O gás natural é um combustível fóssil. Vem sendo utilizado desde a antiguidade pela humanidade que o conseguia em locais onde era expelido naturalmente na superfície.
Trata-se de compostos orgânicos que sofreram decomposição e foram aterrados por camadas de rochas; esse aterramento propicio...
O gás natural é um combustível fóssil. Vem sendo utilizado desde a antiguidade pela humanidade que o conseguia em locais onde era expelido naturalmente na superfície.
Trata-se de compostos orgânicos que sofreram decomposição e foram aterrados por camadas de rochas; esse aterramento propiciou que os compostos fossem submetidos à altas pressões e temperaturas, acarretando em reações químicas que o geraram.
Consiste na união de hidrocarbonetos leves encontrados no subsolo terrestre e é composto majoritariamente de metano; Sua composição pode alterar de acordo com a região ou a profundidade que se encontra.
Por meio da lei número 9.478/97 (Lei do Petróleo), define-se que o gás natural se trata da “porção do petróleo que existe na fase gasosa ou em solução no óleo, nas condições originais de reservatório, e que permanece no estado gasoso em CNTP (condições normais de temperatura e pressão).”
Size: 3.43 MB
Language: pt
Added: May 17, 2014
Slides: 24 pages
Slide Content
Gás Natural Definição, Regulamentação, Obtenção , Utilização, Ocorrências no Brasil e no Mundo, e Impactos Ambientais
Introdução
Definição É um combustível fóssil f ormado quando camadas de animais e vegetais soterrados ficam expostos a intenso calor e pressão.
Definição Também definido como a mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume . Metano (CH 4 )
Regulamentação Definida pela ANP através da lei número 9.478/97 (Lei do Petróleo ); “O gás natural se trata da porção do petróleo que existe na fase gasosa ou em solução no óleo, nas condições originais de reservatório, e que permanece no estado gasoso em CNTP .”
Obtenção Gás associado : é aquele que, no reservatório, está dissolvido no óleo ou sob a forma de capa de gás; Gás não-associado : é aquele que, no reservatório, está livre ou em presença de quantidades muito pequenas de óleo .
Utilização É empregue diretamente como combustível, tanto em indústrias, quanto em casas e automóveis; Alguns dos gases de sua composição são eliminados porque não possuem capacidade energética (nitrogênio ou CO 2 ) ou porque podem deixar resíduos nos condutores (butano).
Utilização Combustível : é mais limpa fonte de combustão e prolonga a vida útil dos equipamentos que o utilizam; Automóveis : utilizado principalmente para motores de ônibus e caminhões. Indústrias : utilizado para a produção de metanol, amônia e ureia.
Brasil
Utilização no Brasil Se inicia em meados do século XX, quando se encontra óleo e gás no recôncavo baiano; Por volta de 1970, descobre-se a bacia de Campos, a qual dá um forte impulso à economia brasileira, já que o Oriente Médio passava por uma crise.
Utilização no Brasil No final do século XX o Brasil fechou um acordo com a Bolívia referente à construção de um gasoduto que ligava esses dois países; Essa ideia surgiu através da tentativa do governo de estabilizar uma crise energética crescente no país.
Utilização no Brasil Nos últimos anos, com a descoberta das bacias de Santos, do Espírito Santo e com o início da exploração do Pré -Sal, as reservas brasileiras tiveram um aumento significativo.
Utilização no Brasil
Mundo
Utilização no Mundo Um dos primeiros registros históricos de uso aproveitável do gás natural aparece na China, nos séculos XVIII e XIX ( alto-fornos ); Já, n o século XIX, o gás natural foi normalmente obtido como subproduto da produção do petróleo ;
Utilização no Mundo O gás natural passou a ser utilizado em maior escala na Europa no final do século XVIII, com a invenção do queimador Bunsen e com a construção de um gasoduto à prova de vazamentos, em 1890 .
Utilização no Mundo Entre 1927 e 1931 já existiam mais de 10 linhas de transmissão de porte nos Estados Unidos, mas sem alcance interestadual; O grande crescimento das construções pós-guerra (até 1960) foi responsável pela instalação de milhares de quilômetros de gasodutos pelo mundo.
Utilização no Mundo M³ por ano
Impactos Ambientais
Prós Baixa presença de contaminantes ; Combustão mais limpa, contribuindo para a diminuição da poluição urbana; Menor contribuição de emissões de CO 2 ; Pequena exigência de tratamento dos gases; Maior facilidade de transporte e manuseio; Não requer estocagem, gerando maior segurança;
Contras Combustível fóssil não-renovável ; Necessidade de um sistema de resfriamento, cujo fluido refrigerante é normalmente a água; E missões atmosféricas;
Integrantes Alexandre de Araújo Barreto Filho Daruick Fagundes da Silva Cunha Gabriel Resende Miranda Pedro Henrique Chagas Alves Thales Divino Vilela da Silva Lemes 3° Ano – Informática (IFTM – Campus Ituiutaba) http:// pt.wikipedia.org/wiki/Gás_natural http ://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm http:// www.mma.gov.br/.../gas-natural Referências