ruidosa e que os ruídos deveriam ser utilizados para música .

Carlo Carrá , 1881-1966,  Quargnento , Itália O pintor assinou o primeiro manifesto futurista. Participou em diversas edições da Bienal de Arte de São Paulo, iniciou seus primeiros estudos e esboços de Ritmo dos Objetos e Trens, por definição suas obras mais futuristas. Entrou em contato com o cubismo junto com outros futuristas, mas em 1915 rompe com o movimento, juntou-se a De Chirico e realizou sua primeira pintura metafísica.

Giacomo Balla , 1871-1958 Em 1910 declarou publicamente sua filiação ao movimento futurista do qual se afastou em 1931. O pintor e escultor italiano durante a sua obra tentou endeusar os novos avanços científicos e técnicos por meio de representações totalmente desnaturalizadas, sem chegar a uma total abstracção . Mesmo assim, mostrou grande preocupação com o dinamismo das formas, com a situação da luz e a integração do espectro cromático.

Ardengo Soffici, 1879-1964, Rignano sull’Arno, Itália Foi um pintor, escritor, poeta e pintor

Gino Severini, 1883-1966, Cortona , Itália F oi um italiano pintor e um dos principais membros do Futurist movimento. Durante grande parte de sua vida, ele dividiu seu tempo entre Paris e Roma. Ele foi associada com neo-classicismo eo ” retorno à ordem ” na década após a Primeira Guerra Mundial.

Fortunato Depero ,1892-1960, Itália Foi um pintor, escritor, escultor e designer gráfico futurista .

Tullio Crali , 1910-2000, Igalo , Montenegro Foi um pintor italiano ligado ao movimento futurista . Autodidata, ele se juntou ao futurista tarde, não antes de 1929 . Ele é conhecido por suas obras de tipo realista, que combinam ‘velocidade, ar e mecanização mecânica da guerra aérea ” , embora em sua longa carreira tem também expressou outros estilos.

Enrico Prampolini , 1894-1956, Modena Foi um pintor futurista, escultor e cenógrafo. Ele ajudou na concepção da Exposição da Revolução Fascista .

Nikolay Diulgheroff , 1901-1982,  Kyustendil , Bulgária Foi um artista búlgaro, designer e arquiteto, que era ativo na Itália, e teve destaque no Futurismo.

Portanto, a diferença entre arte e design passa a ser abandonada e a propaganda é escolhida como forma de comunicação. O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo. O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Marinetti, se identificaram com o fascismo.