Locação de obras

3,342 views 13 slides Sep 18, 2016
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

execução de uma locação


Slide Content

Locação de Obras Academicos : Nelson Mendes; Otavio Bitencourt; Patrick da Silva; Nathalia de Pieri ;

Visão geral Realizar um gabarito que oriente a equipe de construção nas projeções e marcações da futura obra a ser construída em relação ao projeto definido.

- Locação por cavaletes - Locação por tábua corrida - Tipos de nivelamento - Procedimentos que antecedem a locação da obra - Equipamentos e ferramentas necessários para se realizar a locação de uma obra - Sequencia genérica para a locação de obra - Termos utilizados na locação de obras

Locação por cavaletes obras de menor porte Utiliza menos material

Locação por tábua corrida contorna toda a futura edificação com um cavalete contínuo terreno inclinado a locação pode ser feita com gabaritos em degraus (patamares), sempre em nível e esquadro Menor chance de perda do nível e alinhamento. Maior consumo de materiais .

Tipos de nivelamento Nível eletrônico a laser; Nível de mangueira Outro método de transferir o nível é esticando uma linha entre os pontaletes e pregando uma tábua nivelada com nível de bolha,

Procedimentos que antecedem a locação da obra O terreno deve estar limpo (capinado) e, preferencialmente na cota de arrasamento das fundações (estacas ou sapatas); É necessário conseguir a referência inicial que pode ser um ponto definido no terreno e um rumo ou uma parede de construção vizinha.

Equipamentos e ferramentas necessários para se realizar a locação de uma obra GPS , Teodolito Nivel de mangueira trena metálica de 30 metros linhas de nylon nível de pedreiro prumo marreta, martelo , pregos , etc .

Sequencia genérica para a locação de obra Conferir a referência e limitar o terreno a partir do alinhamento, marcando os limites do terreno; Marcar uma das faces Confeccionar a face escolhida com estacas ou pontaletes Nivelar os pontaletes A partir da primeira face, marcar e confeccionar as demais faces do gabarito, usando triângulos (gabaritos) para garantir a ortogonalidade do conjunto Pintar o gabarito, preferencialmente, com tinta esmalte branca (pode ser látex); Dependendo do método de locação utilizado ou da existência de projeto de locação, faz-se a marcação no topo da tábua interna colocando pregos em alturas diferentes (ou de diferentes diâmetros) para identificar eixos, faces laterais de paredes, etc ; Marcar na tábua a linha de pilares com tinta esmalte vermelha; Marcar todos os pontos de referência na tábua sempre usando trena metálica e efetuar a conferência (mestre, engenheiro ou arquiteto) Com duas linhas de nylon esticadas a partir das marcações do gabarito e no cruzamento das linhas transferir as coordenadas das estacas (sapata ou elemento que venha a ser executado) para o terreno, usando um fio de prumo (250g) marcar o ponto exato da estaca (centro), cravando um piquete (pintado de branco); No caso de haver movimentação de equipamentos pesados (bate-estacas, máquinas e caminhões) proceder a cravação com um rebaixo em relação ao terreno e marcar o local do piquete com cal ou areia, remarcar sempre que ocorrer dúvida em relação a locação do piquete; Colocar proteções e avisos da existência do gabarito

Termos utilizados na locação de obras Cota de arrasamento ou de respaldo – é a cota da face superior das estacas ou sapatas. Esquadros – são gabaritos ou triângulos, com lados de 30, 40 e 50 cm, ou 60, 80 e 100, ou ainda, 90, 120 e 150 cm. Para esquadros maiores pode-se usar trenas com lados de 3, 4 e 5 metros ou mais. Piquetes – pequenas estacas de madeira que servem para marcar o local de execução de um elemento estrutural. Pontos notáveis – são pontos de referência iniciais, como por exemplo: alinhamento de parede de edificação vizinha, alinhamento predial, marco topográfico, árvore, poste etc. RN – é referência de nível, ou seja a cota 0,00. Testemunhos – é o erro admitido nas marcações (até 3 mm no lado maior do esquadro de 5 metros). Triangulação – verificação do esquadro com os triângulos retângulos.

fim
Tags