A Importância do Limite Apical no tratamento endodôntico Lauro de Freitas 2010.2 UNIME UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA
Anatomia do dente É composto por polpa, dentina, esmalte e cemento. Dividido em duas macro-regiões: Coroa; Esmalte, confere proteção, rigidez e brilho. Raiz; Cemento, maior porcentagem de tecido orgânico, sua função é promover a união da raiz com o osso alveolar através do ligamento periodontal.
Anatomia do canal radicular dentário Toda raiz possui ao menos um canal radicular, mas n ão é raro encontrarmos mais de um canal principal. O Canal Radicular ( C.R. ) apresenta diversas ramificações ou fusões, possuindo uma anatomia complexa. Pode ser dividido em três terços: cervical, médio e apical.
Terço Apical O canal radicular é formado por dois cones invertidos em seu terço apical: Canal dentinário; Aloja a polpa radicular, campo de ação do tratamento endodôntico. Canal cementário; Deve ser respeitado, objetivando criar condições fisiológicas para sua reparação pós-tratamento.
Região apical e periapical Constituída pelos tecidos que incluem e contornam o ápice radicular relacionados diretamente com a polpa: Limite Canal–Dentina–Cemento (CDC) Canal dentinário Canal Cementário Coto pulpar Cemento Forame Membrana periodontal Osso alveolar (LEONARDO, 2005)
O cálculo do Comprimento de trabalho ( C.T. ) é um dos mais importantes procedimentos operatórios, pois é ele que vai determinar o limite apical de instrumentação. A importância do limite apical Só ocorrem a partir da correta determinação do C.T.
Importância do preparo apical A região periapical é o centro nervoso, vascular e linfático de todo o periodonto. Irritada essa região, quer química, mecânica ou bacteriologicamente, tem-se um reflexo em toda estrutura periodontal. (MORAES)
Por que o batente apical deve ser feito 1mm aquém do ápice? Entre 0,5 a 1mm, é onde geralmente se localiza a contrição apical do canal dentinário. A junção C.D.C. normalmente coincide com a constricção apical (C.A.) e representa a transição entre a polpa e tecido periodontal. É o local mais apical e estreito, com menor diâmetro de suprimento de sangue, por isso, com menor ferimento e melhor reparo, que culmina no selamento biológico do forame apical (F.A.)
Sobre-instrumentação É quando o C.T. é estabelecido além da C.A. e pode causar: Injúrias a tecidos saudáveis, devido a ação mecânica dos instrumentos e das substâncias químicas irrigadoras durante o preparo, na região apical e periodontal. Aumento da dor pós-operatótia . Pode retardar ou impedir a cura.
Sub-instrumentação É quando o C.T. é estabelecido aquém da C.A. ; Pode conduzir a uma inadequada excisão da polpa necrosada, tecidos inflamados e no sub- preenchimento do canal, favorecendo a permanência de polpa inflamada e infiltração de fluído do tecido perirradicular , ocasionando a permanência da lesão periapical e dor prolongada.
Técnicas para a determinação do C.T. Método do Senso Táctil Método Radiográfico Métodos eletrônicos * Nenhuma delas é infalível, mas os métodos eletrônicos têm apresentado grande índice de sucesso na localização do F.A. e da C.A.
Qual a Importância do batente Apical? Apoio para a Massa Obturadora Quando realiza-se o preparo alarga o canal Evitar o extravasamento do material Obturador (cone de guta-percha ) 1+3 Dente bio Melhor selamento do canal com a obturação 1+4 Dente necro
Importancia da Obturação Não interferir e, se possível, ate estimular o processo de reparo apical e periapical.
Quando temos Sucesso Endodôntico? (LEONARDO , 2005)
Conclusão Como sabemos a odontometria é o momento em que é estabelecido o comprimento de trabalho (CT), logo essa etapa inicial deve ser efetuada com muita atenção, já que a sua correta determinação faz com que o limite apical seja respeitado, e isso é extremamente importante par que as etapas seguintes do tratamento endodôntico sejam bem sucedidas.
Referências DE DEUS QD. Endodontia MEDSi 5.ed. 1992 COHEN S, BURNS RC. Caminhos da polpa. Guanabara Koogan 7.ed. 2000 LEONARDO MR. Endodontia, v.1: tratamento de canais radiculares: princípios técnicos e biológicos; Artes Médicas 2005 STOCK C J R, NEHAMMER C F. Endodontia na prática clínica; SANTOS 3.ed.atual. 1994 RAMBO M V H. Estudo teorico-experimental de localizadores apicais eletrônicos.[TESE] Curitiba: Universidade de Tecnologia Federal do Paraná; 2006