Revista Discipulado - Conhecendo a Bíblia.
Conteúdo em slides para facilitar o ensino do professor de Discipulado na Escola Bíblica Dominical.
Quem procura modernidade e tecnologia, aqui está uma ferramenta para você ensinar melhor!
Size: 16 MB
Language: pt
Added: Apr 12, 2022
Slides: 49 pages
Slide Content
Discipulado Igreja Evangélica Assembleia de Deus Javí
“Dá-me, filho meu, o teu coração e os teus olhos observem os meus caminhos” (Provérbios 23.26) Esta aula tem a finalidade de apresentar, de forma simples e prática, os procedimentos para que se conheça o Plano da Salvação elaborado por Deus, através de Jesus Cristo , e os primeiros passos na caminhada da fé. Apresentação
Quando aceitamos o Plano de Deus para nossa salvação, através de seu Filho Jesus Cristo, percebemos que muita coisa muda em nossa vida. A paz inunda o nosso coração, há alegria e satisfação no viver e começamos a vislumbrar uma perspectiva de f uturo tanto próspero quanto real. Qual a razão dessa mudança e o que fazer para que ela permaneça?
O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e, quando o pecado entrou no mundo através de Adão, a humanidade toda herdou esse pecado e foi destituída da glória de Deus (Romanos 3.23). Essa imagem e semelhança foi distorcida pelo pecado , trazendo com isso o rompimento com o seu Criador, rompimento esse que trouxe a infelicidade e incertezas de uma vida sem Deus .
O homem, porém, tem em seu ser o desejo de voltar a pertencer ao seu Criador, e é justamente esse desejo não satisfeito que produz, entre outras coisas, a infelicidade, amargura e a ira. Quando o homem rompe com o pecado e abre seu coração para Deus, através do sacrifício de Cristo, volta a ter a imagem e semelhança do seu Criador. Essa imagem e semelhança, restauradas através de Cristo, leva o homem à felicidade, à paz e à harmonia com outras pessoas.
A resposta é simples: aceitar a JESUS CRISTO COMO NOSSO SALVADOR o qual Deus imputou todos os nossos pecados, pois Ele morreu na cruz por nós. E o que fazer para que essa mudança permaneça?
Significa que devemos obedecer a Sua palavra. E onde encontraremos os seus mandamentos? Os encontraremos na Bíblia Sagrada. Em ralação à Bíblia, devemos saber que ela se trata de uma coleção de 66 livros que foram escritos em terras orientais, nos idiomas hebraico, aramaico e grego, num período de aproximadamente 1.500 anos, por mais de 40 autores das mais diversas ocupações, em plena harmonia entre si. E o que isso significa?
Ao estudarmos a Bíblia, descobriremos as normas de uma conduta de fé apropriada. Mas você pode perguntar: - “Por que tais normas devem vir da Bíblia”? A Bíblia, por ser a Palavra de Deus, tem o direito de prescrever a nossa crença em assuntos de fé e doutrina. Se há um Deus soberano sobre todas as coisas, Ele tem o direito de determinar o que devemos acreditar e como devemos viver na igreja, família, trabalho, sociedade, etc.
Deus inspirou homens para que escrevessem a Bíblia, de modo que suas palavras, sob a direção e ação do Espírito Santo, são Palavras de Deus. Sendo assim, por conter a mensagem de Deus, a Bíblia apresenta o peso da autoridade do próprio Deus. Por isso você encontrara nesse estudo as principais normas de conduta de fé apoiadas pela Bíblia.
É muito importante que você adquira o hábito de ler a Bíblia, assim como a prática de ir à igreja, participando dos cultos e de estudos bíblicos.
Seja bem-vindo ao estudo Bíblico DISCIPULADO , tanto por mim, quanto pra o pastor desta igreja, como por todos os que já integram esse batalhão de salvos em Jesus Cristo. E você é bem-vindo principalmente por Ele, o NOSSO SALVADOR e SENHOR JESUS CRISTO. SEJAM TODOS(AS) BEM-VINDOS(AS)!
Discipulado 1 23/02/2022
Lição 1 – Conhecendo a Bíblia Texto Bíblico “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105)
Introdução
Você já deve Ter em suas mãos a Bíblia Sagrada. Não é um escrito qualquer, pois é o livro dos livros. É diferente porque só nele você encontra tudo o que Deus fez para dar a salvação e a vida eterna às pessoas.
