Isomeria- Química Orgânica

2,142 views 28 slides Sep 19, 2015
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

Aula 16 de Química sobre Isomeria. Prof Carlos Priante. Turma Preparatório ENEM.


Slide Content

Isomeria Prof Carlos Priante AULA 16

É o fenômeno em que dois ou mais compostos químicos diferentes apresentam a mesma fórmula molecular, poré m fórmulas estruturais diferentes. metóxi-etano 1-propanol

Isomeria Plana P odemos verificar a diferença entre os compostos isômeros através de suas fórmulas estruturais planas.

DE FUNÇÃO O s isômeros pertencem a funções químicas diferentes.

DE CADEIA O s isômeros pertencem à mesma função química, mas possuem cadeias carbônicas diferentes. Cadeia normal & cadeia ramificada Cadeia homogênea & cadeia heterogênea butano 2- metil-propano Propilamina Etil-metilamina

Cadeia aberta insaturada & cadeia fechada saturada Cadeia aberta insaturada & Cadeia fechada insaturada.

DE POSIÇÃO Os isômeros pertencem à mesma função, têm o mesmo tipo de cadeia, mas apresentam diferença na posição de uma insaturação , de uma ramificação ou de um grupo funcional.

DE COMPENSAÇÃO (METAMERIA) O s isômeros pertencem à mesma função, possuem a mesma cadeia, mas mudam a posição do heteroátomo.

TAUTOMERIA É um caso particular da isomeria funcional, onde os compostos isômeros estabelecem um equilíbrio dinâmico em solução. Apresentam tautomeria apenas os aldeídos e cetonas que tenham H preso ao carbono vizinho da carbonila .

ISOMERIA ESPACIAL Ocorre quando os isômeros apresentam as ligações entre seus átomos dispostas de maneira diferente no espaço. Existem dois tipos de isomeria espacial: Isomeria geométrica ou cis-trans . Isomeria óptica.

CIS: estrutura que apresentar os átomos de hidrogênios no mesmo lado do plano TRANS : estrutura que possui os átomos de hidrogênio em lados opostos.

Possuem:

Não possuem:

Quando houver pelo menos três dos quatro grupos ligantes dos carbonos da dupla diferentes entre si, Deve-se usar um conjunto de regras propostas por Cohn , Ingol e Prelog, utilizando o numero atômico para determinar os isômeros. Dentre os quatro átomos, ligados diretamente ao carbono com dupla ligação, aqueles dois que possuírem o maior numero atômico e estiverem do mesmo lado é chamado de CIS e se estiveram em lados opostos é TRANS

C ( Z = 6 ) e Cl ( Z = 17 ) Prioridade para o cloro H (Z = 1) e N (Z = 7) Prioridade do nitrogênio Essas regras propõem um novo par de símbolos (E e Z) para substituir os termos cis e trans. “E” substitui trans e “Z” substitui cis

CH3-CH2-C=CH-CH3 CH3

ISOMERIA ÓPTICA Estuda o comportamento das substâncias quando submetidas a um feixe de luz polarizada, Esta pode ser obtida a partir da luz natural ( não-polarizada ). Os isômeros ópticos apresentam diferenças de comportamento na presença de luz.

Prisma de Nicol

Substancia opticamente ativa: capaz de desviar a luz + ( d) - (l)

As substâncias assimétricas possuem atividade óptica. Se em uma estrutura orgânica aparece um carbono assimétrico (possui os quatro ligantes diferentes) ela possuirá atividade óptica (opticamente ativa). No composto abaixo, o carbono em destaque é ASSIMÉTRICO ou QUIRAL.

Enantiômeros / Enantiomorfos  

Mistura racêmica D-Lsd – Provoca alucinações L- LSD – Não tem efeito Mistura sem atividade óptica

Para uma substância orgânica, com carbono assimétrico, o número de isômeros ativos e inativos é dado pelas expressões: Onde n é o numero de carbonos quirais .

Enantiomorfos Enantiomorfos Diastereoisômeros Diastereoisômeros Diastereoisômeros Diastereoisômeros
Tags