História da Igreja #3

respirandodeus 434 views 14 slides Jul 13, 2017
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Igreja Bíblica Luz do Mundo
Escola Bíblica
Passo Fundo - RS

www.iblmpf.blogspot.com.br


Slide Content

História da Igreja O Avanço do Cristianismo no Império até 100 d.C. Primeiro ao Judeu

Introdução Cristo deu prioridade à proclamação aos judeus. Essa foi a ordem seguida pela Igreja Primitiva. Desse modo, a Igreja Primitiva foi primeiramente judia e existiu dentro do judaísmo. A igreja no Novo Testamento está sempre ligada com um grupo de pessoas que acreditavam em Cristo. Elas geralmente se reuniam numa casa (At 12.5,12; Rm 16.5; Cl 4.15; Fm 2) e não se consideraram uma organização ou denominação.

Primeiro ao judeu O evangelho foi proclamado primeiro em Jerusalém por Pedro, no dia de Pentecoste; Depois, foi levado pelos cristãos judeus a outras cidades da Judéia e de Samaria; O desenvolvimento inicial do cristianismo dentro do judaísmo e sua chegada a Antioquia são descritos por Lucas nos 12 primeiros capítulos de Atos.

A fundação da igreja em Jerusalém Do ano 30 até aproximadamente 44 d.C., a igreja em Jerusalém manteve uma posição de liderança na comunidade cristã primitiva. O Espírito Santo teve o papel preponderante na fundação da Igreja Cristã. Pedro e o, possivelmente, mais fecundo sermão já pregado, onde pelo menos três mil pessoas creram na palavra pregada e foram batizadas (At 2.41).

O rápido crescimento da igreja O número total de batizados chegou logo a cinco mil (At 4.4); Multidões se integrando à Igreja (At 5.14); Muitos era judeus helenistas (At 6.1); Nem mesmo os sacerdotes ficaram imunes ao contágio da nova fé (At 6.7).

Cresce a igreja, cresce a oposição As autoridades eclesiásticas logo perceberam que o cristianismo representava uma ameaça a sua prerrogativas como intérpretes e sacerdotes da lei; Inicia-se a perseguição, primeiro pelo Sinédrio; Essa perseguição precoce deu ao cristianismo seu primeiro mártir, Estêvão (At 7.59);

Cresce a igreja, cresce a oposição A perseguição que se seguiu foi extremamente dura e serviu para espalhar e purificar a jovem igreja para que a mensagem fosse levada a outras partes do país (At 8.4); Mais tarde, a perseguição tomou cunho mais político. Herodes matou Tiago e prendeu Pedro (At 12).

A primeira disciplina na igreja Ananias e Safira foram os primeiros submetidos à disciplina da Igreja em Jerusalém por causa da cobiça (At 5.1-11); Rápida e terrível, essa disciplina foi ministrada através dos apóstolos, que eram os líderes dessa organização ainda pouco desenvolvida.

A igreja primitiva praticava o comunismo? Atos 2.44-45 e 4.32 Uma medida temporária; Tudo era feito voluntariamente; Atos 5.3-4 afirma claramente que Ananias e Safira tinham liberdade para reter ou vender sua propriedade; O ter tudo em comum era uma decisão de caráter livre; A Bíblia não pode ser usada para dar autorização escriturística ao controle do capital pelo Estado.

Comunismo não, mudança social sim A Igreja de Jerusalém deu muita importância às mulheres na Igreja; Lucas registra a liderança de Dorcas na promoção das obras de caridade (At 9.36); Caridade administrada por um grupo organizado (At 6.1-6).

A pregação da igreja primitiva O sermão de Pedro (At 2.14-36) foi o primeiro pregado por um apóstolo. Os principais argumentos dos primeiros sermões apostólicos estão em Atos 17.2-3. Paulo usou essa mesma técnica (1Co 15.3-4). O Cristo crucificado e ressurreto era o conteúdo de sua pregação tanto a judeus como a gentios ( Jo 5.22,27; At 10.42; 17.31).

De Jerusalém para o mundo A Igreja Judaica em Jerusalém logo perdeu seu lugar de liderança no cristianismo para outras igrejas; O Concílio em Jerusalém abriu o caminho para a emancipação espiritual das igrejas gentílicas em relação ao controle judaico; Durante o cerco de Jerusalém em 69 por Tito, os membros da Igreja foram forçados a fugir de Jerusalém para Pela, do outro lado do Jordão.

De Jerusalém para o mundo Depois da destruição do templo e da fuga da Igreja Judaica, Jerusalém deixou de ser vista como o centro do cristianismo; A liderança espiritual da Igreja Cristã se concentrou em outras cidades, como Antioquia ; Isso evitou o perigo de que o cristianismo jamais deixasse as fraldas do judaísmo.

A igreja na palestina O verdadeiro cristianismo sempre teve orientação missionária, o evangelho chega a Judéia e a Samaria nos capítulos 8 a 12 de Atos; A visita de Filipe a Samaria (At 8.5-25) levou o evangelho a um povo que não era sangue judeu puro; Pedro, o primeiro a pregar aos judeus, foi também o primeiro a levar oficialmente o evangelho aos gentios (At 10-11).
Tags