INFORMÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM.pptx

JosDivino5 426 views 21 slides Feb 03, 2024
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

informática aplicada a enfermagem.


Slide Content

INFORMÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM PROFESSOR JOÃO HENRIQUE ESTEVES

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: A informática em enfermagem é a área de conhecimento que estuda a aplicação dos recursos tecnológicos no ensino, na prática, na assistência e no gerenciamento da assistência e do cuidado. recursos como reconhecimento de voz, bancos de conhecimento, projeto genoma e mesmo a internet, têm oferecido para a enfermagem uma gama de possibilidades para melhoria do desempenho profissional e melhoria do atendimento ao cliente/paciente.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: A informática em saúde no brasil é uma área que desponta no horizonte acadêmico-científico de maneira promissora e atraindo profissionais de diversos segmentos acadêmicos e que busca em cursos de capacitação uma formação ampla e que lhe confira competência de atuação .

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Por volta de 1960 nos estados unidos, surgiram sistemas computacionais de grande porte para uso hospitalar, usados apenas para o desenvolvimento de funções administrativas tais como: cobrança, pagamento, contabilidade e estatísticas fiscais; no início da década de 70, os computadores foram substituídos para o de uso pessoal , trazendo a expansão do uso de sistemas de informação hospitalar para a área clínica com a finalidade de comunicar e armazenar os dados históricos do paciente. diversas pesquisas demonstraram que os enfermeiros nessa época, também apresentavam atitudes negativas frente ao uso de computadores.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: A curiosidade pelo novo instrumento que começava a fazer parte da gama de utensílios usados na saúde, ajudou na superação do medo e fez com que profissionais de saúde entendessem que a informática tinha vindo para ficar e teria que ser dominada. Cursos começaram a ser preparados, congressos, eventos, e outros, de tal sorte que hoje encontramos uma área bastante definida, atuante, que muitas vezes nos ajuda a melhor redesenhar a prática do cuidado, garantindo qualidade e segurança a provedores e recipientes do atendimento. portanto, com o evoluir das pesquisas e com o grande número de enfermeiros que resolveram se dedicar a esta área de atuação, temos um maior e melhor entendimento de informática em saúde e em enfermagem.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Entendemos que o hardware e o software são meros meios para capturar, transferir, transformar o dado em informação com o objetivo de facilitar o desempenho, auxiliando a promover o melhor cuidado possível ao paciente/cliente.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Os sistemas de informação em saúde ( sis ) podem ser definidos como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem a informação para apoiar o processo de tomada de decisão e auxiliar no controle das organizações de saúde. assim, os sistemas de informação em saúde congregam um conjunto de dados, informações e conhecimento utilizados na área de saúde para sustentar o planejamento, o aperfeiçoamento e o processo decisório dos múltiplos profissionais da área da saúde envolvidos no atendimento aos pacientes e usuários do sistema de saúde.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: O ministério da saúde define sistema de informação em saúde como instrumento para adquirir, organizar e analisar dados necessários a definição de problemas e riscos para a saúde e para avaliar a eficácia, eficiência e influência que os serviços prestados possam ter no estado de saúde da população, além de contribuir para a produção de conhecimentos acerca da saúde e dos assuntos a ela ligados.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Profissionais de saúde, instituições e a sociedade, como um todo, devem reconhecer a importância do uso do computador\sistemas na área da saúde, assim como, seus potenciais benefícios, considerando que este favorece o acesso a informação, facilita a comunicação e pode melhorar a qualidade do cuidado em saúde.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: A enfermagem utiliza os computadores na realização de diversas funções, tais como: Documentar, armazenar e processar grande quantidade de dados; Comunicar e recuperar dados necessários para a tomada de decisões; Gerar informações para o controle e qualidade da assistência, controle de custos, avaliação e investigação; Orientar a pacientes sobre cuidados em saúde gerais e específicas.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Antes de mencionar os benefícios, é necessário ressaltar que a enfermagem deve estar preparada para a utilização e domínio dos diversos e sofisticados tipos de tecnologias computacionais disponíveis e, que em nenhum momento devem substituir o contato humano no cuidado de saúde.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: O maior benefício na utilização dos sistemas computacionais é o relacionado com a distribuição do tempo, pois traz como consequência maior disponibilidade para a atenção direta ao paciente.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: É necessário reconhecer que a informática é uma importante ciência que está sendo incorporada dentro dos processos de trabalho de enfermagem, ou seja, no cuidado, administração, educação e investigação.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Vantagens da informática para a enfermagem: Relatórios de fácil acesso e contínuo; Prescrição de enfermagem; Censo hospitalar; Softwares de pedido de medicamentos; Controle de estoques; Prontuários eletrônicos, etc.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Quais os benefícios de um Sistema de Gestão Hospitalar?: Otimização dos processos hospitalares, desde o pronto-atendimento até a fatura final; Redução do desperdício de materiais e medicamentos; Integração e troca de informações entre os departamentos, mais ágil e seguro; Melhora da qualidade dos serviços prestados ao paciente.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Na área de saúde, especialmente no que diz respeito aos hospitais e clínicas, a integração dos sistemas proporcionou uma redução de custos e maior controle das informações de cada setor.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Assim, muitos hospitais, clínicas e instituições de saúde automatizaram seus processos e conseguiram controlar melhor os procedimentos interno, diminuíram o tempo do atendimento, reduziram os gastos com compras desnecessárias, eliminaram o retrabalho e principalmente: padronizaram processos, aumentaram a escalabilidade e o desempenho da instituição.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Exemplos de tecnologias Tomografia computadorizada\ Exames de imagem

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Exemplos de tecnologias Carrinho Beira Leito

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Exemplos de tecnologias Prontuários eletrônicos do paciente

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Exemplos de tecnologias Dispensação eletrônica de medicamentos