Imperialismo ou Neocolonialismo O imperialismo foi o processo de colonização e ocupação da África e da Ásia por grandes potências europeias , que se iniciou na segunda metade do século XIX e continuou até meados do século XX. O neocolonialismo foi uma nova onda colonizadora iniciada pelas nações industrializadas do século XIX.;
Contexto do Imperialismo Europa- século XIX Segunda Revolução Industrial: Mudanças na tecnologia e na produção de mercadorias. Novas fontes de energia Novas matérias-primas eletricidade petróleo Novas fontes de energia aço Fordismo e Taylorismo Novas matérias-primas
Consequências da Segunda Revolução Industrial Segunda Revolução Industrial: Mudanças na tecnologia e na produção de mercadorias. Novas fontes de energia Novas matérias-primas eletricidade petróleo A produção supera a capacidade local de compra de mercadorias . Surge a necessidade de novos mercados consumidores. Escoamento de excesso de população. Busca de matéria-prima barata. Investir capitais. Causas do imperialismo
Justificativas para o imperialismo: darwinismo social e Destino Manifesto O Darwinismo Social : adaptação da teoria da evolução das espécies à sociedade. Desse modo, seria possível falar que determinada sociedade é superior a outra. Essa hierarquização estaria associada a uma dinâmica competitiva existente entre os indivíduos. O Destino Manifesto foi uma doutrina baseada na crença de que o povo norte-americano tinha uma vocação para expandir seu domínio pelo mundo baseada na vontade divina . O Destino Manifesto motivou os norte-americanos a expandirem seus domínios a oeste das Treze Colônias.
O “fardo do homem branco” Ideia de que cabia ao homem branco levar a cultura e o progresso europeus ao povos atrasados.
1-O imperialismo ou neocolonialismo foi consequência da: a-Primeira Revolução Industrial b-Segunda Revolução Industrial c-Terceira Revolução Industrial d-Quarta Revolução Industrial 2-A dominação de territórios, principalmente, na África e Ásia foi justificada pela teoria do(a): a- darwinismo social b- filosofia social c- dominação social d- revolta social
3-Cite duas causas para o imperialismo.
Conferência de Berlim A Conferência de Berlim , realizada entre 1884 e 1885 , reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. Otto von Bismarck, chanceler alemão, liderou as negociações e mediações durante a Conferência de Berlim .
Partilha da África
Partilha da África: rebelião e resistência A dominação estrangeira foi marcada pelo desrespeito aos costumes dos dominados , o que gerou rebeliões e resistência. Rebelião de Mamadou Lamine (1898-1901), no alto Senegal(território francês) : ocorreu devido à crença de que os muçulmanos não deveriam se sujeitar a não muçulmanos. O movimento perdeu força após a execução do líder.
Partilha da África: rebelião e resistência A dominação estrangeira foi marcada pelo desrespeito aos costumes dos dominados , o que gerou rebeliões e resistência. Rebelião Ashanti (1890-1900), Ocorreu na Costa do Ouro, atual Gana, após os colonizadores britânicos terem substituído os líderes tradicionais por outros governantes , provocando a revolta dos ashanti , que se rebelaram.
Guerras dos Bôeres Guerras dos Bôeres ( África do Sul / 1880-1881 e 1899-1902): As guerras dos bôeres foram dois confrontos armados na Cidade do Cabo que opuseram os colonos de origem holandesa e francesa, os chamados bôeres, ao exército britânico, que pretendia se apoderar das minas de diamante e ouro recentemente encontradas naquele território.
Partilha da Ásia: dominação e resistência Guerra dos cipaios(1857)- conflito iniciado por soldados indianos revoltados com prática inglesa de usar gordura animal nos cartuchos das armas por eles utilizadas. A prática representava ao desrespeito à religião hindu.
Imperialismo na China: dominação e resistência O imperialismo na China foi marcado por batalhas e revoltas contra o domínio Japonês e inglês . O contexto do imperialismo na China acontece na segunda-fase da Revolução Industrial, onde a aceleração da produção significava maiores buscas por matérias primas e mercados consumidores.
Imperialismo na China: dominação e resistência As chamadas Guerras do Ópio foram conflitos travados entre o Reino Unido e o Império Chinês nas décadas de 1840 e 1850 que tiveram como motivo principal o comércio do ópio , isto é, uma droga derivada da flor de papoula, que tem efeito analgésico, cultivada na Ásia e largamente consumida na Europa e na América durante o século XIX.
Imperialismo na China: Tratado de Nanquim Acordo em que a China cedia a Ilha de Hong Kong por 150 anos e abria cinco portos ao livre comércio
Imperialismo na China: dominação e resistência A Guerra dos Boxers foi um conflito ocorrido na China entre os anos de 1899 e 1900, onde um violento grupo nacionalista lutava contra a presença dos estrangeiros em seu território. Inconformados falta de atitude do poder imperial em conter a intervenção imperialista no país, um grupo de lutadores da China desenvolveu uma sociedade secreta, conhecida como “ A Sociedade dos Punhos Harmoniosos e Justiceiros”, para lutar contra os imperialistas.
Imperialismo no Japão: um caso particular O Japão sofreu abertura forçada pelos EUA(1854) e posteriores acordos comerciais com outros países . A partir de 1868, durante a Era Meiji, o Japão passou por um processo de modernização e iniciou sua própria experiência imperialista na Ásia.
Imperialismo americano: Destino Manifesto Crença comum entre os habitantes dos Estados Unidos que dizia que os colonizadores americanos deveriam se expandir pela América do Norte. Ela expressa a crença de que o povo americano foi eleito por Deus para civilizar o seu continente.
Imperialismo americano: Doutrina Monroe No início do século XIX o governo dos Estados Unidos da América já havia demonstrado intenção de demarcar as áreas onde pudesse exercer sua influência econômica. O presidente James Monroe, em 1823 criou a Doutrina Monroe, com o lema “a América para os americanos”.
Imperialismo americano: política do Big Stick O Big Stick refere-se ao estilo de diplomacia usado pelo presidente Theodore Roosevelt Jr., como prática da Doutrina Monroe, segundo a qual os Estados Unidos deveriam exercer a sua política externa como forma de deter as intervenções europeias, principalmente britânicas, no continente americano.
4-Cite um conflito africano e outro asiático ocorrido contra a dominação imperialista.
"Nova colonização, o imperialismo vem aí e todo mundo quer pra si territórios mais mercado e poder. E na conferência de Berlim, a África vão repartir e todos querem defender o seu lado... Século XIX outra grande dominação, a indústria cresceu com a segunda revolução, as potências do mundo vão aumentar a exploração, com o avanço em transportes também em comunicação. Na Ásia e Oceania esse domínio vai chegar, a desculpa usada é que é pra civilizar, com darwinismo social eles vão justificar, mas o interesse real é os nativos explorar. E agora Inglaterra e França vão se destacar. Rússia, Bélgica e Holanda também vão participar. Portugal e Espanha com poucas terras vão ficar, Itália e Alemanha depois de unificar."