Idade média oriental

2,483 views 19 slides Mar 04, 2017
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

O slide fala sobre a ascensão do Império Bizantino


Slide Content

IDADE MÉDIA ORIENTAL Professor Murilo Benevides

A AMEAÇA DOS POVOS GERMANOS

A TETRARQUIA ROMANA (293 – 305) Numa tentativa de dificultar a invasão dos povos germânicos o imperador Dioclesiano dividiu o império em dois (Ocidente com capital em Roma e Oriente com capital em Bizâncio). Por contar com 4 governantes, essa forma de divisão foi chamada de Tetrarquia.

Este período foi marcado pela crise que culminou com o fim do Império Romano do Ocidente. DECADÊNCIA DO IMPÉRIO ROMANO (SÉC. III – SÉC. IV) CAUSAS IMPÉRIO ROMANO (Extensão máxima) Anarquia militar Invasões germânicas (Bárbaros) Disputas de senadores pelo poder Crescimento do cristianismo Paralização da expansão territorial Desaparecimento da mão de obra escrava Falta de alimentos e de produtos manufaturados. Aumento dos preço dos produtos. IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COLONATO. P/ resolver o problema

INVASÕES DOS POVOS GERMÂNICOS No ano de 476 o Império Romano do Ocidente foi tomado pelos povos germânicos dando início ao Período Feudal.

Império Bizantino

Enquanto o Império Romano Ocidental foi invadido pelos bárbaros dando origem a diversos feudos, o Império Romano Oriental se manteve unido, originando o Império Bizantino, que tinha como capital a cidade de Constantinopla. Império Bizantino

O Imperador era considerado o representante de Deus na Terra, portanto detinha em suas mãos não só o poder político, mas também o poder social, econômico e religioso ( Cesaropapismo ). PODER POLÍTICO O chefe supremo do Império Bizantino era o Imperador. Ele era escolhido pelo povo, pelo Senado e pelo exército. Assim, o poder político não era hereditário, mas o imperador costumava indicar o seu sucessor. Imagem do imperador Justiniano

O chefe da Igreja Cristã Oriental, o Patriarca de Constantinopla era escolhido pelo Imperador. Os bizantinos não aceitavam as decisões e nem algumas crenças da Igreja Cristã do Ocidente RELIGIÃO A religião bizantina era o cristianismo. Eles se consideravam o povo escolhido por Deus para o seguimento de seus mandamentos. Sé da Patriarcado Latino de Constantinopla.

Os Bizantinos preservaram a arte greco-romana . Na arquitetura, a obra prima dos bizantinos é a catedral de Santa Sofia, erguida por Justiniano no século VI. ARTE BIZANTINA

Promoveram a construção de templos, igrejas, palácios e prédios públicos decorados com pinturas e mosaicos. CULTURA Mosaicos norte da nave central de São Apolinário Novo (cenas da vida de Cristo, procissão da virgens mártires, magos e outro  Theotokos  ).  

Criou o Código de Justiniano no qual atualizou as normas jurídicas romanas e as organizou em um conjunto de livros. • AUGE DO IMPÉRIO BIZANTINO O auge deste império foi atingido durante o reinado do imperador Justiniano, o Grande (527-565), que visava reconquistar o poder que o Império Romano havia perdido no ocidente. Durante seu governo, Justiniano recuperou grande parte daquele que foi o Império Romano do Ocidente. Promoveu a construção de fortificações e edifícios.

Os monges, além de ganhar muito dinheiro com a venda de ícones, também tinham forte poder de manipulação sobre sociedade. Entretanto, incomodado com este poder, o governo proibiu a veneração de imagens , e decretou pena de morte a todos aqueles que as adorassem. Esta guerra contra as imagens ficou conhecida como Movimento Iconoclasta . MOVIMENTO ICONOCLASTA Entre os principais produtores de ícones encontravam-se os monges que obtinham grandes lucros com a venda das imagens.

Em 1054, houve o CISMA, ou seja, uma separação definitiva entre o cristianismo ocidental e o oriental. Esse rompimento deu origem, no Ocidente, à Igreja Cristã Apostólica Romana, sob a liderança do papa; e, no Oriente, à Igreja Cristã Ortodoxa Grega, comandada pelos patriarcas. O CISMA DO ORIENTE

Maomé nasce em 570 d.C.; Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos; Casa-se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa ; 40 anos: visão do Anjo Gabriel; Profissão de Fé: “Há um só Deus, Ala, e um só mediador entre Deus e os Homens, Maomé ”. SURGIMENTO DO ISLAMISMO (Séc. VII)

É perseguido por artesãos e comerciantes de artigos religiosos (politeístas ); Foge de Meca para Yatreb / Medina (HÉGIRA) em 20/06/622 (início do calendário isl âmico) ; Medina : organiza exército para lutar contra os “ infiéis”; Reconquista Meca (627 ) E screve o Corão entre 610 e 632 (Jihad - expansão do islamismo). Morre em 632 d.C. em Jerusalém (Segundo Islã, é levado aos céus, como Jesus Cristo ). O islamismo é dividido entre os Xiitas e os Sunitas.

Em 1453, os turcos seldjúcidas (muçulmanos) invadiram o e derrubaram o Império Bizantino. QUEDA DO IMPÉRIO BIZANTINO 1453 A queda do Império Bizantino (1453), simboliza o fim da Idade Média e início da Idade Moderna.

Atualmente, Constantinopla é conhecida como Istambul e pertence à Turquia. Apesar de um passado turbulento, seu centro histórico encanta e impressiona muitos turistas devido à riquíssima variedade cultural que dá mostras dos diferentes povos e culturas que por lá passaram. ISTAMBUL

Façam as atividade da página 20 à 22.