Slide Lição 2 betel - 2 t - 2017
Slide Lição 2 - A intensidade das profecias de Jeremias
Size: 5.85 MB
Language: pt
Added: Apr 05, 2017
Slides: 27 pages
Slide Content
Tema Proposto neste Trimestre Deus convoca Seu Povo ao A rrependimento Jeremias
Lições deste Trimestre Lição 01 – O chamado de um profeta Lição 02 – A intensidade das profecias de Jeremias Lição 03 – A postura profética de Jeremias Lição 04 – Jeremias: suas crises e solidão Lição 05 – Atributos indispensáveis de um profeta Lição 06 – O Senhor, justiça Nossa Lição 07 – A coragem de um profeta levantado por Deus Lição 08 – O perigo de ser enganado por falsos profetas Lição 09 – O Senhor é soberano entre as nações Lição 10 – O profeta desce à casa do Oleiro Lição 11 – A soberba precede a ruína Lição 12 – Judá é levantado para o cativeiro da Babilônia Lição 13 – Deus estabelecerá governo justo e eterno
Lição 2 A intensidade das profecias de Jeremias
Texto Áureo “ Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos? " (Jeremias 2:5)
Verdade Aplicada Mesmo que os pecados estejam escondidos, trazem o castigo sobre si.
Texto de Referências 1 - E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 2 - Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da beneficência da tua mocidade e do amor dos teus desposórios , quando andavas após mim no deserto, numa terra que se não semeava. 3 - Então , Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor. 4 - Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel. Jeremias 2:1-4
Motivo de Oração Ore pela proteção de Deus sobre sua vida e ministério.
Objetivos da Lição Ensinar que a idolatria continua s endo um mal para a h umanidade; ❶ ❷ ❸ Revelar que, mesmo advertido, o povo não se voltou para o Senhor ; Mostrar aos alunos que o o rgulhoso sempre é abatido.
r Introdução Ele é um exemplo ao mostrar para nós que não devemos nos calar diante do pecado. Nesta lição, veremos a atuação e a intensidade do profeta Jeremias em suas profecias.
1. Um profeta para pregar contra o pecado Deus convocou Jeremias num momento muito complicado da história de Judá Sua mensagem era clara e concisa para um povo rebelde, que insistiu em marchar rumo à punição divina, não ouvindo a voz do Senhor (Jr 26.11).
1.1. Israel no altar da idolatria Jeremias percebeu que os castigos que sobrevieram a Judá não estavam atrelados apenas aos resultados das loucuras políticas dos líderes de Judá. Mas também aos pecados de idolatria que estavam em evidência o tempo todo, principalmente o culto à “rainha do céu ”, possivelmente uma referência a deusa Ishtar ( Astarte )
1.2. As advertências do profeta A Bíblia relata que, em vez de haver comoção e remorso e voltar-se para Deus, os reis, sacerdotes e o povo endureceram o coração com as palavras de Jeremias (2Cr 36.11,13 ). Jeremias com coragem enfrentou a situação, rompeu com as principais instituições judaicas e denunciou seus representantes. Profetizou castigo a Judá caso insistisse na Rebeldia e idolatria.
Deus abomina a idolatria Não é somente as imagens de deuses, mas todas as coisas que venham ocupar o Seu lugar em nossas vidas.
1.3. Obediência: valor para a vida O povo de Judá estava esquecendo as ordenanças do Senhor. Eles estavam mais preocupados com seus negócios pessoais do que com o seu Deus. Deus continua ainda hoje convidando Seu povo à obediência, que é, na verdade, uma grande prova de amor. Deus deseja que Seu povo lhe obedeça e abandone os seus pecados e se volte para Ele
2. Um homem à frente das profecias Em seu livro, Jeremias se refere diversas vezes a uma série de eventos que aconteceria caso o povo não voltasse seu coração para Deus (Jr 14.12-15) O povo se ajuntava no templo e pensava que sua segurança estava na religiosidade e não em Deus.
2.1. Maldita entre as nações As profecias de Jeremias falam da urgência de Juízos que sobreviriam sobre Judá ( Jr 25.3, 5). Sofonias, outro profeta, também repreendeu o povo, chamando ao arrependimento, mas não foi atendido ( Sf 1.4). Ouça, oh Judá: Serás maldita entre as nações da terra (Jr 26:6) ARREPENDE-TE
Os profetas contemporâneos De Jeremias Sofonias Habacuque Daniel (no final do seu ministério)
2.2. Deus cuida de nós o tempo todo Jeremias vivia na presença do Senhor. Ele dizia: “ Mas tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês e provas o meu coração para contigo.” (Jr 12.3 ). Jeremias nos ensina que, se estivermos acordados ou dormindo, se somos ricos ou pobres, se estamos rindo ou chorando, Ele, o Senhor está sempre conosco.
2.3. Deus se importa conosco A preocupação de Deus pelo Seu povo não tem limites. A missão profética do A.T. tinha como finalidade principal fazer com que o povo de Israel se arrependesse e, através dele, toda a humanidade se achegasse a Cristo A função das profecias do Antigo Testamento era preparar os judeus , e através deles, toda a humanidade para a vinda do Salvador do mundo João Batista, o último profeta do A.T.
3. Deus quer restaurar o seu povo A Bíblia no Antigo Testamento nos apresenta um total de 17 livros dos profetas para 16 autores, sendo que Jeremias registrou dois: A “restauração do povo de Deus” foi a mensagem mais enfatizada pelos profetas ( Is 61.1-4). Deus sempre almejou um futuro glorioso para os Seus.
3.1. Mensagem do pacto violado Nos capítulos 11 e 12 de Jeremias, assistimos a aliança sendo rompida. Esta violação da aliança mosaica condenou Judá à maior de todas as maldições: o exílio babilônico. “Subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou no monte, dizendo : Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: vós me sereis reino sacerdotal e nação santa.” Êxodo 19:3,5 PACTO
Ao infringir o pacto mosaico, a nação de Israel abriu passagem para a nova aliança em Cristo Jesus. Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior ( Hb 7:22)
3.2. A podridão dos pecados do povo A mensagem de Deus para a nação de Israel foi transmitida através da simbologia de um cinto de linho. Deus exige que o cinto seja enterrado na fenda do rio Eufrates. Mais tarde, Deus solicita que desenterre o cinto e o mesmo está apodrecido. Seu estado de apodrecimento simboliza a decomposição do povo. (Jeremias 13:10)
3.3. Deus castiga o Seu povo O capítulo 14 de Jeremias declara que o povo de Judá se encontra de tal modo contaminado em seus pecados que Deus se recusou a responder até mesmo a súplica de Jeremias para que o povo fosse livrado da seca (Jr 14.11). Deus chega ao ponto de pedir a Jeremias que não orasse pelo povo, tamanha sua situação crítica.
Conclusão Quando Deus faz uso de um profeta para advertir Seu povo, não quer dizer que Ele não ama esse povo. A exortação de Deus é para que o homem se converta e abandone a prática do pecado. O profeta tem a finalidade de revelar o amor de Deus, a misericórdia, o juízo e o chamado ao arrependimento.
Próxima Lição Lição 3 - A Postura profética de Jeremias