Através dele, você sabe qual é a vontade de Jesus para a sua vida, agora que tomou a decisão de não somente tê-lo como Salvador, mas também como seu Senhor. Por isso, a Bíblia é chamada de a Palavra de Deus.
I. A BÍBLIA EM SUAS MÃOS
Dê uma olhada rápida neste livro que está em suas mãos. Provavelmente veio à sua mente a pergunta : o que é a Bíblia? Para você descobrir a resposta, primeiro, tem de entender que este vocábulo quer dizer ‘livros’. Isto é, vários livros juntos em um só.
O que é a Bíblia? Há uma página em sua Bíblia, logo nas primeiras folhas, onde estão escritos os nomes de todos os livros que a formam. Procure-a e dê uma lida neles. Não se preocupe, se alguns deles forem estranhos e difíceis para se ler pela primeira vez.
Parar Relógio A Bíblia é a Palavra de Deus, porque, através dela, o Senhor se dá a conhecer aos homens. Isto se chama revelação divina. Bem cedo, em sua vida cristã, você concluirá que não se pode ser crente sem a Palavra de Deus. Por isso, os autênticos cristãos carregam, leem e estudam a Bíblia.
Parar Relógio Deus fala conosco através da Bíblia. Lendo-a, você começa a conhecer o Senhor, a entendê-lo e a obedecer às orientações dele para a sua vida particular e participação na igreja da qual você faz parte. A revelação de Deus, a qual se encontra na Bíblia, foi escrita por cerca de 40 pessoas, em três idiomas: o hebraico, o aramaico e o grego, bem diferentes do português .
Isto aconteceu há muitos anos. Uns eram profetas, outros reis, sacerdotes, pescadores, criadores de gado e até cobrador de impostos.
Deus escolheu estas pessoas e as usou, apesar de suas imperfeições e seus diferentes conhecimentos da vida humana. Este é o lado maravilhoso da Bíblia. Apesar dos livros serem escritos por pessoas diferentes, em épocas bem distantes, e depois unidos num livro só, a Bíblia é completa e perfeita em unidade e harmonia.
Deus inspirou estas pessoas para escreverem a Bíblia, capacitando-as a receber e a transmitir o ensino sem mistura nem erro. A inspiração divina é também a garantia de que as pessoas escolhidas escreveram apenas o que Deus queria, sem os sinais das fraquezas e dos erros, próprios da natureza humana. Leia a seguir o que disse Paulo, um dos escritores da Bíblia. Ele falou: ‘ Toda a Escritura é divinamente inspirada… ’ (2 Timóteo 3:16a ).
II. COMO USAR A BÍBLIA NA IGREJA
A primeira parte da Bíblia, a qual começa com o livro de Gênesis e termina com o de Malaquias, chama-se Antigo Testamento ou simplesmente AT. Depois de Malaquias, o último livro do AT, inicia-se o Novo Testamento, conhecido pelas letras iniciais NT e tem 27 livros. São ao todo 39 livros.
Você aprendeu que as duas divisões da Bíblia são o Antigo e o Novo Testamento. Juntos somam 66 livros. Um detalhe interessante no entanto, é saber que os 66 livros não estão arrumados pela ordem de data em que foram escritos. A preocupação de Deus não foi contar uma história, mas, sim, revelar o seu plano para salvar todos os homens. Antigo Testamento e o Novo Testamento
Para que o leitor encontre facilmente um texto, cada livro é dividido em capítulos e versículos. O número em tamanho grande, no lado esquerdo das palavras impressas, indica o capítulo, e o menor, o versículo. Encontre em sua Bíblia João 14:3. O número 14 é o capítulo e o 3 é o versículo.
Antes do início de cada capítulo, ou de alguns grupos de versículos, você encontra o título do assunto. É bom você saber que os escritores da Bíblia não escreveram seus livros, separando os assuntos por títulos, capítulos, versículos, e nem usavam a pontuação, como o ponto e a virgula. Todos estes recursos foram adotados muitos anos depois, para facilitar a leitura e o estudo da Bíblia.
As Bíblias que estão nas mãos dos crentes, para leitura e estudo, são escritas em diversas versões. As versões são resultantes de atualizações de uma tradução. A tradução significa passar tudo o que foi escrito em um idioma para outro; no caso da Bíblia, passou-se tudo o que estava escrito em hebraico e grego para o português. Qual versão Usar?
