CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO Uma mensagem não é tão simples como nos parece. Além da palavra possuir significados diferentes para diversas pessoas, ela mesma também tem formas diferentes de significados. Temos que observar o sentido da palavra nos seus respectivos contextos.
O que se entende por... O que mais faço no meu emprego é engolir sapos!
Pode-se compreender que alguém engole sapos, no sentido real, talvez um mágico que trabalhe em um circo... ou Pode-se compreender que alguém tem ouvido coisas desagradáveis, mas tem permanecido calado.
Sentido real e sentido figurado A palavra no sentido denotativo está no seu real sentido, aquele que primeiro aparece nos d icionários. D enotação ◆ C onotação A palavra no sentido conotativo está no seu sentido figurado, simbólico. Diz-se que é o sentido dado pelo c oração.
O q u e é d en o tação? ◆ É o sentido mais empregado na linguagem científica, em que se procura abordar os aspectos objetivos da realidade. ◆ Sua interpretação é relativamente igual para todas as pessoas que falam a mesma língua . ◆ É o sentido real, objetivo, aquele que é registrado em primeiro lugar nos d icionários. ◆ É o sentido próprio da palavra .
O q u e é c on o tação? ◆ É o sentido mais empregado na linguagem literária e afetiva, em que predomina o aspecto subjetivo. ◆ Revela um significado emocional, sentimental de acordo com as experiências de cada um . ◆ É o sentido do c oração .
Observe o seguinte: Uma mesma palavra, com o conteúdo significativo diferente. Exemplos: Há um desenho PREGADO no mural. O menino ficou com os olhos PREGADOS na menina .
P a l a vr a rep e tid a : PRE G A DO . No 1º exemplo você percebeu que a palavra PREGADO foi usada no sentido próprio, literal, comum. O dicionário registra pregado como fixado com pregos. Logo, podemos dizer que o sentido é denotativo , então houve denotação.
Já no 2º exemplo, a palavra PREGADOS assume um sentido figurado, simbólico, paralelo e associativo ao significado original. Logo, neste caso, temos o sentido conotativo, então houve conotação. Podemos afirmar que:
1º – Se o sentido é real, denotação ou denotativo. Ex: Entrei numa canoa furada! (o s u j e i to está nu ma e m bar caç ã o qu e possui furos) 2 º – Se o se n t id o é s u bj e t i v o, conotação ou conotativo. Ex: Entrei numa canoa furada! (o sujeito está numa situação difícil )
Veja se as definições são conotativas ou denotativas: 1 – Foice – instrumento agrícola 2 – Foice – ideologia marxista 3 – Monstro – ser extravagante, imaginado, mitologia 4 – Monstro – pessoa cruel, pessoa inteligente 5 – Ouro – metal (símbolo químico “Au”) 6 – Ouro – riqueza, poderio, esplendor. 7 – Esticou um olho lá para a sala. 8 – O burro auxilia o homem. 9 – Que menino burro! 10 – A rosa desabrochou. 11 – Ela é uma rosa de bonita.
gabarito ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ – D – C – D – C – D – C – C – D – C – D - C
Conclusões: Já nos exemplos 2, 4, 6, 7, 9 e 11, podemos dizer que temos informações de modo subjetivo, irreal, predomina a função conotativa Não há palavras empregadas em sentido figurado nos exemplos números: 1, 3, 5, 8 e10, mas sim no sentido real,denotação. .
Em jornais e revistas, a conotação é muito usada para criar mensagens com duplo sentido. Isto é, o leitor pode observar tanto a denotação quanto a conotação.