Seminário apresentado na disciplina Tópicos Especias de Programada para a Web, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Apresenta o funcionamento do JSP.
Size: 1.65 MB
Language: pt
Added: Jan 21, 2016
Slides: 33 pages
Slide Content
Java Server Pages Desenvolvimento para Web
Introdução JSP é um acrônimo de Java Server Pages , uma tecnologia que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web dinâmicas .
Sumário Desenvolvimento Java para web Entendendo Java EE Introdução aos Servlets Trabalhando com JSP Modelo MVC Criação de um projeto web VRaptor : O framework web brasileiro
Desenvolvimento Java para web
Desenvolvimento Java para web O desenvolvimento web com java não trivial: É necessário conhecer as APIs de Servlets e JSP (mesmo que sua equipe trabalhe com frameworks). Além disso conceitos importantes como HTTP, Session e Cookies são essenciais para um bom projeto Java.
O que é Java EE? Independente de serem web ou desktop os sistemas possuem regras de negócios que devem ser atendidas: Os chamados requisitos funcionais ! Porém além desses existem outros que devemos cumprir na estrutura: Persistência de dados, transações, threads, sessões, balanceamento de carga, etc.
Java EE cont Enfim: nem sempre temos tempo para tratar tantos detalhes de estrutura, e para auxiliar a esse gerenciamento a Sun criou uma série de especificações ... Que podem ser usadas por nós! Revendo: Java EE (Enterprise Edition ) é uma coleção de especificações. E o JSP é uma delas!
Java EE cont Como fazer o download do Java EE? Como... Instalar ?
Java EE cont O Java EE é apenas um grande PDF com aquelas especificações já mensionadas . O que você deve baixar e instalar, na verdade, é a implementação dessas especificações. Você já as conhece... São chamadas de: Servidores de Aplicação! (ex: Tomcat )
Java EE cont Baixar o Tomcat Tutorial de Instalação Configurações Básicas
Introdução aos Servlets
Servelets cont Quando a Web surgiu, seu objetivo era a troca de conteúdos através, principalmente, de páginas HTML estáticas . Mas logo percebemos que a web tem muito mais potencial, sendo preciso servir também conteúdo dinâmico , ou seja, com base nas requisições do usuário. ( Req -> Proc -> Resp ).
Servelets cont Na plataforma Java, a primeira e principal tecnologia capaz de gerar páginas dinâmicas são os Servlets . São basicamente classes java da API Java Servlet . E que geram conteúdo dinâmico (HTML).
Servlets – Exemplo
Servlets – Como acessar? Devemos mapear o servlet criado para que o container possa processar a requisição. Faremos isso no arquivo web. xml do diretório WEB-INF . Mãos à Obra
Trabalhando com JSP Como vimos anteriormente os servlets até fazem bem o seu trabalho: gerar conteúdo dinâmico! Porém possui sérias desvantagens: Forte acoplamento do código Java ao HTML, exigência de muito código, e dificuldade de manutenção.
JSP - cont Vamos esquematizar! Servlet = HTML no Java JSP = Java no HTML Mas... O que isso implica?
JSP - Exemplo < html > < body > Veja que código elegante! </ body > </ html >
JSP - cont Percebam que o JSP é bem mais semelhante ao PHP. Ou seja é um HTML com extensão .JSP E que podemos adicionar comportamento com os códigos em Java!
JSP - Scriptlet Para que funcione o código Java precisa estar inserido em um bloco específico de código: Os Scriptlets ! Sintaxe = <% código java %> Comentário JSP = <% -- digite aqui -- %>
JSP - Exemplo Comportamento dinâmico Estruturas de decisão De repetição
EL: Expression Language Para remover um pouco do código Java que fica na página JSP, a Sun desenvolveu uma linguagem chamada Expression Language que é interpretada pelo servlet container. Ela é a forma mais elegante hoje em dia para trabalhar no JSP
EL: Expression Language Como fazer isso? Simples! Exemplo: Existe uma variável chamada param que, na EL é responsável pelos parâmetros enviados pelo cliente. Para ler o parâmetro chamado X basta usar: ${param.X}.
Modelo MVC Model-view-controller ( MVC ), em português modelo-visão-controlador , é um padrão de arquitetura de software que separa a representação da informação da interação do usuário com ele.
Modelo MVC - Modelo O modelo ( model ) consiste nos dados da aplicação, regras de negócios, lógica e funções.
Modelo MVC - Visão Uma visão ( view ) pode ser qualquer saída de representação dos dados, como uma tabela ou um diagrama. É possível ter várias visões do mesmo dado, como um gráfico de barras para gerenciamento e uma visão tabular para contadores.
Modelo MVC - Controlador O controlador ( controller ) faz a mediação da entrada, convertendo-a em comandos para o modelo ou visão.