A tradução principal, usada no Brasil, é a de João Ferreira de Almeida. Desta tradução, existem as versões que apresentam diferenças, não na mensagem, mas nas palavras. . Veja um exemplo: numa versão, você lê, em 1 Coríntios 13, “Caridade” e, em outra, publicada mais recentemente, “amor ”. A questão é que, com o passar do tempo o vocabulário “caridade” tomou outro sentido e não é tão forte como o termo “amor”.
Por causa das diferentes versões, você escuta as pessoas lerem o mesmo versículo de maneira diferente, quando fazem isso juntas em voz alta na igreja Será interessante você logo usar uma versão escrita no português mais recente. Você deve levar consigo a bíblia para os cultos e sempre que alguém for fazer uma leitura de um ou mais versículos, procure-os e acompanhe silenciosamente quem está lendo . Logo , você aprenderá a encontrar com facilidade e rapidez os livros, capítulos e versículos anunciados nos cultos.
Você é capaz de encontrar, em sua bíblia, 1 reis 9.5-14? Pare um pouco a leitura desta lição e leia este texto.
III. COMO USAR A BÍBLIA NO DIA-A-DIA
Você não deve usar a Bíblia só quando vai aos cultos promovidos por sua igreja. Se limitar o uso dela somente a estes momentos, o seu crescimento espiritual acontecerá lentamente . O desejo de Deus é que você seja um adulto espiritual e não uma criança. Leia ! Coríntios 13:11; 14:20 e Efésios 4:15.
1. LEITURA
1. LEITURA É claro que você também deseja crescer espiritualmente, através da Bíblia. Para que isto aconteça, o primeiro passo a ser dado é ler a Bíblia. Conscientize-se de que precisa ler a Bíblia. Todo o dia, você tem de comer algum alimento para não morrer de fome. Assim também precisa se alimentar da Palavra de Deus. Ninguém permanecerá vivo espiritualmente, se não se alimentar lendo a bíblia sagrada. Veja Jeremias 15.16 e Mateus 4.4.
1. LEITURA Manuseie a Bíblia todos os dias. Não basta lê-la uma vez ou outra, ou só aqueles textos soltos mais conhecidos. Além de ler diariamente, você deve tomar a decisão de estudar a Bíblia toda.
2. A MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS
O segundo passo que você deve dar para crescer espiritualmente, é memorizar os textos bíblicos. Quando você faz isso, está guardando, escondendo e fazendo habitar em si a Palavra de Deus. 2. A MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS
3. O ESTUDO
Outro passo que você deve dar é estudar a Palavra de Deus. 3 . ESTUDO Estudar é mais que ler cuidadosamente. Devem acompanhar você no estudo os seguintes materiais : Bíblia, Concordância Bíblica, Chave Bíblica, Dicionário Bíblico, Dicionário da Língua Portuguesa e um caderno. Logicamente, na falta deste material a Bíblia por si só é suficiente.
4. O MOMENTO DE MEDITAÇÃO
O último passo é Ter um momento de meditação na Palavra de Deus. 4 . O MOMENTO DA MEDITAÇÃO È preciso que você se dedique à meditação diariamente. Selecione um momento específico, escolha um lugar especial a sós com Deus. É bom que tenha um plano de estudo que se constitua de passos bem simples. Leia Salmo 1:1 a 3 e medite.
Sempre antes de iniciar a leitura, faça uma oração ao Espírito Santo e peça-lhe que venha lhe ensinar todas as coisas, pois foi Ele mesmo quem inspirou os escritores da Bíblia, então, não há ninguém melhor do que Ele para te ensinar as Santas Palavras. 4 . O MOMENTO DA MEDITAÇÃO
QUESTIONÁRIO 1) Mencione, pelo menos, três títulos dado à Bíblia: 2) Em quais idiomas a Bíblia foi escrita? 3) O que significa o vocábulo Bíblia ? 4) Qual o nome do mais conhecido tradutor da Bíblia para o português ? 5) Quantos escritores, ao todo, escreveram a Bíblia ?
RESPOSTAS 1- A Palavra de Deus ( Hb 4.12), Sagradas Escrituras ( Rm 1.2), Livro do Senhor ( Is 34.16) 2 – Hebraico, Aramaico e Grego. 3 – Vem da palavra grega Biblion que significa livros . 4 – João Ferreira de Almeida. 5 – Aproximadamente 40 escritores.