Gênero textual Entrevista .pptx whjeekje

127 views 11 slides Jun 18, 2024
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Apresentação


Slide Content

Gêneros jornalísticos: ent r evista

Os diferentes textos dos jornais Todo o jornal, seja ele impresso, digital ou televisivo, apresenta-nos uma série de in f orma ç ões. P ara isso, é p r eciso que haja uma o r ganização dos assuntos de acordo com seus temas, que variam entre economia, mundo, esportes, cultura, cotidiano etc.

Os diferentes textos dos jornais O s jornais ap r esentam di v ersas formas para apresentar os fatos : podem noticiá-los, podem publicar opiniões, críticas ou uma análise sobre eles; enfim, o jornal é, sem dúvida, uma leitura bastante variável.

E nt r evista 1

Qual é a sua opinião? P arte da R eporta g e m , a ent r evista tem a intenção de garantir uma aproximação maior entre o leitor e os fatos relatados, trazendo o depoimento de quem está diretamente envolvido no fato que é objeto da reportagem. A entrevista é um texto que faz a transcrição, isto é, r egist ra por escrito um diálogo sobre determinado assunto entre alguém que pe r gunta - o entr evistador - e alguém que r esponde - o entr evistad o . P ara ser publicado no jornal, o redator transforma em língua escrita o que foi dito oralmente, em uma c on v ersa, fa z endo as adapta ç ões ne c essárias, por e x emplo, suprimindo as hesita ç ões, repetições e marcas da oralidade .

E n tr evistado Na entrevista, o entrevistado é a pessoa a quem as perguntas são direcionadas. Essa pessoa é escolhida de acordo com o programa ou o tema do veículo de comunicação. Desta maneira, são chamadas pessoas que entendem sobre um tema específico ou que já trabalham na área escolhida, dando informações particula r es, p r o fissionais e até mesmo a p r ópria opinião.

A p r ese n taçã o / co n textualização A entrevista deve ter informações que caracterizem e contextualizem o ent r evistado. É um t e xto b r e v e que int r oduz um pou c o a car r eira do entrevistado, a função que desempenha no trabalho, a formação escolar etc. É uma pesquisa prévia que o entrevistador faz sobre a pessoa que vai entrevistar para que o espectadores saibam sobre as atividades do entrevistado. Mesmo sendo oral, na apresentação, o vocabulário costuma ser mais formal, já que os veículos de comunicação adequam a linguagem de acordo com o entrevistado e o público. Em uma entrevista há o tema principal, identificado no texto de apresentação e no primeiro par de pergunta/resposta. Cada um dos demais pares aborda um subtema.

E n tr evistador É a pessoa que estuda sobre a vida do entrevistado , pesquisando sobre o que a pessoa fez, em que área fez e o que continua fazendo. Compara a trajetória do entrevistado, elabora e faz as perguntas a ele. Para que se faça uma boa entrevista, deve-se conhecer muito bem o entrevistado e o tema no qual ele atua para não criar um mero bate-papo sem relevância.

Turnos de fala e linguagem No gênero entrevista, o entrevistado apresenta marcas da oralidade no discurso, ou seja, ele costuma gesticular e apresentar indagações ou repetições de palavras enquanto fala; pois está elaborando o raciocínio em tempo real. Diferentemente da entrevista oral, a entrevista escrita não tem a necessidade de registrar as pausas e repetições que o entrevistado apresenta; sendo assim, a entrevista escrita pode ser editada. Geralmente, excluem-se as marcas de oralidade, deixando apenas a declaração do entrevistado para que o texto possa ser lido sem interferência dessas marcas. As entrevistas têm um roteiro pré-estabelecido, ou seja, o entrevistador seleciona o que irá perguntar e segue a linha de raciocínio. Nem sempre o roteiro é seguido na íntegra, pois o entrevistado pode responder à perguntas que estimulem a curiosidade do entrevistador (algo que ele não descobriu em sua pesquisa) e perguntar sobre assuntos fora do roteiro. Existe a possibilidade de a entrevista ser feita por mais de um entrevistador e mais de um entrevistado.

P r odução de entrevista Escolha previamente os entrevistados. Entre em c ontato c om as pessoas, e xplique as intenções e marque dia e horário para a entrevista. U se um gr a vador ou um blo c o de anota ç ões. Estabeleça um limite de tempo para a entrevista. Formule perguntas de acordo com o seu roteiro, mas atenção: dependendo das r espostas, v o c ê não p r ecisará fa z er todas as perguntas que planejou. Fale com o entrevistado de modo respeitoso, mas dei x e-o à v ontade. Evite interromper quando ele estiver falando.
Tags