Herpes Genital

martinharae 39,499 views 15 slides May 15, 2012
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Herpes Genital Curso de Auxiliar de Saúde Disciplina de Saúde

Introdução Já há muito tempo que o herpes genital tem vindo a afectar as pessoas, e infelizmente, têm vindo a aumentar em todo o mundo. E neste trabalho vamos falar de como pudemos diminuir esse numero, com a prevenção, o tratamento, dos sintomas e dos cuidados a ter.

Doenças sexualmente transmissíveis S ão doenças provocadas por bactérias, fungos e vírus e que se transmitem por contacto sexual, quando um dos parceiros se encontra infectado. 

Herpes genital Herpes genital é uma doença comum causada por um vírus chamado Herpes Simples II. Causa bolhas dolorosas que se abrem nos genitais e nas zonas envolventes.

Como acontece? Uma vez infetado, o vírus permanecerá no corpo o resto da vida. Normalmente fica em estado latente (não causa sintomas), mas poderá tornar-se ativo por causa da tensões emocionais, roupas apertadas ou outras doenças.

Sintomas Os sintomas são normalmente mais fortes durante a primeira fase, embora algumas pessoas infectadas não apresentam sintomas. Feridas dolorosas nos genitais, coxa e nádegas; Febre; Mal estar e dor muscular; Corrimento vaginal; Dor e dificuldade ao urinar; Dor durante as relações sexuais; Coceira.

D iagnóstico O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais das células ou do líquido de uma das feridas.

Tratamento O herpes genital não tem cura, apenas existem medicamentos que aliviam as dores. O herpes ativo durante a gravidez, poderá ser transmitido ao bebé durante o parto, logo deveremos de informar o médico para evitar o contágio.

Duração dos efeitos Normalmente as feridas começam a cicatrizar depois de 5 dias e geralmente desaparecem entre a 1 e as 3 semanas, mas algumas podem durar por mais de 6 semanas. Cerca de metade das pessoas infectadas têm reincidências.

Cuidados durante a infecção activa Quando tiver feridas: Usar luvas descartáveis para aplicar a medicação, para evitar a propagação da infecção a outras partes do corpo, através das mãos; Fazer a higienização de frente para trás;

Usar roupas soltas de preferência de algodão, para permitir a circulação de ar e evitar a pressão na pele; Evitar a partilha de toalhas e roupas; Evitar o uso de sabonetes perfumados ou outros produtos químicos na área genital; Evitar o sol e o calor excessivo; Evitar o contacto sexual com outras pessoas.

Como prevenir as reincidências? Tomar toda a medicação prescrita pelo médico; Seguir as instruções do médico para exames necessários; Contar ao seu parceiro(s) sexuais sobre a doença para que possa ser examinado e tratado, se necessário.

Como evitar o herpes genital? Perguntar ao parceiro se tem ou teve herpes genital; Evitar o sexo oral-genital e oral-anal com alguém que tenha feridas secas na boca; Usar sempre preservativo durante o contacto sexual.

Trabalho realizado por: Cristina Marta Susana

Webgrafia http://clubedasaude.no.sapo.pt/dst.htm
Tags