8º ano GÊNERO TEXTUAL BIOGRAFIA aula de literatura da Profa. kassya e fernanda
Biografia O gênero textual biografia é utilizado para contar a história da vida de alguém, seja de uma terceira pessoa ou do próprio narrador.
MODO GERAL. a biografia é um gênero literário onde o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. De modo geral, as biografias contam a vida de alguém.
Por vezes a narrativa acontece em primeira pessoa ou em terceira pessoa. Nelas devem ser apresentados fatos sobre a história de vida de algum famoso ou personalidade conhecida publicamente, para despertar a atenção dos leitores e o interesse em ler o material.
Estrutura de uma biografia A estrutura dos textos de biografia depende muito do suporte em que está desenvolvida. Por exemplo: se for escrita no formato de livro, terá a estrutura padrão de um livros: introdução, capítulos de desenvolvimento, conclusão. Cada capítulo pode ser referente a uma das fases da vida do biografado.
Se for escrita como uma reportagem, em uma revista, logicamente possuirá uma estrutura totalmente diferente. Ainda, se for uma biografia filmada, haverá outro tipo de estrutura.
Tipos de biografia Quanto à autorização, existem dois tipos de biografias, a autorizada e a não autorizada. A autorizada é aquela onde o sujeito da história autoriza a publicação dos fatos, geralmente nesse tipo de história o sujeito acaba vetando várias partes que não deseja que venha a público. Já na não autorizada é feita a publicação sem a autorização do sujeito, o que acaba depois por gerar várias disputas judiciais, vetos e problemas de direitos autorais. Mas acaba por não levar a um lugar muito longe, vez que parece que o público adora esse tipo de publicação e uma vez que são lançadas, são vendidas milhões de cópias rapidamente. Essas duas são tipos de biografia.
Quanto à autoria, a biografia pode ter outra tipificação. Biografias: como falamos até aqui, são as histórias narradas sobre personagens da vida real com relevância para o público. A partir de pesquisas, levantamentos e entrevistas, um biógrafo escreve sobre o personagem, o biografado. Esse tipo de texto será escrito em terceira pessoa.
Autobiografias: também são a história da vida de uma pessoa, com a diferença de que são narradas pela própria pessoa, ou seja, são suas memórias. São textos escritos em primeira pessoa. Exemplo disso são as autobiografias de Joaquim Nabuco, um dos pioneiros no Brasil.
Quanto à extensão, as biografias podem ser. Completas: apresentam uma narrativa da vida inteira do biografado. Ou pelo menos um grande recorte de sua vida. Geralmente será uma publicação em um livro inteiro, um capítulo de livro, uma reportagem, uma coletânea ou uma página na internet. É um texto longo.
Mini Biografias: são textos curtos e diretos, focados em destacar apenas o essencial da história do biografado. São bastante usadas em livros, para apresentar o autor e em contexto profissional.
Características da biografia escrita em terceira pessoa. norma culta padrão da língua portuguesa. os fatos devem vir em ordem cronológica. Se trata de textos que têm por características serem narrativos. A maioria dos verbos utilizados é no passado, uma vez que está contando uma história que já aconteceu. Os fatos narrados são reais, ou seja, são contados os fatos da maneira que aconteceram, é possível inclusive adicionar fotos e documentos que corroborem a história.
Otto Wucherer Otto Edward Henry Wucherer nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 7 de julho de 1820. Filho de pai alemão e mãe brasileira, passou dos seis aos sete anos vivendo na Bahia, onde seu pai era gerente de uma casa comercial. Em seguida, foi para a Alemanha, formando-se em Medicina pela Universidade de Tubingen. Retornou ao Brasil em 1843, fixando-se em Salvador.
Considerado o fundador da helmintologia brasileira, foi o primeiro a utilizar o microscópio no Brasil, no diagnóstico e pesquisa científica de doenças vindas da África. Com o médico inglês John Paterson, que também vivia na Bahia, identificou a febre amarela, ausente do país desde 1686, e reintroduzida por um navio americano. Diagnosticaram também a cólera em 1855. [...]
Junto com Paterson e o médico português Silva Lima, decidiu estudar a medicina não nos livros europeus, mas nos próprios doentes. Dessa maneira, os três constituíram a Escola Tropicalista Baiana, que investigou várias doenças comuns no país. [...]
Pesquisou ainda a anatomia patológica da doença conhecida vulgarmente como “ainhum”. Morreu em Salvador, no dia 7 de maio de 1873, vítima de apoplexia cerebral. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/historia/otto-wucherer/>. (Com cortes).
interpretaçao do texto Questão 1 – O texto acima é: ( ) uma biografia. ( ) uma entrevista. ( ) uma reportagem. Questão 2 – Na passagem “Filho de pai alemão e mãe brasileira, passou dos seis aos sete anos vivendo na Bahia [...]”, o texto refere-se a: ( ) Silva Lima. ( ) John Paterson. ( ) Otto Wucherer.
Questão 3 – Observe: “Em seguida, foi para a Alemanha, formando-se em Medicina pela Universidade de Tubingen.” Esse trecho é: ( ) uma narração. ( ) uma descrição. ( ) uma argumentação. Questão 4 – Na frase “Retornou ao Brasil em 1843, fixando-se em Salvador.”, a expressão sublinhada indica: ( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo.
Questão 7 – No fragmento “[...] decidiu estudar a medicina não nos livros europeus, mas nos próprios doentes.”, a parte destacada expressa: ( ) uma ressalva. ( ) uma conclusão. ( ) uma comparação. Questão 8 – Em “[...] doença conhecida vulgarmente como ‘ainhum’.”, o termo grifado quer dizer: ( ) “antigamente”. ( ) “popularmente”. ( ) “erroneamente”.
Questão 5 – No segmento “[...] foi o primeiro a utilizar o microscópio no Brasil, no diagnóstico e pesquisa científica de doenças vindas da África.”, o vocábulo “e” assinala: ( ) fatos que se somam. ( ) fatos que se alternam. ( ) fatos que se contrastam. Questão 6 – Segundo o texto, Wucherer e Paterson diagnosticaram uma doença, que estava ausente do Brasil “desde 1686 e reintroduzida por um navio americano”. Qual doença? ( ) cólera. ( ) febre amarela. ( ) apoplexia cerebral.