RickieArielMendesdos
193 views
23 slides
Aug 21, 2023
Slide 1 of 23
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
About This Presentation
Geografia Quantitativa
Size: 690.85 KB
Language: pt
Added: Aug 21, 2023
Slides: 23 pages
Slide Content
GEOGRAFIA QUANTITATIVA PROFº RICKIE ARIEL MENDES DOS SANTOS 2º ANO “A”
A Geografia Quantitativa , também conhecida por Geografia Pragmática , Teorética ou até mesmo Nova Geografia , diz respeito a área de estudo sobre a análise espacial usando dados numéricos e estatísticos. O QUE É:
Algumas de suas principais características são a base do conhecimento através da experiência, defendendo os métodos científicos e matemáticos para a explicação de diversos fatores relacionados ao espaço geográfico . CARACTERISTICAS:
GEOGRAFIA QUANTITATIVA NO BRASIL
No Brasil a geografia quantitativa é um elemento abordado principalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde é possível notar em seu próprio nome o uso dos estudos matemáticos para a ciência geográfica.
SURGIMENTO: O uso dessa área de estudo no país não teve uma duração longa, seu surgimento ocorre no final da década de 1960 e início de 70, porém nesse mesmo período houve o desenvolvimento de outro ramo da geografia que teve uma função de contrapor a geografia quantitativa, essa que se forma é chamada de Geografia Crítica.
O QUE É GEOGRAFIA CRÍTICA? A Geografia Crítica tem como base compreender as relações sociais como agentes do espaço, excluindo a neutralidade trazida pela geografia tradicional e pela quantitativa, dessa maneira a questão de classes sociais é posta como instrumento de análise do espaço.
USO DA MATEMÁTICA NA GEOGRAFIA
A relação entre geografia e matemática não está presente apenas nos tempos primórdios das sociedades clássicas, ela está presente até os dias atuais, principalmente na área cartográfica, isto é, na produção de mapas .
Na geografia mais contemporânea o uso da matemática se faz bastante presente na área da demografia, que é o estudo das populações, onde se calculam as diversas taxas populacionais, como por exemplo o crescimento vegetativo , que é obtido a partir da relação entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade .
O USO DE GRÁFICOS NA GEOGRAFIA QUANTITATIVA
Contribuição dos gráficos • Gráficos tem a grande vantagem de sintetizar e organizar dados de modo que pode facilitar a interpretação. • É um recurso visual valioso! • Entretanto, pode ser sujeito à problemas, tanto por distorção intencional dos dados, como por falta de atenção ou conhecimento na sua construção.
Principais tipos de gráficos
Gráfico de barras • Um gráfico de barras permite melhor visualização da informação diferenciando-a, e permitindo comparar quantidades variadas de fenômenos sem continuidade (SILVA, 2015). • É utilizado para variáveis categóricas (PEREIRA, 2011)
Série temporal com dados nominais (Considerando-se a inflação, pode haver estabilidade ou até decréscimo)
Pirâmides populacionais
ATIVIDADE AVALIATIVA
COLETE DADOS DE 6 COLEGAS DIFERENTES DA SALA, E EM SEU CADERNO MONTE UM GRÁFICO INSERINDO OS DADOS COLETADOS. EM SEGUIDA TRANSFORME EM RELATÓRIO A CONCLUSÃO FINAL DOS DADOS E DO GRÁFICO.
1. NOME. 2. POSSUI TRABALHO FIXO. 3. POSSUI RENDA PRÓPRIA. 4. POSSUI AUTOMÓVEL. 5. POSSUI PETS DE ESTIMAÇÃO. 6. MORA NA ZONA RURAL. 7. MORA NA ZONA URBANA. 8. ESTUDA EM ESCOLA PÚBLICA. 9. CHEGA A ESCOLA COM CARRO PRÓPRIO. 10. CHEGA A ESCOLA COM TRANSPORTE ESCOLAR. PERGUNTAS PARA COLETA.